quarta-feira, 26 de junho de 2024

Enoque

 

Enoch ou Enoque

O nome de Enoque (hebraico: חֲנוֹךְ ănō) deriva da raiz hebraica חנך (-n-), que significa treinar, iniciar, dedicar, inaugurar, חֲנוֹךְ/חֲנֹךְ (ănō) sendo a forma imperativa desse verbo.

Enoque "andava com Deus: e não era mais; porque Deus o tomou" , o que é interpretado como Enoque entrando vivo no céu em algumas tradições judaicas e cristãs - Gn 5:21-24.

Enoque viveu 365 anos antes de ser tomado por Deus.

Enoque é o assunto de muitas tradições judaicas e cristãs, tanto que no Novo Testamento, Enoque é referenciado no Evangelho de Lucas, na Epístola aos Hebreus e na Epístola de Judas.

 Enoque é considerado por muitos como a exceção, que se diz "não ver a morte" (Hebreus 11:5). Além disso, Gênesis 5:22–24 afirma que Enoque viveu por 365 anos, o que é mais curto do que outros patriarcas pré-Dilúvio, que são todos registrados como morrendo com mais de 700 anos de idade.

O breve relato de Enoque em Gênesis 5 termina com a nota enigmática de que "ele não era; porque Deus o tomou" , um acontecimento  57 anos após a morte de Adão e 69 anos antes do nascimento de Noé.

Como já deixei bem claro me guio pelas Sagradas Escrituras, não sou fã do que está fora delas, mas, tenho que citar os apócrifos atribuídos a Enoque:

O Livro de Enoque, também conhecido como 1 Enoque, composto em hebraico e aramaico,  preservado em Ge'ez, trazido pela primeira vez para a Europa por James Bruce da Etiópia e traduzido para o inglês, reconhecido pelas igrejas ortodoxas e geralmente datado entre o século III a.C. e o século I d.C. ou EC.

Enoque (também conhecido como Livro dos Segredos de Enoque), preservado em eslavônico da Igreja Antiga, e traduzido pela primeira vez em inglês por William Morfill  – geralmente datado do século I d.C.

NOTA: O eslavo eclesiástico (também eslavônico eclesiástico) é a língua litúrgica das igrejas ortodoxas eslavas, como a Igreja Ortodoxa Russa, a Igreja Ortodoxa Búlgara e a Igreja Ortodoxa Macedônia, como também de grupos derivados destas que estão em comunhão com a Igreja Católica, como a Igreja Greco-Católica Ucraniana, a Igreja Latina na Croácia. Também foi o idioma litúrgico da Igreja Ortodoxa na Valáquia e na Moldávia até o fim do século XVII, quando conflitos políticos levaram a Igreja a começar a substituí-lo pela língua romena

Enoque, um texto rabínico em hebraico geralmente datado do século V d.C. ou EC.

Eles contam como Enoque foi levado para o Céu e foi nomeado guardião de todos os tesouros celestiais, chefe dos arcanjos e assistente imediato no Trono de Deus.

Posteriormente, a ele foi ensinado todos os segredos e mistérios e,  cumpre por vontade própria tudo o que sai da boca de Deus, executando Seus Decretos.

Na Doutrina dos Rabinos/ Rabinismo Clássico, na  literatura rabínica clássica, há várias visões de Enoque. Existe a visão sobre Enoque encontrada no Targum Pseudo-Jonathan/ Targum de Jerusalém,  como um homem piedoso, levado ao céu, e recebendo o título de Safra rabba (Grande escriba) e essa visão tornou-se a ideia rabínica predominante do caráter e exaltação de Enoque.

Outra visão era que "Enoque era um homem justo, mas poderia facilmente ser influenciado a voltar a fazer o mal. Portanto, o Santo, bendito seja Ele, apressou-se e levou-o embora e o fez morrer antes de seu tempo. Por essa razão, as Escrituras mudaram [a redação] em [o relato de] sua morte e escreveram: 'e ele não estava mais' no mundo para completar seus anos".

Elaborações posteriores dessa interpretação trataram Enoque como tendo sido um asceta piedoso, que, chamado a misturar-se com os outros, pregou o arrependimento e reuniu (apesar do pequeno número de pessoas na Terra) uma vasta coleção de discípulos, a ponto de ser proclamado rei.

Sob sua sabedoria, diz-se que a paz reinou na terra, na medida em que ele é convocado ao Céu para governar sobre os filhos de Deus.

É pode sr.

Mais, como eu já disse:

Sola Scriptura

 Jorge Eduardo Garcia

Mestre em Bíblia e servo dos servos de Deus

Dúvidas: professorjorgeeduardogarcia@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O amor de 44 anos

 O amor de 44 anos Na madrugada de hoje , 30 de junho de 2024, com muita dor no pleito - preocupante, pois, na cirurgia tive duas paradas ca...