quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Vale a pena relembrar

 


´

Pela autoridade que me foi concedida por Deus através de um banca examinadora de Seminário para exercer a função de Mestre em Bíblia, baseado “sola scriptura”- o princípio segundo o qual a Bíblia tem absoluta primazia, sendo ela a única regra de Fé e Prática que todo ser humano deve seguir- portanto, na Sã Doutrina Cristã, eu afirmo que vale a pena relembrar:

Quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Caverna da babá de Jesus? Eu repudio. Ó Cristo, até quando Seu Nome será tomado em vão?

Babá de Jesus?

1-              Como Professor de Religião eu repudio;

2-              Como Dr. em Teologia eu repudio;

3-              Como Mestre em Bíblia eu repudio;

4-              Como escritor e historiador Sacro eu repudio.

Leiam a bela História de José e de sua segunda esposa Maria, a Mãe de Jesus, e verão que isso é para espertalhões ganharem dinheiro

Caverna de sepultamento de suposta babá de Jesus tem sinais de peregrinações seculares

Na caverna, com idade estimada de 2.000 anos, e reparada para acesso público, foi desenterrado um pátio cujas lajes e pisos são consistentes com túmulo familiar para judeus proeminentes

Dedi Hayoun e Rinat Harash

ISRAEL | REUTERS – UOL-Folha de São Paulo

Escavações em uma caverna considerada o local de sepultamento de Salomé, que segundo escrituras não canônicas foi a babá do recém-nascido Jesus, encontraram mais sinais de que aquela era uma importante tumba judaica e um local de peregrinação cristã, disseram arqueólogos.

O Livro de Tiago, que está entre os primeiros escritos cristãos chamados de Apócrifos, que não estão incluídos na Bíblia, descreve que Salomé teria duvidado do relato do nascimento virginal de Jesus Cristo. Ferida em um dos braços, ela embala o bebê, e o proclama "um grande rei... nascido em Israel", e então é curada.

O trabalho para preparar a caverna de 2.000 anos para acesso público desenterrou um pátio de 350 metros quadrados cujas lajes de pedra e pisos de mosaico são consistentes com um túmulo familiar para judeus proeminentes, afirmou a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA).

Também foram encontradas inscrições —algumas em árabe— e lâmpadas de óleo decoradas, consistentes com a hipótese de que o local teria servido a peregrinos cristãos, inclusive até o século 9, após a conquista muçulmana da região, disse o IAA.

O local, cerca de 35 km a sudoeste de Belém, é conhecido há gerações como a Caverna de Salomé.

Escavações anteriores localizaram relíquias judaicas "mas a surpresa foi a adaptação da caverna em uma capela cristã", disse o IAA. "A julgar pelas cruzes e dezenas de inscrições gravadas nas paredes das cavernas nos períodos bizantino e islâmico primitivo, a capela foi dedicada à sagrada Salomé."

Minhas considerações:

       I.            “ A cruz é o símbolo primordial para os cristãos, mas durante os três primeiros séculos de nossa Era os primeiros seguidores do Caminho preferiam a figura do peixe e da pomba, sendo só no século IV de nosso Era ( de 1 de janeiro de 301 e terminou em 31 de dezembro de 400) que ela se tornou, pouco a pouco, o símbolo predileto para representar Cristo e seu mistério de Salvação”;

 

    II.            O Império Bizantino, comumente chamada de Império Romano do Oriente foi organizado por Constantino, o Grande, em 330 d.C. ou EC, sua capital, Constantinopla (atual Istambul), originalmente era conhecida como Bizâncio, na costa europeia do estreito de Bósforo. Com a Queda do Império Romano do Ocidente, da Roma Imperial, em 4 de setembro de 476 e a deposição de Rômulo Augusto, considerado o último imperador, continuou a prosperar, existindo por mais de mil anos até sua queda diante da expansão dos turcos otomanos em 1453;

 III.            Chamo atenção que Helena, santa Helena de Constantinopla, referenciada pelas Igrejas Católica e Ortodoxa, mãe do imperador romano Constantino, “ fez uma peregrinação à Terra Santa, dedicando-se a identificar os alegados locais onde se teria passado episódios da vida de Jesus Cristo, inclusive “ descobriu três cruzes usadas na crucifixão de Jesus e de dois ladrões, Dimas e Gesmas, que foram executados com ele”, e por isso ordenou a construção de igrejas, como a da Natividade em Belém e o Santo Sepulcro em Jerusalém”, teria dado conhecer ao Mundo de então, a seu filho que precisava dos cristãos para se manter no Poder secular e eclesiástico, a existência dessa Gruta/tumba de Salomé a babá de Jesus. Faça-me um favor!!!!

 IV.            Chamo atenção que os Cruzados, os soldados do Movimento Militar das Cruzadas “de e inspiração cristã que partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa e à cidade de Jerusalém com o intuito de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob domínio cristão, pois a Palestina estava sob controle do Sultanato de Rum, em 1095 de nossa Era, bem podiam se recolher nesse local para rezar em meio a um Terra proeminentemente mulçumana, daí os símbolos cristãos.

Ó Cristo,  até quando Seu Nome será tomado em vão?

 

Jorge Eduardo Garcia

Prof. de Educação Cristã e História,

M.e em Bíblia,

S.T.D. – Sacrae Theologiae Doctor,

Ph.B . - Philosophiae Ecclesiasticae Baccalareus,

Dr. h. c. por Mérito Eclesiástico,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU APELO 23: O Empoderamento das Mulheres e o Feminicídio.

  Ninguém pode afirmar que Paulo, o   apostolo dos gentios,   não valorizou a trabalho das mulheres na Igreja Nascente, ninguém. Alguém ...