Discesa di Cristo agli inferi (ou
submundo)
Pintor
e escultor da Escola de Siena do século XV para o século XVI
Pinacoteca
Nazionale, museu nacional em Siena , Toscana , Itália .
Domínio
publico
Eu creio que o Homem abraçado a Cruz, por traz de Jesus, é o Bom Ladrão.
O Sabat se aproximava e dois homens
ricos, fariseus membros do Sinédrio, figuras populares, respeitadas, generosas,
populares em Jerusalém, foram a Pôncio Pilatos e pediram para sepultar a Jesus,
pois, eram seus discípulos que agiam sob o Manto das Trevas , “os rabinos
consideram a noite, as trevas, um
momento especial para lidar com a Torá e, portanto, também fornece a estrutura
apropriada para a conversa espiritual com Jesus”, em colóquios que lhes deu
oportunidade para conhecer “ Luz do
conhecimento espiritual e a necessidade de um renascimento para se entrar no Reino dos Céus”.
Eram eles:
1-
Nicodemos
Ben Gurion, mencionado no Talmude como um homem rico, mestre da Lei,
Que levou
um uma quantidade considerável de mirra e aloés para ungir o corpo de Jesus (João
19:39);
2-
José de Arimateia, dono de um tumulo de pedra que
nunca fora usado, localizado perto do local da crucificação do Gólgota (João 19:
41).
Ainda no relato do Evangelho
de João, meu discípulo favorito, tomaram “o corpo de Jesus, o envolveram em
faixas de linho, com as especiarias, de acordo com os costumes judaicos de
sepultamento” (João 19: 40).
Como vemos em nenhum momento a
Bíblia relata Maria segurando o Corpo Morto de Jesus antes do Sepultamento, é
uma invenção da Igreja de Roma como vemos na famosa Pietà, estatua de Michelangelo
Buonarroti, o artista mais importante da Alta Renascença, que está na Basílica
de São Pedro no Vaticano...não se enganem.
MAS ONDE FOI JESUS ENQUANTO
ESTAVA SEPULTADO?
Em minha Coleção “Sob os Benefícios
de Cristo Ressuscitado”, Volume 4, 6° capítulo- “Desceu ao Local dos Mortos”, escrevi:
Há bastante confusão em
relação a esta pergunta.
Estudando esta questão é muito
importante que possamos compreender o que a Bíblia nos ensina a respeito da
“esfera” dos mortos.
Nas Escrituras Hebraicas, a
palavra usada para descrever a esfera dos mortos é “Seol”.
Esta palavra simplesmente
significa “lugar dos mortos” ou o “lugar das almas/espíritos que partiram”.
A palavra grega do Novo
Testamento que é usada para inferno é “Hades”, que também se refere ao “lugar
dos mortos”.
Em certas Traduções, e na
Tradição, do Novo Testamento indicam que Seol ou Hades é um lugar temporário,
onde as almas ficam enquanto aguardam a ressurreição e julgamento final.
O Apocalipse 20:11-15 dá a
distinção clara entre os dois.
Inferno (o lago de fogo) é o
lugar final e definitivo de julgamento para os perdidos.
Jesus não foi ao “Inferno”
porque “Inferno” é uma esfera futura que somente entrará em vigor após o
Julgamento do Grande Trono Branco (Apocalipse 20:11-15).
Seol ou Hades é uma esfera com
duas divisões (Mateus 11:23; 16:18; Lucas 10:15; 16:23; Atos 2:27:31), o
território dos salvos e o dos perdidos.
O território dos salvos é
chamado “Paraíso” e “Seio de Abraão”.
Os territórios dos salvos e
dos perdidos são separados por um “grande abismo” (Lucas 16:26).
Quando Jesus subiu aos Céus,
Ele levou consigo os ocupantes do Paraíso (os crentes) (Efésios 4:8-10).
O lado perdido do Seol ou
Hades permaneceu intacto com seus ocupantes.
Todos os mortos incrédulos
para lá vão e esperam seu futuro julgamento final.
Na Cruz, anos mais tarde,
Jesus disse ao ladrão ao Seu lado: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso”
(Lucas 23:43).
O corpo de Jesus estava no Tumulo de Pedra de Jose de Arimatéia, sua tumba física,
e Sua alma/espírito foi para o lado do “Paraíso” de Seol ou Hades.
Então Ele removeu do Paraíso
todos os justos que já haviam morrido e os levou consigo aos Céus.
Portanto é verdade que Cristo
desceu ao ‘lugar dos mortos’ e dele saiu levando consigo os Justos, mas
deixando lá ‘os quais noutro tempo foram rebeldes”, os injustos, conforme 1
Pedro 3:18-20:
Porque também Cristo padeceu
uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus;
mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito, no qual também
foi, e pregou aos espíritos em prisão; os quais noutro tempo foram rebeldes,
quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava
a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;
Esses, os danadinhos,
certamente estão esperando no ‘lugar dos mortos’ o Juízo Final.
E aqueles que com Cristo
subiram aos céus receberam um Benéfico de Cristo, um Jesus que ainda iria
Ressuscitar, mas que para nós das gerações futuras se tornou um verdadeiro
Benefício de Cristo Ressuscitado.
Aleluia
Jorge Eduardo Garcia
Um sofredor perambulando em
meio a esse Mundo Tenebroso
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