sábado, 19 de abril de 2025

JESUS ESTÁ MORTO. Sábado 19 de abril de 2025

 


Discesa di Cristo agli inferi (ou submundo)

Domenico Beccafumi

Pintor e escultor da Escola de Siena do século XV para o século XVI

Pinacoteca Nazionale, museu nacional em Siena , Toscana , Itália .

Domínio publico

 Eu creio que o Homem abraçado a Cruz, por traz de Jesus, é o Bom Ladrão.

 

O Sabat se aproximava e dois homens ricos, fariseus membros do Sinédrio, figuras populares, respeitadas, generosas, populares em Jerusalém, foram a Pôncio Pilatos e pediram para sepultar a Jesus, pois, eram seus discípulos que agiam sob o Manto das Trevas , “os rabinos consideram a noite, as trevas,  um momento especial para lidar com a Torá e, portanto, também fornece a estrutura apropriada para a conversa espiritual com Jesus”, em colóquios que lhes deu oportunidade para conhecer  “ Luz do conhecimento espiritual e a necessidade de um  renascimento para se entrar no Reino dos Céus”.

Eram eles:

1-               Nicodemos Ben Gurion, mencionado no Talmude como um homem rico, mestre da Lei,

Que levou um uma quantidade considerável de mirra e aloés para ungir o corpo de Jesus (João 19:39);

2-              José de Arimateia, dono de um tumulo de pedra que nunca fora usado, localizado perto do local da crucificação do Gólgota (João 19: 41).

Ainda no relato do Evangelho de João, meu discípulo favorito, tomaram “o corpo de Jesus, o envolveram em faixas de linho, com as especiarias, de acordo com os costumes judaicos de sepultamento” (João 19: 40).

Como vemos em nenhum momento a Bíblia relata Maria segurando o Corpo Morto de Jesus antes do Sepultamento, é uma invenção da Igreja de Roma como vemos na famosa Pietà, estatua de Michelangelo Buonarroti, o artista mais importante da Alta Renascença, que está na Basílica de São Pedro no Vaticano...não se enganem.

MAS ONDE FOI JESUS ENQUANTO ESTAVA SEPULTADO?

Em minha Coleção “Sob os Benefícios de Cristo Ressuscitado”, Volume 4, 6° capítulo- “Desceu ao Local dos Mortos”, escrevi:

Há bastante confusão em relação a esta pergunta.

Estudando esta questão é muito importante que possamos compreender o que a Bíblia nos ensina a respeito da “esfera” dos mortos.

Nas Escrituras Hebraicas, a palavra usada para descrever a esfera dos mortos é “Seol”.

Esta palavra simplesmente significa “lugar dos mortos” ou o “lugar das almas/espíritos que partiram”.

A palavra grega do Novo Testamento que é usada para inferno é “Hades”, que também se refere ao “lugar dos mortos”.

Em certas Traduções, e na Tradição, do Novo Testamento indicam que Seol ou Hades é um lugar temporário, onde as almas ficam enquanto aguardam a ressurreição e julgamento final.

O Apocalipse 20:11-15 dá a distinção clara entre os dois.

Inferno (o lago de fogo) é o lugar final e definitivo de julgamento para os perdidos.

Jesus não foi ao “Inferno” porque “Inferno” é uma esfera futura que somente entrará em vigor após o Julgamento do Grande Trono Branco (Apocalipse 20:11-15).

Seol ou Hades é uma esfera com duas divisões (Mateus 11:23; 16:18; Lucas 10:15; 16:23; Atos 2:27:31), o território dos salvos e o dos perdidos.

O território dos salvos é chamado “Paraíso” e “Seio de Abraão”.

Os territórios dos salvos e dos perdidos são separados por um “grande abismo” (Lucas 16:26).

Quando Jesus subiu aos Céus, Ele levou consigo os ocupantes do Paraíso (os crentes) (Efésios 4:8-10).

O lado perdido do Seol ou Hades permaneceu intacto com seus ocupantes.

Todos os mortos incrédulos para lá vão e esperam seu futuro julgamento final.

Na Cruz, anos mais tarde, Jesus disse ao ladrão ao Seu lado: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:43).

O corpo de Jesus estava no Tumulo de Pedra de Jose de Arimatéia, sua tumba física, e Sua alma/espírito foi para o lado do “Paraíso” de Seol ou Hades.

Então Ele removeu do Paraíso todos os justos que já haviam morrido e os levou consigo aos Céus.

Portanto é verdade que Cristo desceu ao ‘lugar dos mortos’ e dele saiu levando consigo os Justos, mas deixando lá ‘os quais noutro tempo foram rebeldes”, os injustos, conforme 1 Pedro 3:18-20:

Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito, no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;

Esses, os danadinhos, certamente estão esperando no ‘lugar dos mortos’ o Juízo Final.

E aqueles que com Cristo subiram aos céus receberam um Benéfico de Cristo, um Jesus que ainda iria Ressuscitar, mas que para nós das gerações futuras se tornou um verdadeiro Benefício de Cristo Ressuscitado.

Aleluia

Jorge Eduardo Garcia

Um sofredor perambulando em meio a esse Mundo Tenebroso

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