Mateus o pecador chamado ao apostolado.
Mateus, São Mateus, Mateus Evangelista ou Mateus
Apóstolo (מתי/מתתיהו, "Dom de
Javé" ou "Presente de Deus", hebraico padrão e vocalização de
Tibérias: Mattay ou Mattiyahu; grego da Septuaginta Ματθαιος, Matutai-os; grego
moderno: Ματθαίος, Matthaíos) é, pelo relato dos Padres da Igreja, o autor do
Evangelho de Mateus e um dos Doze Apóstolos.
No Talmude Babilônico (Sinédrio 43a),
"Mattai" é um dos cinco discípulos de " Jeshu ".
Mateus é a
confirmação das palavras por mim grifadas
de Jesus em Lucas 5:30-32:
E os escribas deles, e os fariseus, murmuravam contra os seus discípulos,
dizendo: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores?
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão
sãos, mas, sim, os que estão enfermos;
Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.
“Publicano: Latin publicanus (singular); publicani
(plural), assim "publicanus" deriva do latim publicānus da raiz
publĭcum que significa: tesouraria publica, tesouro público, impostos. ”
“Os Publicanos eram empreiteiros públicos, supervisores
de certos projetos e construções públicas por concorrência, fornecedores para
as Legiões, os militares, romanas, fiscais alfandegários, para a República
Romana (em latim: Res Pvblica Romana) que durou de 509 a.C. – 27 a.C., e quando
a Republica foi substituída pelo Império Romano, eles continuaram com as mesmas
atividades”.
“A atividade de cobradores de impostos só foi
dinamizada, ou organizada, ao final do período da República Romana, no auge da
expansão do Domínio Romano, quando eles ofereceram ao Senado, em Roma, seus
serviços devido ao aumento das terras nas quais os impostos tinham que ser
cobrados. Roma precisava de recursos e o sistema de tributação de impostos
romano era muito lucrativo, por isso o Senado resolveu leiloar o “ direito de
cobrar impostos para uma região específica”, e Roma era compostas de várias regiões
espalhadas pelo até então Mundo Conhecido.
O valor do leilão era estabelecido de acordo com o
‘valor estimado’ dos impostos que seriam arrecadados na aquela região leiloada.
Como recurso obtido no leilão era considerado um empréstimo a Roma, o vencedor,
no caso o publicano, tinha direito de receber juros sobre o montante pago,
juros essas calculados ao final do período de cobrança, o que tornava a
‘profissão” de coletor de impostos altamente lucrativa”.
Havia mais um atrativo, pois, como a negociação era
baseada no ‘valor estimado’ dos impostos que seriam arrecadados em determinada
região “ qualquer arrecadação a mais de impostos que superasse o valor original
contratual calculado pelo Senado, ela reverteria para o Publicano, sendo que
Roma não podia, por contrato, reivindica-la por nenhum pretexto”.
Isso, tinha um lado mau, ou seja, se a arrecadação de
impostos fosse menor que o valor original contratual calculado pelo Senado, o
publicano arcaria com o prejuízo total.
Publicano é o nome dado aos coletores de impostos nas províncias do
Império Romano.
Havia duas espécies de publicanos:
1- Os publicanos gerais, que
eram responsáveis pela renda do Império perante o imperador romano;
2- Os publicanos delegados por
estes - os publicanos gerais - para cada província, que eram considerados
"as aves de rapinas, mestres em extorsões, ladrões e gatunos";
3- Eram contratados entre os
membros das classes inferiores dos lugares que conquistaram ou por tratado ou pelas armas.
4- Sabemos que membros das
ditas classes inferiores, desprovidos de riquezas matérias, quando assumem um lugar de mando, lugar de
importância, um determinado poder – por menor que seja na Escala Social do
Estado- quase sempre trazem magoas e se tornam verdadeiros tiranos, cruéis,
prepotentes, colocando sua vontade e autoridade acima da lei e da justiça, e além disso apresentam gostos e modos
vulgares não dando a menor importância a seus semelhantes, tanto que quando podem os humilham, os martirizam moralmente,
como modo de se vingar de sua
antiga condição membros das classes menos favorecidas.
Os publicanos atuantes na Terra Santa eram odiados pelos judeus, pois,
muitos deles eram judeus de nascença e cobravam impostos aos Filhos de Yaacov
beneficiando Roma Imperial, a Nação dominadora, fato que consideravam
religiosamente traição para com D’us, para o Templo, para o Povo Escolhido que
passava por uma terrível situação econômica- social e política.
O Povo Judeu- menos os membros do Sinédrio e alguns membros da dita classe superior que
aceitaram Roma e a família real de
Herodes, a Dinastia Herodiana descendente dos Idumeus- estava empobrecido pelas várias situações
adversas pelas quais foi obrigado a passar desde 135 a. C. ou AEC com a morte
de Simão Macabeu, conhecido como Simon Thassi, hebraico : שמעון התרסי (Thassi" tenha uma
conotação de "o sábio", ou “zeloso”), muito agravada por uma guerra
civil causada por disputas monárquicas
entre Hircano e Aristóbulo em 69 a. C.
Ou AEC, conflito esse que foi resolvido com a intervenção do Cônsul romano
Pompeu, o Grande ( Gnaeus Pompeius Magnus)
que adicionou a Terra Santa à
República Romana.
Assim, de acordo com o Novo Testamento da Bíblia, os publicanos eram
detestados já que muitos eram corruptos e cobravam das pessoas além do que eles
realmente deviam, o que provocava grande
repúdio popular e principalmente da
casta religiosa dos fariseus.
A Chamada de Mateus em Mateus 9:9:
E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem,
chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.
“O fato de Cafarnaum possuir uma alfândega e uma guarnição romana sugere
que se tratava de uma cidade fronteiriça entre os estados de Filipe, a
Tetrarquia de Traconítide, e de Herodes Antipas, a Tetrarquia da Galileia e da Pereia”.
Cafarnaum, era situada às margens do mar da Galileia, ou mar de
Tiberíades (como eu gosto de assim chama-lo, pois Tiberíades é uma cidade por
mim muito amada e uma das quatro cidades sagradas no judaísmo, junto com
Jerusalém, Hebrom e Safed), ou lago de Genesaré (em hebraico: יָם כִּנֶּרֶת; em árabe: بحيرة طبريا), localizado no Distrito Norte
de Israel, era e é, uma região de grande tráfego de pessoas e mercadorias,
portanto tinha que haver na localidade um Publicano.
Destaque:
Um dos momentos mais belos de minha vida aconteceu
entre as ruinas de Cafarnaum.
No sitio arqueológica estão as ruinas da Sinagoga
Branca, uma das sinagogas mais antigas do mundo.
A sinagoga foi
construída quase inteiramente de blocos brancos de pedras calcárias trazidas de
pedreiras distantes.
O prédio consistia em quatro partes: o salão de oração,
o pátio ocidental, uma balaustrada do sul e uma pequena sala no noroeste do
prédio.
O salão de oração mediu 24.40 m por 18.65 m, com a face
do Sul olhando para Jerusalém.
Já estava começando o pôr do Sol, um espetáculo
magnifico de ser visto no mar de Tiberíades, eu já tinha visitado as ruinas da
Sinagoga, e estava olhando outros objetos recuperados pelos arqueólogos um
pouco distante, quando de repente comecei a ouvir um canto que me parecia o
Cântico dos Anjos louvando ao Senhor nosso Deus.
Olhe espantado para o moço que estava ao meu lado, e
junto começamos a correr em direção a Sinagoga Branca.
Paramos estupefatos ante a cena que vimos.
Um grupo de homens e mulheres, pessoas já bem idosas,
cantavam louvores ao nosso Deus.
Eu comecei a chorar copiosamente.
Meu coração se encheu de amor, de ternura, de gratidão,
pelo Senhor nosso Deus.
Eu não conseguia para de soluçar, nem o moço tão pouco.
Foi essa uma das horas em minha vida que eu tive a
certeza de que Deus existe.
Senhor:
Preciso novamente de Ti, ouve as minhas súplicas por
Cristo nosso Senhor.
Mais, voltemos a Mateus.
O nome Mateus
significa “Presente de Deus”.
Marcos e Lucas chamam Mateus de Levi, todavia, eu li um trabalho em que
Mateus era considerado com filho de Levi, o publicano.
Porém, é dado como certo que seu pai era certo Alfeu, contudo nada é dito
dele ser irmão dos apóstolos Tiago e de Judas Tadeu, esses filhos homem chamado
Alfeu.
“De acordo com algumas tradições se supõem que Levi mudou de nome
indicando que ocorreu uma grande mudança em sua vida, como Simão/ Cefas passou
a ser Pedro, e Saulo de Tarso passou a ser Paulo”.
Pelo sim, ou pelo não, “Mateus era cobrador de impostos e estava na
Alfandega quando Jesus o chamou dizendo vem e segue-Me”- como já citei
Mateus era um homem preparado, falava aramaico e grego, além é claro de
ser bom em cálculos financeiros.
Participou da Última Ceia, foi uma das testemunhas da Ressurreição e da
Ascensão de Jesus.
Foi um dos que se retirou para o Cenáculo, em Jerusalém, onde proclamaram
que Jesus era o Messias prometido.
A Tradição Católica afirma que Mateus pregou na Judeia
– eu particularmente acho difícil devido seu passado de publicano, mas tudo é
possível Naquele que nos fortalece - e
depois fez viagens missionárias por outras localidades, todavia não se sabe
quais foram, mas “ exegese muçulmana preserva a tradição de que Mateus, com
André, eram os dois discípulos que foram para a Etiópia (não o país africano,
mas uma região chamada "Etiópia" ao sul do Mar Cáspio) para pregar a
mensagem de Deus “.
“Orígenes ( Orígenes de Cesareia
um dos Padres da Igreja) disse que o
primeiro dos evangelhos foi escrito por Mateus.
Este evangelho foi composto em hebraico perto de Jerusalém para cristãos
hebreus e traduzido para o grego, mas a cópia grega foi perdida. O original
hebraico foi mantido na Biblioteca de Cesareia . A Comunidade Nazarena- uma
seita cristã primitiva que continuavam a observar a Torá , em contraste com os
cristãos gentios que evitavam a observância da Torá no primeiro século- o
transcreveu uma cópia para Jeronimo (Jerônimo de Estridão, foi um sacerdote
católico ilírio, destacado como teólogo e historiador e considerado um dos
"Grandes Pais da Igreja", porém, mais conhecido por sua tradução da
Bíblia para o latim, a Vulgata), que ele usou em seu trabalho”.
O nosso Papias bispo de Hierápolis, escritor do
primeiro terço do século II e um dos primeiros líderes da igreja cristã,
canonizado como santo, deu inicio a uma “tradição” que o Evangelho de Mateus
foi escrito por um discípulos do apóstolo “ que colecionou os oráculos - logia
: ditos de ou sobre Jesus- na língua hebraica ( Hebraïdi dialektōi), e cada um
deles os interpretou ( hērmēneusen ) talvez traduzidos da melhor maneira
possível”.
Foi Eusébio de Cesareia considerado "Pai da
História da Igreja " (que não deve ser confundido com o título de Pai da
Igreja ) escreveu uma História
Eclesiástica e é nela que cita esse ‘pensamento’ de Papias de Hierápolis.
Oráculo sentido
figurado a palavra oráculo também pode ser sinônimo de profecia ou revelação,
mas, pode indicar a vontade ou palavra de alguma divindade.
“O termo logia ( grego : λόγια ), plural de logion (
grego : λόγιον ), é usado de várias formas nos escritos antigos e nos estudos
modernos em referência a comunicações de origem divina. Nos contextos pagãos, o
significado principal era " oráculos ", enquanto os escritos judaicos
e cristãos usavam logia em referência especialmente às Escrituras divinamente inspiradas "
Os Pais da Igreja, como Irineu, bispo de Lugdunum na
Gália , que agora é Lyon, França, notável apologista cristão primitivo, em
seu Contra as Heresias 3.1.1, e Clemente
de Alexandria ( Titus Flavius Clemens), teólogo e filósofo cristão que ensinou na
Escola Catequética de Alexandria, um homem educado, familiarizado com a
filosofia e a literatura gregas clássicas
, afirmam que Mateus pregou o Evangelho à comunidade judaica na Judéia,
antes de ir para outros países
Eu não entro nessas controvérsias especulativas, para
mim foi Mateus e ponto final.
Morte:
“ Com a morte de Egippo subiu ao trono Irtaco, irmão de Egippo, quis
casar com a princesa Ifigênia, que, no
entanto, havia consagrado sua virgindade para o Senhor, e se negou a casar com
o tio”.
“Diante da recusa da princesa o rei Irtaco pediu a Mateus que
influenciasse a jovem a casar com ele, e Mateus o convidou para assistir seu
sermão do sábado seguinte.
“Durante o sermão o apóstolo
proclamou solenemente que o voto de casamento de Ifigênia com o rei celestial
não poderia ser quebrado por casamento com um rei terreno, e como Ato continuo
foi perfurado por uma espada do Rei Irtaco no altar durante a celebração da
missa”.
Mateus assim passou a ser um “Mártir da Fé”.
As relíquias de Mateus estão na Cripta da Cattedrale
metropolitana di Santa Maria degli Angeli, San Matteo e San Gregorio Magno, o
principal local de culto católico de Salerno, cidade no Golfo de Salerno, no
Mar Tirreno, região da Campania, província de Salerno, sul da Itália, a
igreja-mãe da Arquidiocese de Salerno-Champagne-Acerno, que tem a dignidade de
Basílica Menor.
Resumo:
Mateus apóstolo, evangelista e mártir;
Nasceu : Em Cafarnaum, vila de pescadores estabelecida
durante a época dos Hasmoneanos, localizado na costa norte do mar da Galileia;
Morreu: No século I d. C. ou AEC na Etiópia;
Por ser apóstolo
não foi canonizado pela Igreja de Roma;
Santuário principal: Catedral de Salerno no sul da
Itália
Festa:
21 de setembro (cristianismo ocidental)
22 de outubro (ortodoxo copta)
16 de novembro (cristianismo oriental)
Patrono:
Da cidade de Salerno, capital da província de mesmo
nome na Campânia, Itália.
Contadores, banqueiros, cobradores de impostos,
perfumistas e funcionários públicos
Principais obras: Evangelho
de Mateus e é isso que nos importa pela Fé que temos em Cristo Jesus.
Oremos em agradecimento do Evangelho de Mateus que nós
conta o Ministério Terreno de nosso Redentor Jesus Cristo.
Amem.
Jorge Eduardo Garcia
Servo sofrendo em meio a esse Mundo Tenebroso que tira
suas forças das Sagradas Escrituras
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