quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Maria não salvou o mundo Papa Leão 14

 LEIA O TEXTO, NÃO APENAS A FOTO!

Ficou claro que o Papa Leão XIV pronunciou uma verdade Bíblica pregada pelos protestates desde a Reforma do século XVI, a de que Maria não é mediadora da salvação nem corredentora. Só Jesus Cristo Salva!
No entanto a Igreja Romana ainda sustenta o equívoco de que Maria e os santos são intercessores, ou seja, de que devemos nos dirigir a eles em oração para que eles levem nossas orações a Jesus, isto é um erro.
Jesus não somente é o único mediador da salvação como também é, juntamente com o Espírito Santo o único intercessor, aquele que oferece nossas orações ao Pai.
Aqui na terra enquanto vivos podemos orar uns pelos outros, mas no céu diante do Pai, é o Filho Jesus que intercede por nós e sua intercessão é suficiente. ( João 14:6)
Não há base Bíblica para afirmar que Maria e os demais santos que já morreram são nossos intercessores no céu.
No pensamento reformado, a intercessão de Maria e dos santos não é praticada por várias razões teológicas. Aqui estão algumas das principais:
1. Mediação única de Cristo: Nós os reformados acreditamos que Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e a humanidade (1 Timóteo 2:5). Entendemos que Cristo é suficiente para interceder por nós e que não precisamos de outros mediadores.
2. Oração direta a Deus: Nós os reformados enfatizamos a importância da oração direta a Deus Pai, por meio de Jesus Cristo. Acreditamos que Deus ouve as orações e que não precisamos de intermediários humanos ou santos para nos aproximarmos Dele.
3. A Bíblia não menciona: A Bíblia não menciona explicitamente a intercessão de Maria ou dos santos como prática válida ou recomendada. Nós os reformados preferimos seguir as Escrituras de forma mais literal.
4. Percepção de idolatria: Alguns reformados veem a prática de pedir intercessão a Maria e aos santos como uma forma de idolatria ou, pelo menos, como uma prática que pode levar à idolatria, desviando o foco da adoração e da confiança exclusivamente em Deus.
5. Comunhão dos santos: Embora nós os reformados acreditemos na comunhão dos santos (a união espiritual de todos os crentes), entendemos essa comunhão de maneira diferente. Para nós, a comunhão se expressa na solidariedade e oração mútua entre os membros da igreja na Terra, e não na invocação de santos falecidos para interceder por nós.
Essas são algumas das razões pelas quais Maria e os santos não são invocados para interceder por nós no pensamento reformado. É uma questão de interpretação bíblica e teológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leão 14 e a União da Cristandade

  Papa Leão XIV visitou neste sábado (29) a cidade histórica de (Istambul e reuniu com representantes de igrejas e comunidades cristãs ortod...