terça-feira, 25 de junho de 2024

Dízimos

 


O profeta Moisés e seu irmão o sacerdote Aarão, foram ambos levitas

A Tribo de Levi  descendente de Levi, filho de Jacó, que quando Josué conduziu os israelitas na terra de Canaã, os levitas foram a única tribo israelita que recebeu cidades, mas não foram autorizados a ser proprietários de terra "porque o Senhor Deus de Israel é sua herança" (Deuteronômio 18:2),  tinha  deveres religiosos particulares para os israelitas e em troca, as demais Tribos davam   um décimo da colheita de um determinado produto agrícola, ou deveria ser de grãos, vinho, azeite, uma decima parte dos seus “lucros” ou os primeiros animais que nascesse em sua casa, para os Levitas, ou Dízimo dos Levitas.

Havia  tipos de dizimo:

1-                O primeiro dízimo,  ma'aser rishon מעשר ראשון,  é a doação de um décimo dos produtos agrícolas restantes para os levitas depois de retirar do produto para doação de terumah( oferta sacerdotal),  aos sacerdotes;

2-                O segundo dízimo ,  ma'aser sheni מעשר שני, Nos dias do Templo de Jerusalém, o segundo dízimo envolvia a reserva de um décimo de produtos agrícolas específicos durante o primeiro, segundo, quarto e quinto anos de cada ciclo de sete anos, com o propósito de levá-lo para a cidade santa de Jerusalém e consumi-lo lá;

3-                O dízimo do homem pobre ,  מַעְשַׂר עָנִי ma'sar ani, também referido como dízimo do indigente ou terceiro dízimo, é um dízimo trienal de sua produção, exigido pela lei judaica. Exige que um décimo dos produtos cultivados no terceiro e sexto anos do ciclo sabático de sete anos seja dado aos levitas e aos pobres

“Na prática judaica atual, que data da destruição do Templo em Jerusalém, os privilégios e responsabilidades comuns dos levitas são essencialmente limitados à leitura da Torá na sinagoga e o ritual de pidyon haben,  פדיון הבן, ou redenção do primogênito é o ritual judaico onde cada judeu (exceto Cohen/sacerdote ou levita) deve redimir seu filho primogênito nascido de parto natural (sem cesariana, nem aborto anterior) de mãe judia (linhagem matrilinear, e que também não seja Cohen nem levita)”.

Descendentes notáveis ​​da dinastia levita, de acordo com a Bíblia, incluem Miriã, irmã de Moisés, o profeta Samuel, o profeta Ezequiel, o governador Esdras, o profeta Malaquias, João Batista, Marcos, Mateus e Barnabé. Os descendentes de Arão, que foi o primeiro kohen gadol (sumo-sacerdote), de Israel, foram designados como a classe sacerdotal, os Kohanim( são tradicionalmente considerados levitas, mas nem todos os levitas são kohanim).

Em priscas eras as funções dos levitas incluíam:

1.     Porteiros

2.     Guardas

3.     Administradores

4.     Músicos e líderes de louvor

5.     Professores que ensinavam as leis de Deus

6.     Cuidar da limpeza e arrumação do Tabernáculo e posteriormente do Templo

7.     Servir como guardas e porteiros, além de receber e guardar os dízimos e as ofertas.

A queda dos levitas como classe sacerdotal tornou-se evidente com o surgimento de sinagogas, onde as leis e os costumes, bem como as normas de conduta de um sacerdote, eram ensinados a todos nas comunidades judaicas, e não mais exclusivas àqueles designados para tal pela Lei de Moisés.

Levítico 27- Sobre as dízimas:

30 Também todas as dízimas da terra, tanto dos cereais do campo como dos frutos das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor.

31 Se alguém, das suas dízimas, quiser resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela.

32 No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao Senhor.

33 Não se investigará se é bom ou mau, nem o trocará; mas, se dalgum modo o trocar, um e outro serão santos; não serão resgatados.

34 São estes os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte.

Aqui está a instituição do Dizimo no Pentateuco, alguma duvida?

Os profetas e doutores que estão nas Sagradas Escrituras falam dessa Instituição Divina.

 Jorge Eduardo Garcia

Prof. de Educação Cristã,

M.e em Bíblia,

S.T.D. – Sacrae Theologiae Doctor,

Ph.B . - Philosophiae Ecclesiasticae Baccalareus,

Dr. h. c. por Mérito Eclesiástico.

 

Dúvidas:

professorjorgeduardogarcia@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O amor de 44 anos

 O amor de 44 anos Na madrugada de hoje , 30 de junho de 2024, com muita dor no pleito - preocupante, pois, na cirurgia tive duas paradas ca...