terça-feira, 25 de junho de 2024

Teologia da prosperidade

Teologia da prosperidade é uma teologia distorcida do que está em Malaquias 3: 10:

“Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.”

“ A doutrina da prosperidade que defende que a bênção financeira é o desejo de Deus para os cristãos e que a fé, o discurso positivo e as doações para os ministérios cristãos irão sempre aumentar a riqueza material do fiel”- Anônimo.

“No entanto, essa doutrina é considerada uma heresia por muitos, pois ensina que quem tem fé em Deus terá muitas riquezas e sucessos materiais, e que a pobreza, doença e sofrimento são castigos de Deus por falta de fé”.

Eu chamo de “Loteria da Fé”, pois, já vi gente afirmado:

“ Voce dá R$ 5,00 e Deus lhe dará R$ 50,00”, um absurdo.

E o que é pior é que são os mais pobres da Sociedade que no afã de melhorarem de vida caiem nessa impostura.

E o que é pior é que são os mais endividados, cujos negócios estão à beira da falecia, que no afã de melhorarem de vida caiem nessa impostura.

Eu abomino isso.

Eu execro isso.

Eu tenho  aversão, antipatia, horror, não suporto  essa heresia que explora os mais necessitados.

Nesse caso a Heresia é  uma ofensa , um desrespeito a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espirito Santo, a Santíssima Trindade e a minha Fé.

A teologia da prosperidade é uma falsificação do evangelho e aqui estão cinco erros teológicos do ensino:

1.     A aliança abraâmica nos dá direito à prosperidade material – não existe nenhum versículo que confirme essa mentira ;

2.     A expiação de Jesus se estende para o “pecado” da pobreza material – blasfêmia ;

3.     Cristãos doam a fim de obter compensação material de Deus- simplesmente ridículo!!!

4.     A fé é uma força espiritual gerada por nós mesmos que leva à prosperidade – negação total de que a Fé nos é dada como Dom por Deus gratuitamente através do Espirito Santo ;

5.     A oração é uma ferramenta para forçar Deus a nos conceder prosperidade – ninguém força a Deus em nada, nadica de nada...homessa!!!

“ A televisão foi a principal ferramenta para espalhar os ensinamentos da teologia da prosperidade” e aqui no Brasil tem comunicadores para todos os gosto, uma vergonha.

“ A teologia da prosperidade minimiza o ensino da Bíblia, especialmente sobre riqueza e sofrimento, solapando os ensinamentos de Jesus, os quais enfatizavam a humildade, a compaixão e a normalidade do sofrimento”.

Eles exploram o que está em Ageu 2: 8 “Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos”, para com isso afirmar que o Senhor, o Criador, por força da ação do “crente” é obrigado dá-lo prosperidade...É O FIM!!!

Já falei o que tinha que falar.

Agora, se você quer acreditar nessa balela, acredite, mas, depois não vá chorar sobre o leite  derramado.

Deus tenha Misericórdia de nós que vivemos em dais tão bicudos.

Jorge Eduardo Garcia

Prof. de Educação Cristã,

M.e em Bíblia,

S.T.D. – Sacrae Theologiae Doctor,

Ph.B . - Philosophiae Ecclesiasticae Baccalareus,

Dr. h. c. por Mérito Eclesiástico.

 

Dúvidas:

professorjorgeduardogarcia@gmail.com

 

 

Nota: Já fui perguntado se foi o bispo Roberto McAlister, da antiga Igreja de Nova Vida de Botafogo,   o responsável pela introdução da Teologia da Prosperidade no Brasi e respondo; NÃO FOI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O amor de 44 anos

 O amor de 44 anos Na madrugada de hoje , 30 de junho de 2024, com muita dor no pleito - preocupante, pois, na cirurgia tive duas paradas ca...