terça-feira, 25 de junho de 2024

Malaquias, מַלְאָכִי, "meu mensageiro".

 


Livro de Zacarias O amor do Senhor por Jacó

1 Sentença pronunciada pelo Senhor contra Israel, por intermédio de Malaquias.

2 Eu vos tenho amado, diz o Senhor; mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Não foi Esaú irmão de Jacó? — disse o Senhor; todavia, amei a Jacó,

3 porém aborreci a Esaú; e fiz dos seus montes uma assolação e dei a sua herança aos chacais do deserto.

O Senhor reprova os sacerdotes

7 Ofereceis sobre o meu altar pão imundo e ainda perguntais: Em que te havemos profanado? Nisto, que pensais: A mesa do Senhor é desprezível.

8 Quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não é isso mal? E, quando trazeis o coxo ou o enfermo, não é isso mal? Ora, apresenta-o ao teu governador; acaso, terá ele agrado em ti e te será favorável? — diz o Senhor dos Exércitos.

9 Agora, pois, suplicai o favor de Deus, que nos conceda a sua graça; mas, com tais ofertas nas vossas mãos, aceitará ele a vossa pessoa? — diz o Senhor dos Exércitos.

Todavia, o Livro de Malaquias, o último livro da seção Nevi'im do Tanakh, mas segundo  o Dicionário Bíblico de Easton de 1897, é possível que Malaquias não seja um nome próprio e sim um pseudônimo ( mensageiro)  e  “ a tradição judaica afirma que a verdadeira identidade de Malaquias é Esdras, o escriba e um importante escriba judeu (sofer) e sacerdote (kohen) no início do período do Segundo Templo”.

“ Segundo Josefo, Esdras morreu e foi enterrado "de maneira magnífica em Jerusalém e se  a tradição que Esdras escreveu sob o nome de "Malaquias" estiver correta, então Josefo quis dizer que ele foi enterrado no Túmulo dos Profetas”.

Nota: “Flávio Josefo, 37 a . 100 de Nossa Era,  um historiador e líder militar romano-judeu,  conhecido por escrever A Guerra Judaica, nascido em Jerusalém - então parte da província romana da Judeia,  filho de um pai de ascendência sacerdotal e de uma mãe de ascendência real”.

O “  Wolf Gunther Plaut, *1 de novembro de 1912  e + 8 de fevereiro de 2012,  um rabino e escritor norte-americano, destaca

 "Malaquias descreve um sacerdócio que esquece seus deveres, um templo que é subfinanciado porque as pessoas perderam o interesse por ele e uma sociedade na qual homens judeus se divorciam de suas esposas judias para se casar com as de outras religiões”.

E como sabemos Deus não se agrada desses casamentos desiguais.

Capitulo4 -O sol da justiça e seu precursor:

1 Pois eis que vem o dia e arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo.

2 Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria.

3 Pisareis os perversos, porque se farão cinzas debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos Exércitos.

4 Lembrai-vos da Lei de Moisés, meu servo, a qual lhe prescrevi em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos.

5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor;

6 ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.

Impactante!!!

Jorge Eduardo Garcia

Prof. de Educação Cristã,

M.e em Bíblia,

S.T.D. – Sacrae Theologiae Doctor,

Ph.B . - Philosophiae Ecclesiasticae Baccalareus,

Dr. h. c. por Mérito Eclesiástico.

 

Dúvidas:

professorjorgeduardogarcia@gmail.com

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O amor de 44 anos

 O amor de 44 anos Na madrugada de hoje , 30 de junho de 2024, com muita dor no pleito - preocupante, pois, na cirurgia tive duas paradas ca...