segunda-feira, 24 de junho de 2024

Amós, um pastor e plantador de figos antes de profeta.


Amós,  עָמוֹס, ativo entre 760 e 755 a.C. durante o governo dos reis Jeroboão II de Israel e Uzias do Reino de Judá. O Livro de Amós é atribuído a ele.

Amós afirma que  "Não sou profeta nem filho de profeta" e isso quer dizer que ele não era da escola dos profetas, cujos membros são como alguns religiosos de hoje em dia que “ se desacreditaram bajulando as vaidades nacionais e ignorando as maldades de homens proeminente”.

Amós ensinou que Deus “ é ético na medida em que ele não pode ser afetado por cerimônias como tal, pois, para ele  a  religião não consiste em rituais, mas em justiça. YHWH, Deus da justiça, exige viver direito e não oblações".

Nota: Oblação: Ação de ofertar, fazer uma oferenda, a Deus ou aos santos. - https://www.dicio.com.br/oblacao/

O último capitulo do Livro de Amós, capiulo 9, nos revela que haverá “ Restauração do Israel espiritual”:

11 Naquele dia, levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas; e, levantando-o das suas ruínas, restaurá-lo-ei como fora nos dias da antiguidade;

12 para que possuam o restante de Edom e todas as nações que são chamadas pelo meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas.

13 Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que o que lavra segue logo ao que ceifa, e o que pisa as uvas, ao que lança a semente; os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão.

14 Mudarei a sorte do meu povo de Israel; reedificarão as cidades assoladas e nelas habitarão, plantarão vinhas e beberão o seu vinho, farão pomares e lhes comerão o fruto.

15 Plantá-los-ei na sua terra, e, dessa terra que lhes dei, já não serão arrancados, diz o Senhor, teu Deus.

Que assim seja.

Jorge Eduardo Garcia

Mestre em Bíblia

Dúvidas: professorjorgeeduardogarcia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O amor de 44 anos

 O amor de 44 anos Na madrugada de hoje , 30 de junho de 2024, com muita dor no pleito - preocupante, pois, na cirurgia tive duas paradas ca...