sexta-feira, 21 de junho de 2024

Eclesiaste

 

Vamos estudar o Livro de Eclesiastes, קֹהֶלֶת,  um dos Ketuvim ("Escritos") da Bíblia Hebraica e parte da literatura de Sabedoria do Antigo Testamento Cristão.

Um autor sem nome introduz "As palavras de Kohelet, filho de Davi, rei em Jerusalém" e não usa sua própria voz novamente até os versículos finais (12:9-14), onde ele dá seus próprios pensamentos e resume as declarações de Kohelet ( "aquele que reúne", mas que é tradicionalmente traduzido como "professor" ou "pregador)  o corpo principal do texto é atribuído ao próprio Kohelet, que proclama  "Vaidade das vaidades!”, “Tudo é fútil!"; figurativamente:  "insubstancial", "vaidoso", "fútil" ou "sem sentido".

“ À luz dessa percepção de falta de sentido, ele sugere que os seres humanos desfrutem dos prazeres simples da vida diária, como comer, beber e desfrutar do próprio trabalho, que são dons da mão de Deus.”

De acordo com a tradição rabínica, o livro foi escrito pelo rei Salomão, que reinou c. 970-931 a.C. ou AEC,  já em sua velhice.

Bom proveito

Jorge Eduardo Garcia

Mestre em Bíblia.

Dúvidas:

professorjorgeeduardogarcia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leão 14 e a União da Cristandade

  Papa Leão XIV visitou neste sábado (29) a cidade histórica de (Istambul e reuniu com representantes de igrejas e comunidades cristãs ortod...