terça-feira, 9 de julho de 2024

Ceia Memorial.

 


Vou citar apenas um e que acontecia nas Américas:

Como era um ritual asteca de sacrifício humano?

Nenhuma outra civilização se dedicou tanto a aprimorar os sacrifícios religiosos quanto os astecas, que viveram na América Central

Por Tiago Cordeiro

Para eles, os deuses se sacrificavam todos os dias para manter o mundo funcionando. Em agradecimento, e para garantir que o planeta continuasse inteiro, eles matavam pessoas – em grandes quantidades ...

Por conta própria, muitas ofereciam como sacrifício partes do próprio corpo: aos pés do templo, arrancavam orelhas, línguas, dedos dos pés ou das mãos ou genitais.

O coração era guardado: após o ritual, ele era colocado nas mãos de uma estátua de Huitzilopochtli, no centro da cidade. O resto do corpo era lançado escada abaixo, e recolhido no chão para ser despedaçado e distribuído. Órgãos como o pulmão, considerados partes da própria divindade, eram comidos.

Muito Bem.

A isso se dá o nome de antropofagia , ato ritual de comer uma ou várias partes de um ser humano, ou canibalismo , condição de canibal, que tem como hábito alimentar de carne humana.

Está claro, pois não?

E nós não somos canibais.

Somos cristão.

Somos seguidores do Caminha traçado por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Pela Fé seguimos aos ensinamentos bíblicos, logo longe de nós confundirmos a Ceia Memorial instituída por Jesus na ultima celebração da Pascoa Judaica antes de Seu Sacrifício Vicário, que um ato de “comermos de Seu Corpo e bebermos de Seu Sangue” .

Seria um ato de canibalismo, mesmo que só figurado.

Jesus é claro e contundente, tanto que está no quatro Evangelhos  Mateus 26:17–30, Marcos 14:12–26, Lucas 22:7–39 e João 13:1 até João 17:26 e I Coríntios 11:23–26.

Vamos aos fatos em Lucas 22:

19 E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lhe, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.

20 Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.

DESTACO: “ fazei isto em memória de mim”.

Ora, fica claríssimo que é em Memória Dele, Jesus, por isso se trata de uma Ceia Memorial.

Paulo além de confirmar que é uma Ceia Memorial vai  mais longe em I Coríntios 11:

21 Porque, quando comem, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia, e enquanto um fica com fome outro fica embriagado.

22 Será que vocês não têm casas onde podem comer e beber? Ou menosprezam a igreja de Deus e envergonham os que nada têm? Que posso dizer a vocês? Devo elogiá-los? Nisto certamente não posso elogiá-los.

23 Porque eu recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou um pão

24 e, tendo dado graças, o partiu e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado por vocês; façam isto em memória de mim." [ destaque meu]

25 Do mesmo modo, depois da ceia, pegou também o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, todas as vezes que o beberem, em memória de mim."

26 Porque, todas as vezes que comerem este pão e beberem o cálice, vocês anunciam a morte do Senhor, até que ele venha.

27 Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor.

28 Que cada um examine a si mesmo e, assim, coma do pão e beba do cálice.

29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.

Podemos chamar o ato que nas igrejas se faz solenemente de Ceia do Senhor, mas, chamais confundir essa Celebração em Memória do Sangue derramado no  Sacrifício Vicário de nosso Redentor com um ágape canibalesco.

Não, nunca.

Todavia, tem uns e outros que fazem uma confusão danada sobre esse assunto tendo como objetivo criar uma grande “ falta de entendimento” no seio da Igreja de Cristo.

Por isso:

“Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos” - Colossenses 4:2

Lembrando:

“Fiquem atentos! Vigiem! Vocês não sabem quando virá esse tempo” -Marcos 13:33

 Jorge Eduardo Garcia

Servo dos servos de Deus

São Paulo 8/07/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU APELO 23: O Empoderamento das Mulheres e o Feminicídio.

  Ninguém pode afirmar que Paulo, o   apostolo dos gentios,   não valorizou a trabalho das mulheres na Igreja Nascente, ninguém. Alguém ...