quinta-feira, 4 de julho de 2024

Jesus é uma Pessoa da Santíssima Trindade

 

Jesus Pessoa da Santíssima Trindade

 

“A Doutrina cristã da Trindade (do latim trinitas "tríade", de trinus "tripla") define Deus como três pessoas: o Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo, "um Deus em três pessoas".”

“As três pessoas são distintas, mas são uma "substância, essência ou natureza" e neste contexto, a "natureza" é o que se é, enquanto a "pessoa" é quem se é.”

O Quarto Concílio de Latrão declarou, "é o Pai quem gera, o Filho quem é gerado e o Espírito Santo quem realiza", e que são” considerados como um todo, coiguais, coeternos e consubstanciais, e "cada um é Deus, completo e inteiro".”

O Pai .

É incriado e não nascido.

O Filho . Ele não é criado, mas eternamente gerado pelo Pai.

O Espírito Santo .

Não é criado, nem gerado, mas procede eternamente do Pai e do Filho (de acordo com as Igrejas Evangélicas e a Igreja Católica ) ou somente do Pai (de acordo com a Igreja Ortodoxa ).

 

De acordo com Tomás de Aquino, “frade católico da Ordem dos Pregadores (dominicano), um italiano cujas obras tiveram enorme influência na teologia e na filosofia, principalmente na tradição conhecida como Escolástica, e que, por isso, é conhecido como "Doctor Angelicus", "Doctor Communis" e "Doctor Universalis"”, afirma: Todo ungido pressupõe pelo menos três elementos: aquele que unge, o ungido e a unção.

Sendo Jesus o Cristo (isto é, o ungido de Deus), você pode se referir a três pessoas:

Aquele que unge: seria Deus o pai.

O ungido: seria Deus o Filho.

A unção: seria Deus o Espírito Santo

“A palavra Trindade não está contida na Bíblia, nem há um dogma, uma doutrina, expressamente formulado da Trindade, porém, os Pais da Igreja consideram que as atividades de Deus na Bíblia só podem ser entendidas em termos trinitários”.

Trinitário: composto por três; trino. relativo à Trindade, ao dogma cristão que celebra a junção de três pessoas distintas (Pai, Filho e Espírito Santos) em um só Deus, também conhecida como Ministério da Santíssima Trindade.”.

Em sendo assim cabia ao Verbo, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Jesus de Nazaré,  Aquele que fez o Primeiro Casal, o homem e a mulher que pecaram por  desobediência ao Divino, redimir, oferecer uma reparação, realizar uma retratação, pelo erro deles ao Eterno Criador, a PaiYHVY.

Assim sendo coube a Ele, a Segunda Pessoa, como “ a autoexpressão do Divino no mundo” fazer esse refazimento,  essa reparação,  essa restauração, para que a Trindade Santíssima pudesse agir na Humanidade de maneira plena  e clara, como sempre foi o Desejo de Adonay desde a criação do Ser Humano.

Assim, Jesus com seu Sacrifício Vicário redimiu a Humanidade aos Olhos de Deus que nos doa a Graça Divina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU APELO 23: O Empoderamento das Mulheres e o Feminicídio.

  Ninguém pode afirmar que Paulo, o   apostolo dos gentios,   não valorizou a trabalho das mulheres na Igreja Nascente, ninguém. Alguém ...