domingo, 15 de setembro de 2024

O rei Salomão de sábio a apostata

 

O rei Salomão recebeu de Deus uma Grande Sabedoria  “ e entendimento muito grande, e largueza de coração como a areia na praia, sendo sua sabedoria maior que a de todos os homens do Oriente, do que toda a sabedoria do Egito e dos homens de todas as nações”, ou seja, uma Unção Especialíssima.

Salomão ou Shlomô (em hebraico: שלמה), deriva da palavra Shalom, que significa "paz" e tem o significado de "Pacífico", certamente tinha excesso de produção de testosterona, o principal hormônio sexual masculino, que o levava a ter um desejo sexual hiperativo (DSH), ou  satiríase, um transtorno sexual caracterizado pela necessidade em ter atividades sexuais diárias “ com diversos parceiros e obtém grande prazer em todos eles”  e foi por isso que teve “ setecentas mulheres que eram princesas e trezentas concubinas ( 1 Reis 11:3).

DSH ou  satiríase causa prejuízo na vida do ser humano, por isso é hoje caraterizado como vicio, um vício que leva a “ compulsão por múltiplos relacionamentos afetivos” e foi por isso que o rei Salomão se deixou influenciar pelas suas mulheres como está escrito na Bíblia: “ Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses, e o coração dele não era fiel ao Senhor, seu Deus, como havia sido fiel o coração de Davi, seu pai” - 1 Reis 11:4

Salomão casou com  “a filha de Faraó, com mulheres moabitas, amonitas, edomitas, dos sidônios e heteus, princesas e plebeias das nações sobre as quais YHWH tinha ordenado aos filhos de Yaacov : ‘Você não deve se casar com elas, nem elas com você’, pois são mulheres estrangeiras idolatras.

Destaco que essas mulheres “ perverteram o coração” do soberano sobre todo o Israel e “ ele seguiu os deuses dessas criaturas , e assim negligenciou a adoração ao Deus dos Deuses, ao Senhor dos Senhores, ao Rei dos reis,  ao  Senhor nosso Deus, como fez seu pai Davi, portanto, Salomão fez o mal aos olhos do Senhor”.

A Indignação do Senhor foi imensurável e D’us falou a Salomão:

“— Já que você procedeu assim e não guardou a minha aliança, nem os meus estatutos que lhe ordenei, vou tirar o reino de você e dá-lo a um dos seus servos. No entanto, por amor a Davi, seu pai, não farei isso enquanto você estiver vivo, mas durante o reinado do seu filho”- 1 Reis 11:11,12

Assim aconteceu.

Aquele que alertou as criaturas que “ tudo é vaidade” caiu , pois, “vaidoso”  deixou  outros deuses entrarem em seu coração como Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, abominação dos amonitas, a Quemos, abominação de Moabe, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom - 1 Reis 11:5, 7.

O rei Salomão que era poderoso em sua época passou a ter uma “ Ideia exageradamente positiva de si próprio, foi extremante presunçoso, considerou que podia deixar de realizar os preceitos do Deus Eterno, que tudo lhe concedeu, e se entregou a luxuria.

Viciado em sexo em vez de entregar seu vicio ao nos Deus para que Ele desse ‘jeito’ no problema – como todos nós devemos fazer quando nos deparamos com uma grande problema em nossas vidas – se entregou a luxuria.

O rei Salomão  permitiu que a  luxuria que domina o mundo entrasse dentro dele.    

Demostrou a todos que era um homem que dava conta de muitas mulheres e ‘viciado vaidoso’ esqueceu que  era invejado pelos reis vizinhos, soberanos esse que logo se voltaram contra ele como “ Hadade, o edomita; Deus levantou outro adversário contra ele, Rezom, filho de Eliada, isso em falar do servo de Salomão, Jeroboão, filho de Nebate que, também, se rebelou contra o rei”.

Bem tiro a lição que :

Todo homem que se vangloria de suas atividades sexuais não passa de um insignificante vaidoso.

Mais, alguém escreveu:

“ Salomão é o  exemplo máximo do que pode acontecer a um homem de Deus, quando ele permite que o mundo entre dentro dele, ele logo irá adorar o que o mundo adora. Ora, como essa criatura se afasta de Deus tem a vaidade de pensar que não precisa mais do Senhor, e se perde definitivamente”.

Por isso que conclamo aos amados que “tomem muito cuidado, pois quanto mais vocês souberem sobre as ‘coisas’ de Deus mais tentados a se assoberbarem, a se portarem com soberba, cheios da mais pura vaidade esquecendo-se que seu conhecimento é um dom dos  dons espirituais dados pelo Espírito Santo para a edificação do Corpo Místico de Cristo, a Igreja”.

Vejo pastores, diáconos e diaconisas, presbíteros, professores de EBs, tão cheios de si, tão soberbos, com postura de ‘rei da cocada preta’ -  convencidos, se achando o tal-  que meu coração dói e meu espirito se condói por essas criaturas que não aprenderam nada sobre a vaidade que assolou a vida do rei Salomão e por conta dele o que veio a sofrer Todo o Israel.

Não me resta encerrar essa aula lembrando minhas palavras:

“Eu tenho plena consciência de que se escrevo, se dou aula, se batalho para dar a conhecer os ensinamentos de Jesus Cristo em Seu Caminho, é porque o Espirito Santo me doa dons espirituais para tal e assim me movo dia e noite por Sua Obra e pela Graça de Deus”.

 

Assim sendo volto meus olhos para o Altar da Gloria e clamo;

Misericórdia, Senhor!!!.

 

 

Jorge Eduardo Garcia

Servo de Deus em Cristo Jesus que oferece a sua vida ao Espirito Santo para que Ele faça a sua Obra e com isso eu consiga trabalhar humildemente, sem vaidade, para a edificação do Corpo Místico de Cristo, a Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU APELO 23: O Empoderamento das Mulheres e o Feminicídio.

  Ninguém pode afirmar que Paulo, o   apostolo dos gentios,   não valorizou a trabalho das mulheres na Igreja Nascente, ninguém. Alguém ...