Macabeus
4 capitulo
Matatias, o sacerdote do Altíssimo.
“Muitos cederam, poucos ficaram firmes na Fé e é desses que
passaremos a falar”
E assim está escrito na Bíblia Sagrada, Editora
Barsa, 1964:
“ Então muitos do povo de Israel resolveram consigo
não comer nada que fosse imundo: e escolheram antes morrer do que manchar-se
com viandas imundas: e eles não quiseram violar a santa lei do Senhor, e foram
desapiedadamente mortos. E então caiu sobre o povo uma ira por extremo grande”- I Macabeus, capitulo 1,versículos de 65 a 67.
“Naqueles dias Matatias, filho de João, filho de
Simeão, sacerdote dentre os filhos de Joarib, saiu de Jerusalém, e fez assento
no monte de Modin. E tinha ele cinco filhos : João que tinha por sobrenome
Gadis; e Simão, por sobrenome Tasi; e Judas, que era chamado Macabeu; e
Eleazar, por sobrenome Abaron; e Jônatas, por sobrenome Afó; Estes consideraram
nos males que se faziam entre o povo de Judá, e em Jerusalém.” - I Macabeus, capitulo 2,versículos de 1 a 6.
Sempre nas horas de grandes aflições temos nas Sagradas
Escrituras magníficas orações ,em formas diversas, feitas por Seres Humanos que
temem a Deus e O ama sobre todas as coisa.
Senhor houve a minha súplica, por Amor a Teu Filho Jesus.
Essa oração de Matatias, Sacerdote do D’us de Israel, do
nosso Deus Eterno, que está descrita em I Macabeus, capitulo 2, versículos de 7
a 13, não é diferente:
“ Desgraçado de mim, como é possível que nascesse eu para
ver a ruína de meu povo, e a destruição da cidade santa, e para nela me deixar
estar quedo, quando se acha entregue nas mãos dos seus inimigos?
O seu santuário está entre as mãos dos estrangeiros.
O seu templo é tratado como um homem infame.
Os vasos, que contribuíam para a sua glória, foram levados
cativos para terras estrangeiras.
Os seus velhos foram assassinados nas ruas, e os seus
mancebos caíram mortos aos golpes de espada dos seus inimigos.
Que nação não herdou o seu reino, e não se enriqueceu com
seus despojos?
Toda a sua magnificência lhe foi roubada.
A que era livre agora é escrava.
E quanto nós tínhamos de santo e a nossa formosura, e o
nosso esplendor, eis ai foi tudo destruído e o profanaram a gente.
De que nos serve pois nos o viver ainda?”
Fim da súplica de um Ser Humano que apesar de todas as
pedras de tropeço confiava em seu Deus Altíssimo.
“De que nos serve pois nos viver ainda?” e depois dessas
doloridas palavras, que dá para perceber que transpassava o corpo, a alma, o
espírito, pois, só um insensível não vê a amargura, o sofrimento, a tristeza,
desse notável Ancião, o velho Sacerdote do Senhor e seus cinco filhos rasgaram
as vestes e “ se cobriram de cilícios, e se puseram num apertado luto”.
Era o começo da resistência ao
Rei da Síria....era o começo da resistência a Antíoco IV Epifanes... era o
começo da luta contra o Grande-sacerdote de Lúcifer, criatura da Linhagem do
Mal ... era o começo da interminável luta do Povo de Israel por sua
liberdade...uma luta que dura até os nosso dias ( edito esse em 13/03/2024)
Quem era esse Sacerdote do Senhor, de onde vinha,
aonde queria chegar, já que sabemos onde estava.
Quero chamar atenção de que na Bíblia
Sagrada, Barsa, Edição de 1964, que agora estamos usando para estudarmos Os
Macabeus, os 2 Livros de Crônicas, esses são chamados de "Primeiro dos Paralipômenos e Segundo dos Paralipômenos".
Vamos consultar
I Crônicas 24 – Ordem e funções sacerdotais- em várias versões da
Bíblias:
A- Na Barsa que estamos
usando nesse estudo:.
1 E os filhos de Aarão foram repartidos nestas
classes: Filhos de Aarão foram:
Nadab, e Abiú, e Eleazar, e Itamar.
2 Mas Nadab, e Abiú morreram antes de seu pai sem
deixar filhos: e Eleazar, e Itamar exerceram as funções do sacerdócio.
3 E repartiu-os Davi, isto é, a Sadoc dos filhos
de Eleazar, e a Aimelec dos filhos de Itamar, fixando os seus turnos e
ministérios.
4 Mas achou-se que eram muitos mais os filhos de
Eleazar entre os chefes de famílias do que os filhos de Itamar, e dividiu-os,
isto é, aos filhos de Eleazar em dezesseis famílias, cada uma com seu príncipe,
aos filhos de Itamar em oito pelas suas famílias e casas.
5 E repartiu por sorte ambas as famílias entre
si: porque havia príncipes do santuário, e príncipes de Deus tanto dos filhos
de Eleazar, como dos filhos de Itamar.
6 E Semeias filho de Natanael da tribo de Levi,
secretário, fez o rol deles, na presença do rei, e dos príncipes, e do
sacerdote Sadoc, e de Aimelec filho de Abiatar, e diante dos chefes das
famílias sacerdotais e levíticas: tomando primeiro a casa de Eleazar, que era sobre
as outras: e deu a outra casa de Itamar, que tinham outras subordinadas a si.
7 Assim a primeira sorte saiu a Joiarib*, a
segunda a Jedei,
8 a terceira a Harim, a quarta a Seorim,
9 a quinta a Melquia, a sexta a Maiman,
10 a sétima a Acos, a oitava a Abia,
11 a nona a Jesua, a décima a Sequenia,
12 a undécima a Eliasib, a duodécima a Jacim,
13 a décima terceira a .Bopfa, a décima quarta a
Isbaab,
14 a décima quinta a Belga, a décima sexta a
Emer, 15 a décima sétima a Hezir, a décima oitava a Afses,
16 a décima nona, a Fetéia, a vigésima a
Hezequiel,
17 a vigésima primeira a Jaquim, e a vigésima
segunda a Gamul,
18 a vigésima terceira a Dalaiau, a vigésima
quarta a Maaziau.
19 Esta é a sua distribuição segundo os seus
ministérios, para servirem na casa do Senhor, e, segundo o seu rito debaixo da
direção de Aarão seu pai como o tinha mandado o Senhor Deus de Israel.
* Outra grafia para Jeoiaribe.
B- Na da Sociedade Bíblica
do Brasil, da Almeida Revista e Atualizada:
" 1 Quanto aos filhos de Arão, foram eles
divididos por seus turnos. Filhos de Arão: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
2 Nadabe e Abiú morreram antes de seu pai e
não tiveram filhos; Eleazar e Itamar oficiavam como sacerdotes.
3
Davi, com Zadoque, dos filhos de Eleazar, e com Aimeleque, dos filhos de
Itamar, os dividiu segundo os seus deveres no seu ministério.
4 E achou-se que eram mais os filhos
de Eleazar entre os chefes de famílias do que os filhos de Itamar, quando os
dividiram; dos filhos de Eleazar, dezesseis chefes de famílias; dos filhos de
Itamar, oito.
5
Repartiram-nos por sortes, uns como os outros; porque havia príncipes do
santuário e príncipes de Deus, tanto dos filhos de Eleazar como dos filhos de
Itamar.
6
Semaías, escrivão, filho de Natanael, levita, registrou-os na presença
do rei, dos príncipes, do sacerdote Zadoque, de Aimeleque, filho de Abiatar, e
dos cabeças das famílias dos sacerdotes e dos levitas; sendo escolhidas as
famílias, por sorte, alternadamente, para Eleazar e para Itamar.
7
Saiu a primeira sorte a Jeoiaribe; a segunda, a Jedaías;
8 a terceira, a Harim; a quarta, a
Seorim;
9
a quinta, a Malquias; a sexta, a Miamim;
10
a sétima, a Hacoz; a oitava, a Abias;
11 a nona, a Jesua; a décima, a Secanias;
12
a undécima, a Eliasibe; a duodécima, a Jaquim;
13
a décima terceira, a Hupá; a décima quarta, a Jesebeabe;
14
a décima quinta, a Bilga; a décima sexta, a Imer;
15
a décima sétima, a Hezir; a décima oitava, a Hapises;
16
a décima nona, a Petaías; a vigésima, a Jeezquel;
17
a vigésima primeira, a Jaquim; a vigésima segunda, a Gamul;
18 a vigésima terceira, a Delaías; a
vigésima quarta, a Maazias.
19
O ofício destes no seu ministério era entrar na Casa do SENHOR, segundo
a maneira estabelecida por Arão, seu pai, como o SENHOR, Deus de Israel, lhe
ordenara. "
Na Bíblia Barsa, I
Macabeus, capitulo 2, versículos de 1a 5, está escrito:
“ Naqueles dias Matatias, filho de João, filho de
Simeão, sacerdote dentre os filhos de Joarib*, saiu de Jerusalém, e fez assento
no monte de Modin E tinha ele cinco filhos: João que tinha por sobrenome Gadis;
e Sião, por sobrenome Tasi: e Judas, que era chamado de Macabeu; e Eleazar, por
sobrenome Abaron: e Jonatas, por sobrenome Afô."
* Outra forma de escrever Jeoiaribe.
Quero estabelecer que as Wikipédias são
enciclopédias práticas mais pouco confiável, já que qualquer pessoa escreve o
que quer e bem entende em diversos idiomas, e isso estabelecido, vamos a um
verbete sobre Modin, Matatias e seus filhos.
Em francês: 'Modiin, ville au nor de Jérusalem, est célèbre
pour avoir été la ville d'origine de la famille des Hasmonéens qui donnèrent
l'indépendance puis dirigèrent la Judée aux premier et deuxième siècles avant
l'ère chrétienne."qui donnèrent l'indépendance
puis dirigèrent la Judée aux
premier et deuxième siècles avant l'ère chrétienne.";
Em inglês: 'Mattathias was from a rural priestly family in
Modiin. Ancient Modi'in was the place of origin of the Jewish Hasmonean dynasty which ruled Judea in the first and second centuries BCE, and it is where the Maccabean
revolt against the Seleucid Greeks started";
Em espanhol: ‘Modi'ín emplazada
en el sitio histórico de Modi'ín, fue asiento de los hermanos Macabeos,
líderes de la rebelión en contra de la conquista helénica de Judea, al cabo de la cual se erigieron triunfadores, instalando el
reino Hasmoneo’.
Nada na em português sobre Modin, pois na publicada em língua de Camões dela não se fala
no verbete dos Macabeus, pois, assim está escrito: “Depois de a sua detenção
ter sido ordenada, ele refugiou-se no deserto da Judéia com os
seus 5 filhos, sendo seguido por muitos dos seus compatriotas. “
Não se deram ao trabalho de citar a localidade
tão importante para a História da Humanidade, a do Povo de Israel e para a dos
Cristãos.
É meu desejo, transmitir nesse livro o máximo que
posso de meus conhecimentos, portanto o que sei, ou melhor o que me recordo deles,
fruto de exaustivas pesquisas sobre os assuntos que influenciaram, que tiveram
grande importância, que realmente colaboraram para a situação religiosa-político-social
e econômica na Terra Santa da Judeia, com reflexos até os nossos dias.
Deixou claro que conhecer os Macabeus é
importantíssimo para termos a ideia de como era a Terra Santa da Judéia no
Tempo do Ministério Terreno do Senhor Jesus e ,portanto, a postura do Povo de
Israel em relação ao Reino Messiânico e a posição de Judas Iscariotes nesse
processo que culminou com o Sacrifício Vicário de Cristo.
Por isso, não tenho pejo, de em citando as
fontes, transcrever o que encontrei sobre os assuntos em alguns lugares que
considero mais palatável para o meus leitores, não me fixado em livros que
podem criar mais confusão do que esclarecimento sobre o tema.
Como em toda a Biblioteca Protestante que conheço
a 'Enciclopédia de Bíblia Teologia e
Filosofia 'de R. N. Champlin e J. M. Bentes, bem como 'O Velho e o Novo
Testamentos, versículo por versículo', de R. N. Champlin, Ph.D. ( comentários
dos versículos bíblicos um a um), fazem parte do acervo .
Minha esposa, Thereza Christina, logo quando das
nossas conversões fez questão absoluta de me presentear com essas coleções, eu
uso e abuso delas ao realizar os meus trabalhos, pois assim penso estar , mais
ou menos, em consonância com os meus irmãos na Fé em meu Pais.
E nessa obra não foi diferente, portanto vamos
'Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia, Volume 3, ao verbete HASMONEANOS
( MACABEUS), páginas 32 a36:
“ I.
Caracterização Geral:
A família judaica chamada
Hasmom distinguiu-se na história do povo judeu. -Ela tornou-se proeminente,
particularmente, em 167 A.C., quando foi o instrumento da restauração da
independência de Israel, ao derrotar os governantes sírios, que a dominavam.
Ver sobre Seleuco e
Antíoco. O termo Hasmom parece ter-se derivado de Chasmom, que foi o bisavô de
Matatias, um proeminente membro da família. Ver o gráfico, que demonstra a
ascendência dessa família, em sua segunda seção. Essa família também era
conhecida como os Macabeus. Porém, é mais acertado dizer que os Macabeus eram
uma parte da família Hasmom. Macabeus é um nome que se derivava de Judas, que
também atendia pelo sobrenome de Macabeu. Há incerteza sobre os significados de
ambos esses nomes. Alguns eruditos supõem que o hebraico por detrás de Macabeus
vem das letras iniciais da frase, em hebraico, que se encontra em Êxodo 15:11:
«ã Senhor, quem é como tu entre os deuses?» Diz-se que essa sentença estava
escrita sobre as bandeiras daqueles patriotas.
Mas provavelmente, o termo Macabeus
simplesmente deriva-se do vocábulo hebraico que significa «martelo», isto é,
makkabah, com pequena variação. Nomes próprios modernos também se têm derivado
do martelo, por ser esse um instrumento muito útil de trabalho em todos os
tempos. Assim, em inglês, Hammer (<<martelo», em português), é um nome
próprio. E outro tanto se dá com o nome próprio Martel, derivado de uma raiz
latina com esse mesmo sentido.”.
“Matatias, um sacerdote
judeu de profundo patriotismo e de grande coragem, ficou furioso diante da
tentativa de Antíoco IV Epifânio (vide) de destruir os judeus e a fé religiosa
e as instituições judaicas. Reuniu então um exército de judeus leais, que
compartilhavam de seus sentimentos, e instigou uma revolta contra os
governantes sírios”.
No Gráfico da Família dos Hasmoneanos -(
Macabeus) – que nada mais é que a Arvore Genealógica dessa Família de Ilustres
Judeus, na qual Mattathias (מתתיהו Matitiyahu ou Matisyahu
ben Yochanan HaCohen em Hebreu), aparece em “quarta geração”.
Obs.: Nele está descrito
uma curiosa observação há de que Matatias era filho de Simeão e neto de João,
portanto o inverso do versículo da Bíblia Católico-Romana. Mas, para mim, isso
no frigir dos ovos tem pouca importância, mas é bom deixar claro esse ponto, já
que não faltam os chatos de plantão.
Foram os Membros da Família do Sacerdote Matatias
que se distinguiram como os
principais do Povo de Israel,
a partir de sua 'resistência' ao invasor helenista desde 167 a.C. ou AEC, isso quer dizer lutar para derrotar os
governantes sírios que os apoquentavam dia e noite, mês após meses, ano após anos.
O Levante, o Oriente Próximo, a Terra Santa da
Judéia, não tiveram paz desde que aquela parte do Mundo, nas
terras conquistadas pelos exércitos de Alexandre Magno, e que se tornou um
legado do “Diádocos” Seleuco I Nicator, um general ambicioso, estabeleceu o Império Selêucida
em 312 a.C. ou AEC dando início a Dinastia Selêucida.
Uma paz que não existe até hoje entre o judeus e
os sírios.
Matatias era um descendente direto de Arão, um Levita,
um parente do Homem Santo Moisés, um Sacerdote que não conseguia viver
ante a violação da Cidade Santa, do
saque do Templo do Deus Eterno, sua contaminação, pois, nele foi introduzida
uma estátua de Zeus Olimpo e com
toda pompa e circunstância a matança de um porco no Santo dos Santo.
Matatias não podia ver seu povo ser humilhado por um monarca estrangeiro e suas tropas pagãs e ainda para piorar ter, e isso sob a pena de
morte, de conviver com os Editos Reais de um soberano que era a encarnação do
Maleficio.
Obs.: Na Bíblia Barsa está escrito Júpiter
Olimpo. Mas Antíoco IV Epifanes era de origem
grega, portanto, a estátua que foi colocada no Templo do Deus Eterno, em
Jerusalém, deveria ser a de “Zeus que era senhor do céu e deus grego supremo. Conhecido
pelo nome romano de Júpiter.”
Mas continuemos:
O que certamente mais abalou a Matatias, e aos
seus, foi a ordenança da extinção, da adoração, da essência
do culto, ao Senhor de Israel, ao Deus de Abraão , de Isaque e Jacob, ao Deus
dos Exércitos de Israel em tempos do Rei Davi, do Deus que deu ao Homem Santo
Moisés a Lei, em uma tentativa de banir da face da terra a Religião dos Judeus.
Matatias rascou suas vestes, cobriu de cinzas a cabeça e se
vestiu de luto...
Seus filhos o seguiram na atitude, mas o Sacerdote do
Altíssimo não estava disposto a parar e quando viu que chegavam a Modin,
oficiais reais com ordem de fazer cumprir os Editos fosse como fosse.
Ficou alerta, e um deles, mais afoito, ousou propor a ele
um suborno.
O oficial sírio
prometeu que se fosse ele o primeiro a ascender incenso e proclamasse que
estava abandonado a Lei Mosaica, tinha ordem de anunciar que Matatias, daquele
momento em diante, era considerado como da “classe dos amigos do rei, e como tal cobertos de ouro, e de prata, e de
ricos donativos”.
Ardendo em seus brios o Vetusto Judeu se queimou e falou
bem alto ante a multidão aglomerada para ver a tal função:
"...Ainda quando todas as
gentes obedeçam ao rei Antíoco, de tal sorte que cada um se aparte do jugo da
lei de seus pais, e consinta nos mandamento do rei, eu e meus filhos, e meus
irmãos, obedeceremos a lei de nossos pais ! Deus de tal sorte nos defenda!
Nos nenhuma conveniência temos em largar a lei, e as
ordenanças de Deus. Nos, não daremos ouvidos às palavras do rei Antíoco, nem
sacrificaremos transgredindo os mandamentos da nossa Lei, por seguirmos outro
caminho”. I Macabeus 2 ,versículos19 a 22.
Nisso um trânsfuga judeu de nascença, chegou “...para
sacrificar aos ídolos sobre o altar, que se tinha levantado na cidade de Modin,
em observância do mandado do rei.".
I Macabeus 2 , versículos 23 a 26:
"Viu-o porém Matatias, e ficou penetrado de
dor, e suas entranhas se comoveram, e se acendeu o seu furor segundo o espírito
da lei, e arremetendo a este homem, sem piedade o matou sobre o altar: e matou
também ao mesmo tempo o oficial, que o rei Antíoco tinha enviado, e que
constrangia os judeus a sacrificarem, e destruiu o altar. E mostrou seu zêlo
pela lei como fez Finéias, quando matou a Zamri, filho de Salomi. "
Querendo ou não de Modin ao norte de Jerusalém foi declarada a “ Guerra Santa”, a guerra contra o dominador Sírio que queria
acabar com os Judeus e seu Deus para não só dominar a Terra Prometida da Judeia,
mas, também, para vencer o D’us dos Exércitos de Israel e em seu Templo
instalar definitivamente o Panteão aos deuses mitológicos gregos, afinal o Rei
dos deuses, Zeus, já lá não estava entronizado? Uma porca já não tinha lá sido
sacrificada?
A
lastima é que é assim até os nossos dias, os sírios contra os israelitas e
todos em nome de Deus.
Não sei se era essa a intenção do Velho Homem, se ele
pensava em chegar a tanto, mais havia tomado sua decisão, tinha derramado o sangue de um trânsfuga israelita e de um
oficial sírio nas mãos ,agora não havia mais retorno.
Consciente de seus feitos Matatias , conclamou ao povo,
com um grito que para nos hoje no III
Milênio ,parece mais uma brincadeira, já não nos empolga, mas nos tempos bíblicos foi uma verdadeira convocação a guerra e está
descrita em I Macabeus, 2: 27:
" Então Matatias gritou em alta voz
na cidade dizendo: “ Todo que tem zelo pela lei, permanecendo firme na aliança,
siga-me”...
...e a turma seguiu com ele e seus filhos para o alto do
monte de Modin.
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