quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

4 capitulo Matatias, o sacerdote do Altíssimo do Macabeus

 

Macabeus

4 capitulo

Matatias, o sacerdote do Altíssimo.

“Muitos cederam, poucos ficaram firmes na Fé e é desses que passaremos a falar”

 

E assim está escrito na Bíblia Sagrada, Editora Barsa, 1964:

“ Então muitos do povo de Israel resolveram consigo não comer nada que fosse imundo: e escolheram antes morrer do que manchar-se com viandas imundas: e eles não quiseram violar a santa lei do Senhor, e foram desapiedadamente mortos. E então caiu sobre o povo uma ira por extremo grande”-  I Macabeus, capitulo 1,versículos de 65 a 67.

“Naqueles dias Matatias, filho de João, filho de Simeão, sacerdote dentre os filhos de Joarib, saiu de Jerusalém, e fez assento no monte de Modin. E tinha ele cinco filhos : João que tinha por sobrenome Gadis; e Simão, por sobrenome Tasi; e Judas, que era chamado Macabeu; e Eleazar, por sobrenome Abaron; e Jônatas, por sobrenome Afó; Estes consideraram nos males que se faziam entre o povo de Judá, e em Jerusalém.” -  I Macabeus, capitulo 2,versículos de 1 a 6.

 

Sempre nas horas de grandes aflições temos nas Sagradas Escrituras magníficas orações ,em formas diversas, feitas por Seres Humanos que temem a Deus e O ama sobre todas as coisa.

Senhor houve a minha súplica, por Amor a Teu Filho Jesus.

Essa oração de Matatias, Sacerdote do D’us de Israel, do nosso Deus Eterno, que está descrita em I Macabeus, capitulo 2, versículos de 7 a 13, não é diferente:

“ Desgraçado de mim, como é possível que nascesse eu para ver a ruína de meu povo, e a destruição da cidade santa, e para nela me deixar estar quedo, quando se acha entregue nas mãos dos seus inimigos?

O seu santuário está entre as mãos dos estrangeiros.

O seu templo é tratado como um homem infame.

Os vasos, que contribuíam para a sua glória, foram levados cativos para terras estrangeiras.

Os seus velhos foram assassinados nas ruas, e os seus mancebos caíram mortos aos golpes de espada dos seus inimigos.

Que nação não herdou o seu reino, e não se enriqueceu com seus  despojos?

Toda a sua magnificência lhe foi roubada.

A que era livre agora é escrava.

E quanto nós tínhamos de santo e a nossa formosura, e o nosso esplendor, eis ai foi tudo destruído e o profanaram a gente.

De que nos serve pois nos o viver ainda?”

Fim da súplica de um Ser Humano que apesar de todas as pedras de tropeço confiava em seu Deus Altíssimo.  

“De que nos serve pois nos viver ainda?” e depois dessas doloridas palavras, que dá para perceber que transpassava o corpo, a alma, o espírito, pois, só um insensível não vê a amargura, o sofrimento, a tristeza, desse notável Ancião, o velho Sacerdote do Senhor e seus cinco filhos rasgaram as vestes e “ se cobriram de cilícios, e se puseram num apertado luto”.

 

Era o começo da resistência ao Rei da Síria....era o começo da resistência a Antíoco IV Epifanes... era o começo da luta contra o Grande-sacerdote de Lúcifer, criatura da Linhagem do Mal ... era o começo da interminável luta do Povo de Israel por sua liberdade...uma luta que dura até os nosso dias ( edito esse em 13/03/2024)

 

Quem era esse Sacerdote do Senhor, de onde vinha, aonde queria chegar, já que sabemos onde estava.

Quero chamar atenção de que na Bíblia Sagrada, Barsa, Edição de 1964, que agora estamos usando para estudarmos Os Macabeus, os 2 Livros de Crônicas, esses são chamados de  "Primeiro dos Paralipômenos e Segundo dos  Paralipômenos".

Vamos consultar  I Crônicas 24 – Ordem e funções sacerdotais- em várias versões da Bíblias:

A-  Na Barsa que estamos usando nesse estudo:.

1 E os filhos de Aarão foram repartidos nestas classes: Filhos de Aarão foram:

Nadab, e Abiú, e Eleazar, e Itamar.

2 Mas Nadab, e Abiú morreram antes de seu pai sem deixar filhos: e Eleazar, e Itamar exerceram as funções do sacerdócio.

3 E repartiu-os Davi, isto é, a Sadoc dos filhos de Eleazar, e a Aimelec dos filhos de Itamar, fixando os seus turnos e ministérios.

4 Mas achou-se que eram muitos mais os filhos de Eleazar entre os chefes de famílias do que os filhos de Itamar, e dividiu-os, isto é, aos filhos de Eleazar em dezesseis famílias, cada uma com seu príncipe, aos filhos de Itamar em oito pelas suas famílias e casas.

5 E repartiu por sorte ambas as famílias entre si: porque havia príncipes do santuário, e príncipes de Deus tanto dos filhos de Eleazar, como dos filhos de Itamar.

6 E Semeias filho de Natanael da tribo de Levi, secretário, fez o rol deles, na presença do rei, e dos príncipes, e do sacerdote Sadoc, e de Aimelec filho de Abiatar, e diante dos chefes das famílias sacerdotais e levíticas: tomando primeiro a casa de Eleazar, que era sobre as outras: e deu a outra casa de Itamar, que tinham outras subordinadas a si.

7 Assim a primeira sorte saiu a Joiarib*, a segunda a Jedei,

8 a terceira a Harim, a quarta a Seorim,

9 a quinta a Melquia, a sexta a Maiman,

10 a sétima a Acos, a oitava a Abia,

11 a nona a Jesua, a décima a Sequenia,

12 a undécima a Eliasib, a duodécima a Jacim,

13 a décima terceira a .Bopfa, a décima quarta a Isbaab,

14 a décima quinta a Belga, a décima sexta a Emer, 15 a décima sétima a Hezir, a décima oitava a Afses,

16 a décima nona, a Fetéia, a vigésima a Hezequiel,

17 a vigésima primeira a Jaquim, e a vigésima segunda a Gamul,

18 a vigésima terceira a Dalaiau, a vigésima quarta a Maaziau.

19 Esta é a sua distribuição segundo os seus ministérios, para servirem na casa do Senhor, e, segundo o seu rito debaixo da direção de Aarão seu pai como o tinha mandado o Senhor Deus de Israel.

* Outra grafia para Jeoiaribe.

B-  Na da Sociedade Bíblica do Brasil, da Almeida Revista e Atualizada:

" 1 Quanto aos filhos de Arão, foram eles divididos por seus turnos. Filhos de Arão: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.

 2 Nadabe e Abiú morreram antes de seu pai e não tiveram filhos; Eleazar e Itamar oficiavam como sacerdotes.
 3 Davi, com Zadoque, dos filhos de Eleazar, e com Aimeleque, dos filhos de Itamar, os dividiu segundo os seus deveres no seu ministério.
4 E achou-se que eram mais os filhos de Eleazar entre os chefes de famílias do que os filhos de Itamar, quando os dividiram; dos filhos de Eleazar, dezesseis chefes de famílias; dos filhos de Itamar, oito.
 5 Repartiram-nos por sortes, uns como os outros; porque havia príncipes do santuário e príncipes de Deus, tanto dos filhos de Eleazar como dos filhos de Itamar.
6  Semaías, escrivão, filho de Natanael, levita, registrou-os na presença do rei, dos príncipes, do sacerdote Zadoque, de Aimeleque, filho de Abiatar, e dos cabeças das famílias dos sacerdotes e dos levitas; sendo escolhidas as famílias, por sorte, alternadamente, para Eleazar e para Itamar.
7 Saiu a primeira sorte a Jeoiaribe; a segunda, a Jedaías;
8 a terceira, a Harim; a quarta, a Seorim;
9  a quinta, a Malquias; a sexta, a Miamim;
10  a sétima, a Hacoz; a oitava, a Abias;

11  a nona, a Jesua; a décima, a Secanias;
12  a undécima, a Eliasibe; a duodécima, a Jaquim;
13  a décima terceira, a Hupá; a décima quarta, a Jesebeabe;
14  a décima quinta, a Bilga; a décima sexta, a Imer;
15  a décima sétima, a Hezir; a décima oitava, a Hapises;
16  a décima nona, a Petaías; a vigésima, a Jeezquel;
17  a vigésima primeira, a Jaquim; a vigésima segunda, a Gamul;
18 a vigésima terceira, a Delaías; a vigésima quarta, a Maazias.
19  O ofício destes no seu ministério era entrar na Casa do SENHOR, segundo a maneira estabelecida por Arão, seu pai, como o SENHOR, Deus de Israel, lhe ordenara. "

Na Bíblia Barsa, I Macabeus, capitulo 2, versículos de 1a 5, está escrito:

“ Naqueles dias Matatias, filho de João, filho de Simeão, sacerdote dentre os filhos de Joarib*, saiu de Jerusalém, e fez assento no monte de Modin E tinha ele cinco filhos: João que tinha por sobrenome Gadis; e Sião, por sobrenome Tasi: e Judas, que era chamado de Macabeu; e Eleazar, por sobrenome Abaron: e Jonatas, por sobrenome Afô."

* Outra forma de escrever Jeoiaribe.

Quero estabelecer que as Wikipédias são enciclopédias práticas mais pouco confiável, já que qualquer pessoa escreve o que quer e bem entende em diversos idiomas, e isso estabelecido, vamos a um verbete sobre Modin, Matatias e seus filhos.

Em francês: 'Modiin, ville au nor de Jérusalem, est célèbre pour avoir été la ville d'origine de la famille des Hasmonéens qui donnèrent l'indépendance puis dirigèrent la Judée aux premier et deuxième siècles avant l'ère chrétienne."qui donnèrent l'indépendance puis dirigèrent la Judée aux premier et deuxième siècles avant l'ère chrétienne.";

Em inglês: 'Mattathias was from a rural priestly family in Modiin. Ancient Modi'in was the place of origin of the Jewish Hasmonean dynasty which ruled Judea in the first and second centuries BCE, and it is where the Maccabean revolt against the Seleucid Greeks started";

Em espanhol: ‘Modi'ín emplazada en el sitio histórico de Modi'ín, fue asiento de los hermanos Macabeos, líderes de la rebelión en contra de la conquista helénica de Judea, al cabo de la cual se erigieron triunfadores, instalando el reino Hasmoneo’.

Nada na em português sobre Modin, pois na  publicada em  língua de Camões dela não se fala no verbete dos Macabeus, pois, assim está escrito: “Depois de a sua detenção ter sido ordenada, ele refugiou-se no deserto da Judéia com os seus 5 filhos, sendo seguido por muitos dos seus compatriotas. “

Não se deram ao trabalho de citar a localidade tão importante para a História da Humanidade, a do Povo de Israel e para a dos Cristãos.

É meu desejo, transmitir nesse livro o máximo que posso de meus conhecimentos, portanto o que sei, ou melhor o que me recordo deles, fruto de exaustivas pesquisas sobre os assuntos que influenciaram, que tiveram grande importância, que realmente colaboraram para a situação religiosa-político-social e econômica na Terra Santa da Judeia, com reflexos até os nossos dias.

Deixou claro que conhecer os Macabeus é importantíssimo para termos a ideia de como era a Terra Santa da Judéia no Tempo do Ministério Terreno do Senhor Jesus e ,portanto, a postura do Povo de Israel em relação ao Reino Messiânico e a posição de Judas Iscariotes nesse processo que culminou com o Sacrifício Vicário de Cristo.

Por isso, não tenho pejo, de em citando as fontes, transcrever o que encontrei sobre os assuntos em alguns lugares que considero mais palatável para o meus leitores, não me fixado em livros que podem criar mais confusão do que esclarecimento sobre o tema.

Como em toda a Biblioteca Protestante que conheço a  'Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia 'de R. N. Champlin e J. M. Bentes, bem como 'O Velho e o Novo Testamentos, versículo por versículo', de R. N. Champlin, Ph.D. ( comentários dos versículos bíblicos um a um), fazem parte do acervo .

Minha esposa, Thereza Christina, logo quando das nossas conversões fez questão absoluta de me presentear com essas coleções, eu uso e abuso delas ao realizar os meus trabalhos, pois assim penso estar , mais ou menos, em consonância com os meus irmãos na Fé em meu Pais.

E nessa obra não foi diferente, portanto vamos 'Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia, Volume 3, ao verbete HASMONEANOS ( MACABEUS), páginas 32 a36:

 I. Caracterização Geral:

A família judaica chamada Hasmom distinguiu-se na história do povo judeu. -Ela tornou-se proeminente, particularmente, em 167 A.C., quando foi o instrumento da restauração da independência de Israel, ao derrotar os governantes sírios, que a dominavam.

Ver sobre Seleuco e Antíoco. O termo Hasmom parece ter-se derivado de Chasmom, que foi o bisavô de Matatias, um proeminente membro da família. Ver o gráfico, que demonstra a ascendência dessa família, em sua segunda seção. Essa família também era conhecida como os Macabeus. Porém, é mais acertado dizer que os Macabeus eram uma parte da família Hasmom. Macabeus é um nome que se derivava de Judas, que também atendia pelo sobrenome de Macabeu. Há incerteza sobre os significados de ambos esses nomes. Alguns eruditos supõem que o hebraico por detrás de Macabeus vem das letras iniciais da frase, em hebraico, que se encontra em Êxodo 15:11: «ã Senhor, quem é como tu entre os deuses?» Diz-se que essa sentença estava escrita sobre as bandeiras daqueles patriotas.

 Mas provavelmente, o termo Macabeus simplesmente deriva-se do vocábulo hebraico que significa «martelo», isto é, makkabah, com pequena variação. Nomes próprios modernos também se têm derivado do martelo, por ser esse um instrumento muito útil de trabalho em todos os tempos. Assim, em inglês, Hammer (<<martelo», em português), é um nome próprio. E outro tanto se dá com o nome próprio Martel, derivado de uma raiz latina com esse mesmo sentido.”.

“Matatias, um sacerdote judeu de profundo patriotismo e de grande coragem, ficou furioso diante da tentativa de Antíoco IV Epifânio (vide) de destruir os judeus e a fé religiosa e as instituições judaicas. Reuniu então um exército de judeus leais, que compartilhavam de seus sentimentos, e instigou uma revolta contra os governantes sírios”.

No Gráfico da Família dos Hasmoneanos -( Macabeus) – que nada mais é que a Arvore Genealógica dessa Família de Ilustres Judeus, na qual Mattathias (מתתיהו Matitiyahu ou Matisyahu ben Yochanan HaCohen em Hebreu), aparece em “quarta geração”.

Obs.: Nele está descrito uma curiosa observação há de que Matatias era filho de Simeão e neto de João, portanto o inverso do versículo da Bíblia Católico-Romana. Mas, para mim, isso no frigir dos ovos tem pouca importância, mas é bom deixar claro esse ponto, já que não faltam os chatos de plantão.


Foram os Membros da Família do Sacerdote Matatias que se distinguiram como os principais do  Povo de Israel, a partir de sua 'resistência' ao invasor helenista desde 167 a.C. ou AEC, isso quer dizer lutar para derrotar os governantes sírios que os apoquentavam dia e noite, mês após  meses, ano após anos.

O Levante, o Oriente Próximo, a Terra Santa da Judéia, não tiveram paz  desde que aquela parte do Mundo, nas terras conquistadas pelos exércitos de Alexandre Magno, e que se tornou um legado  do “Diádocos Seleuco I Nicator, um general ambicioso,   estabeleceu o Império Selêucida em 312 a.C. ou AEC dando início a Dinastia Selêucida.

Uma paz que não existe até hoje entre o judeus e os sírios. 

Matatias era um descendente direto de Arão, um Levita, um parente do Homem Santo Moisés, um Sacerdote que não conseguia viver ante  a violação da Cidade Santa, do saque do Templo do Deus Eterno, sua contaminação, pois, nele foi introduzida uma estátua de Zeus Olimpo  e com toda pompa e circunstância a matança de um porco no Santo dos Santo.

Matatias não podia ver  seu povo ser humilhado por um monarca  estrangeiro e suas tropas pagãs e  ainda para piorar ter, e isso sob a pena de morte, de conviver com os Editos Reais de um soberano que era a encarnação do Maleficio.

Obs.: Na Bíblia Barsa está escrito Júpiter Olimpo. Mas Antíoco IV Epifanes era de origem grega, portanto, a estátua que foi colocada no Templo do Deus Eterno, em Jerusalém, deveria ser a de “Zeus que era senhor do céu e deus grego supremo.  Conhecido pelo nome romano de Júpiter.”

Mas continuemos:

O que certamente mais abalou a Matatias, e aos seus,  foi a ordenança  da extinção, da adoração, da essência do culto, ao Senhor de Israel, ao Deus de Abraão , de Isaque e Jacob, ao Deus dos Exércitos de Israel em tempos do Rei Davi, do Deus que deu ao Homem Santo Moisés a Lei, em uma tentativa de banir da face da terra a Religião dos Judeus.

Matatias rascou suas vestes, cobriu de cinzas a cabeça e se vestiu de luto...

Seus filhos o seguiram na atitude, mas o Sacerdote do Altíssimo não estava disposto a parar e quando viu que chegavam a Modin, oficiais reais com ordem de fazer cumprir os Editos fosse como fosse.

Ficou alerta, e um deles, mais afoito, ousou propor a ele um suborno.

O oficial  sírio prometeu que se fosse ele o primeiro a ascender incenso e proclamasse que estava abandonado a Lei Mosaica, tinha ordem de anunciar que Matatias, daquele momento em diante, era considerado como da “classe dos amigos do rei, e  como tal cobertos de ouro, e de prata, e de ricos donativos”.

Ardendo em seus brios o Vetusto Judeu se queimou e falou bem alto ante a multidão aglomerada para ver a tal função:

"...Ainda quando todas as gentes obedeçam ao rei Antíoco, de tal sorte que cada um se aparte do jugo da lei de seus pais, e consinta nos mandamento do rei, eu e meus filhos, e meus irmãos, obedeceremos a lei de nossos pais ! Deus de tal sorte nos defenda!

Nos nenhuma conveniência temos em largar a lei, e as ordenanças de Deus. Nos, não daremos ouvidos às palavras do rei Antíoco, nem sacrificaremos transgredindo os mandamentos da nossa Lei, por seguirmos outro caminho”. I Macabeus 2 ,versículos19 a 22.

Nisso um trânsfuga judeu de nascença, chegou “...para sacrificar aos ídolos sobre o altar, que se tinha levantado na cidade de Modin, em observância do mandado do rei.".

I Macabeus 2 , versículos 23 a 26:

"Viu-o porém Matatias, e ficou penetrado de dor, e suas entranhas se comoveram, e se acendeu o seu furor segundo o espírito da lei, e arremetendo a este homem, sem piedade o matou sobre o altar: e matou também ao mesmo tempo o oficial, que o rei Antíoco tinha enviado, e que constrangia os judeus a sacrificarem, e destruiu o altar. E mostrou seu zêlo pela lei como fez Finéias, quando matou a Zamri, filho de Salomi. "

Querendo ou não de Modin ao norte de Jerusalém foi  declarada a “ Guerra Santa”, a guerra contra o dominador Sírio que queria acabar com os Judeus e seu Deus para não só dominar a Terra Prometida da Judeia, mas, também, para vencer o D’us dos Exércitos de Israel e em seu Templo instalar definitivamente o Panteão aos deuses mitológicos gregos, afinal o Rei dos deuses, Zeus, já lá não estava entronizado? Uma porca já não tinha lá sido sacrificada?

A lastima é que é assim até os nossos dias, os sírios contra os israelitas e todos em nome de Deus.

Não sei se era essa a intenção do Velho Homem, se ele pensava em chegar a tanto, mais havia tomado sua decisão, tinha derramado  o sangue de um trânsfuga israelita e de um oficial sírio nas mãos ,agora não havia mais retorno.

Consciente de seus feitos Matatias , conclamou ao povo, com   um grito que para nos hoje no III Milênio ,parece mais uma brincadeira, já não nos empolga, mas  nos tempos bíblicos foi  uma verdadeira convocação a guerra e está descrita em I Macabeus, 2: 27:

" Então Matatias gritou em alta voz na cidade dizendo: “ Todo que tem zelo pela lei, permanecendo firme na aliança, siga-me”...

...e a turma seguiu com ele e seus filhos para o alto do monte de Modin.

 

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