quarta-feira, 19 de junho de 2024

Salmos

 


Vamos meditar no  Livro dos Salmos,  תְּהִלִּים, o primeiro livro da terceira seção da Bíblia Hebraica chamado Ketuvim ("Escritos"), e um livro do Antigo Testamento para os cristãos

São hinos religiosos hebraicos  dividido em cinco seções, cada uma terminando com uma doxologia ( uma expressão de louvor, honra e glória a Deus), ou um hino de louvor, assim divididos pelos eruditos judeus:

1.   Livro 1 (Salmos 1–41)

2.   Livro 2 (Salmos 42–72)

3.   Livro 3 (Salmos 73–89)

4.   Livro 4 (Salmos 90–106)

5.   Livro 5 (Salmos 107–150)

Um terço são dirigidos ao "líder" ou "mestre de coro", incluindo declarações como "com instrumentos de cordas" e "de acordo com lírios".

Outros são composições musicais, como "Um salmo" e "Canção", ou instruções sobre a ocasião para usar o salmo ("Sobre a dedicação do templo", "Para a oferta memorial", etc.).

Seus autores são o Rei Davi,  Asafe , os filhos de Corá, rei Salomão, Moisés, Ethan, o Ezrahita ( descendente de Judá através de Zerá), um jovem da corte do rei Davi conhecido por sua sabedoria,  Heman, o Ezrahita, (  descendentes de Judá através de Zerá),   levitas designados pelo rei Davi para serem ministros da música,  Ageu, Zacarias,  Ezequiel e Jeremias.

Na Tradição judaica e cristã os salmos passaram a ser usados como orações, individuais ou comunitárias, como expressões tradicionais do sentimento religioso.

Vamos a eles.

Pela Ação do Santo Espirito, amem.

Jorge Eduardo Garcia

Prof. de Educação Cristã,

M.e em Bíblia,

S.T.D. – Sacrae Theologiae Doctor,

Ph.B . - Philosophiae Ecclesiasticae Baccalareus,

Dr. h. c. por Mérito Eclesiástico.

e-mail:

professorjorgeeduardogarcia@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O amor de 44 anos

 O amor de 44 anos Na madrugada de hoje , 30 de junho de 2024, com muita dor no pleito - preocupante, pois, na cirurgia tive duas paradas ca...