quarta-feira, 10 de julho de 2024

“Abraão e Lázaro no seu seio”.

 


Sem sombra de dúvida o Patriarca Abraão é o maior Ser Humano do Velho Testamento.

Com ele o Senhor fez a Aliança Abraâmica como está em  Genesis 17:  

2 Farei uma aliança entre mim e você e darei a você uma descendência muito numerosa.

3 Abrão se prostrou com o rosto em terra e Deus lhe falou:

4 Quanto a mim, esta é a minha aliança com você: você será pai de muitas nações.

5 O seu nome não será mais Abrão, e sim Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações.

6 Farei com que você seja extraordinariamente fecundo. De você farei surgir nações, e reis procederão de você.

7 Estabelecerei uma aliança entre mim e você e a sua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o seu Deus e o Deus da sua descendência.

8 Darei a você e à sua descendência a terra onde agora você é estrangeiro, toda a terra de Canaã, como propriedade perpétua, e serei o Deus deles.

9 Deus disse ainda a Abraão: Guarde a minha aliança, você e a sua descendência no decurso das suas gerações.

10 Esta é a aliança que vocês guardarão entre mim e vocês e a sua descendência: todos do sexo masculino que estão no meio de vocês deverão ser circuncidados.

Atenção para o “ Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações”, o que prova sua importância perante o Todo-Poderoso.

Assim sendo quando Jesus nasceu os israelitas estavam sob a Aliança Abraâmica bem como sob a Aliança Mosaica (Deuteronômio 11.)e a Aliança Davídica (2 Samuel 7:8-16).  

Não tinha ainda acontecido o Sacrifício Vicário e o Sangue de Jesus não havia selado a Nova e Eterna Aliança -Mateus 26:28: “... porque isto é o meu sangue, o sangue da aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados”.

Jesus ensinava contando Parábolas e uma delas é a do “ O rico e o mendigo, Lucas 16:

19 Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente.

20 Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele;

22 Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado.

23 No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.

Aqui está:

O Rico em tormentos viu “Abraão e Lázaro no seu seio”.

Ora, como Abraão é o Ser Humano mais abençoado por Deus e isso está no V.T. obviamente ele deve estar em um lugar muito especial para onde o Senhor lhe designou, pois não?

Claro que sim.

Onde é não sei por que as Sagradas Escrituras desse lugar nada fala com muita precisão , mas, sei que Jesus desceu aos Infernos para pregar a todos que lá estavam.

 1 Pedro 3 encontramos:

“18 Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito,

19 no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão,..”

Uma menção muito pequena e nada falou do Hades judeu.

Entretanto, “ algumas obras judaicas adaptam a imagem do Hades, o mundo dos mortos, para identificar uma área onde os justos mortos são separados por um rio ou abismo, do fogo, onde sofrem os ímpios mortos” – e eu creio que foi a essa que Jesus Morto visitou.

No Livro do 4 Macabeus 13:17 está escrito que “depois de nossa morte Abraão, Isaac e Jacó vai receber-nos, e todos os nossos antepassados que nos louvam”, o que tira qualquer dúvida sobre essa minha exegese.

ASSIM, minha exegese sobre “Abraão e Lázaro no seu seio” está ligada ou ligado ao Lugar Excepcional onde o Patriarca Abraão, o Pais de Muitas Nações, amado pelo Senhor nosso Deus, afinal não podemos esquecer que um dos Nomes de Deus é Elohei Avraham, Elohei Yitzchak ve Elohei Ya`aqov — "Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Jacó", foi levado pelo Criador.

Aleluia !!!

 Jorge Eduardo Garcia

Servo dos servos de Deus

São Paulo 10/07/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU APELO 23: O Empoderamento das Mulheres e o Feminicídio.

  Ninguém pode afirmar que Paulo, o   apostolo dos gentios,   não valorizou a trabalho das mulheres na Igreja Nascente, ninguém. Alguém ...