segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Sinagogas e Igrejas Locais

 


Muita gente vai se perguntar o porquê de minha explicações sobre o Judaísmo, mas é simples.

O Cristianismo surgiu do Judaísmo.

Na Igreja Primitiva o Apóstolo Pedro foi comissionado para levar os Ensinamentos de Jesus aos judeus.

Tendo o Senhor preparado a vida de Paulo aos pés de Gamaliel ele foi comissionado para levar os Ensinamentos de Jesus aos Não-Judeus, “aos goy (do hebraico גוי : plural גויים , translit. goyim) é um termo para um gentio, e na Torá (Pentateuco), as palavras goy e goyim aparecem cerca de 572 vezes em referência aos israelitas e às nações gentias”.

É por essa comissão que chamamos Paulo de o Apóstolo aos Gentios, já que ele saiu pelo então mundo conhecido levando o Evangelho das Boas Novas.

Atenção: “ Sinagoga tem origem na palavra grega συναγωγή, composta de σύν [sýn], “com, junto”, e γω ['ago], “conduta, educação”, cujo significado seria "assembleia".”

Ora, na Bíblia do King James encontramos em Atos !7: 1, 2, 3, 4:

E, tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga judaica. Como fazia habitualmente, Paulo foi à sinagoga e por três sábados argumentou com aquele grupo de pessoas com base nas Escrituras, explicando e comprovando que se fez necessário que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E proclamava: “Este Jesus que vos anuncio é o Messias!” – [ destaque meu]

Destaquei o “ onde havia uma sinagoga judaica. Como fazia habitualmente”, ou seja, o Judeu Paulo buscava em meio aos goyim as sinagogas, os lugares de ensino da Torá e confraternização judaica, para falar de Jesus, o Messias.

Não foi ouvido, ou melhor, muito poucos lhe deram credito e Paulo se voltou para os goyim e assim oferecer a Salvação em Cristo Jesus para todos que a quisessem, a Salvação pela Graça,  afinal havia sido preparado para tal mister.

Com a destruição do Templo de Jerusalém no ano 70 EC o Rabban Yohanan ben Zakkai, יוֹחָנָן בֶּן זַכַּאי, “ foi um importante sábio judeu durante o final do período do Segundo Templo durante a era transformadora pós-destruição”.

 Ele foi o principal contribuinte para o texto central do judaísmo rabínico, a Mishná ( a primeira grande coleção escrita das tradições orais judaicas que são conhecidas como a Torá Oral, além de ser a primeira grande obra da literatura rabínica, com o material sobrevivente mais antigo datando dos séculos 6 a 7 ARC) .

Rabban Yohanan ben Zakkai é considerado como uma das figuras judaicas mais importantes de seu tempo, e sua fuga da destruição romana de Jerusalém (que lhe permitiu continuar ensinando) pode ter sido fundamental para a sobrevivência do judaísmo rabínico pós-Templo”.

Destaco “que Rabban Yohanan ben Zakkai foi o primeiro sábio judeu a receber o título de rabino na Mishná”.

“Rabban Yohanan ben Zakkai tendo como referência a passagem no Livro de Oséias, "Eu desejei misericórdia, e não sacrifício", ajudou a persuadir o conselho a substituir o sacrifício de animais pela oração, uma prática que continua nos cultos de hoje; eventualmente, o judaísmo rabínico emergiu dessas decisões”.

Foi o Rabban Yohanan ben Zakkai que defendeu “ o estabelecimento de casas de culto individuais, uma vez que o Templo não era mais acessível”, ou seja, as Sinagogas ou Esnogas, “ espaços consagrados para oração , onde os judeus participam de serviços religiosos ou cerimônias especiais, como casamentosbar e bat mitzvahs, com salas para estudos religiosos e hebraicos , salões sociais, escritórios administrativos e de caridade, e muitos lugares para sentar e se reunir”.

Entretanto, na Época de Jesus os judeus espalhados pelo mundo conhecido ( no mínimo 10) organizaram Sinagogas, “onde adoravam por meio de orações em vez de sacrifícios”, e foram essas Sinagogas que Paulo frequentou.  

E foram essas Sinagogas que serviram de modelo para as “igrejas cristãs”, pois, as “igrejas locais”, também, passaram a ser locais de “assembleia” onde espaços foram consagrados para o culto e orações.

A Igreja, apesar de única por ser o Corpo Místico de Cristo, se divide em:

1-               “Igreja militante”- os fiéis que ainda estão vivendo neste mundo ;

2-              “Igreja triunfante”- “ os redimidos que já morreram e que agora estão na glória ao lado do Senhor.

O Senhor nosso Deus em Sua Onipotência, Onisciência, Onipresença, tem conhecimento do que não vemos, ou seja,  “ a “ Igreja visível - a Igreja conforme as pessoas a veem – e  a Igreja invisível - a Igreja conforme Deus a vê, pois, nessa estão os remidos,  os seguidores genuínos de Cristo”.

Pelo sim, ou pelo não, com o desenvolvimento do Cristianismo pelo Mundo  a exemplo das Sinagogas Judaicas os cristãos organizaram as “ Igrejas Locais”, pois assim, “ estavam cumprindo o propósito de Cristo para sua Igreja, como está em Mateus 28: 19 e 20:

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”.

 Quem tiver ouvidos, ouça...

Jorge Eduardo Garcia

Servo de Deus por Cristo, em Cristo,  com Cristo, agora e para sempre.

Amem

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU APELO 23: O Empoderamento das Mulheres e o Feminicídio.

  Ninguém pode afirmar que Paulo, o   apostolo dos gentios,   não valorizou a trabalho das mulheres na Igreja Nascente, ninguém. Alguém ...