terça-feira, 13 de agosto de 2024

Tisha B'Av 2024

 


Tisha B'Av 2024: O que é o dia de jejum de verão judaico, que começou  ao pôr do sol de 12 de agosto de 2024 e termina ao anoitecer de 13 de agosto de 2024.

 

Tisha BeAv é o dia do calendário judaico (9 do mês de Av), o qual foi fixado como jejum e dia de luto devido a dois dos mais trágicos eventos da história judaica — a destruição pelos babilónicos do Templo de Salomão, ou Primeiro Templo de Jerusalém, no ano 586 antes da era cristã, e a destruição do Segundo Templo, no ano 70 da era cristã, pelos romanos.

A destruição do Primeiro Templo

O Primeiro Templo foi construído em Jerusalém no Monte Moriá, pelo Rei Salomão.

No ano de 586 antes da era comum o Reino de Judá foi conquistado, e a cidade de Jerusalém sitiada e destruída juntamente com o Primeiro Templo - pelo exército do Império Babilônico no 19.º ano de reinado de Nabucodonosor II

O Segundo Templo teve sua construção iniciada em 535 antes da era comum, e terminada após uma pausa em 516 antes da era comum, pelos judeus que retornaram do exílio babilônico, com o fim do Império Babilônico e começo do Império Persa.

Sua destruição se deu na época da Grande Revolta Judaica contra o Império Romano no ano de 70 da EC, sob o comando do general romano Tito - que manteve um cerco militar na cidade e sitiando-a por quase três anos. 

Ele conseguiu penetrar na cidade no dia 17 de Tamuz e três semanas depois, no dia 9 de Av, seu exército conseguiu penetrar no Templo, saqueá-lo e destruí-lo. De acordo com o Talmude o motivo espiritual pela destruição foi o ódio gratuito entre os judeus desta época.

Todavia se sabe que o pai de Tito, o imperador Vespasiano , estava se recursos para terminar o Coliseu (em italiano: Colosseo), também conhecido como Anfiteatro Flaviano (em latim: Amphitheatrum Flavium; em italiano: Anfiteatro Flavio), é um anfiteatro oval localizado no centro da cidade de Roma, capital da Itália, e o ouro do Templo se fazia necessário.

Eu costumo afirmar que o Coliseu de Roma é o maior monumento judaico em todo o planeta, afinal para termina-lo o ouro dos judeus foi usado.

Existem 5 proibições rabínicas (não estão escritas na Torá) relevantes a este dia:

1.   comer e beber

2.   banhar-se

3.   passar cremes

4.   calçar sapatos de couro

5.   manter contato físico entre marido e mulher

Além destas proibições os judeus costumam não estudar Torá neste dia, não cumprimentar conhecidos e evitar trabalhos que possam desviar a atenção do luto pela destruição.

Outras calamidades na História Judaica também tiveram lugar em Tisha BeAv, incluindo o édito do rei Eduardo I, que forçava os judeus a deixarem a Inglaterra em 1290, e o Decreto de Alhambra, ou Édito de Expulsão dos Judeus de Espanha, pelos Reis Católicos, Fernando de Aragão e Isabel de Castela, em 1492.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU APELO 23: O Empoderamento das Mulheres e o Feminicídio.

  Ninguém pode afirmar que Paulo, o   apostolo dos gentios,   não valorizou a trabalho das mulheres na Igreja Nascente, ninguém. Alguém ...