terça-feira, 13 de agosto de 2024

Sobre as Olimpíadas de Paris em 2024

O Passarola de Gusmão
 


Como tudo que a França vende ao Mundo foi um BLEFE.

O que é Blefe?

O termo vem do Inglês bluff, que significa “engano, simulação, ato de fingir ter recursos que não se tem”, vindo do Holandês bluffen, que quer dizer “exagerar, aumentar os próprios atributos ou capacidades”.

Portanto, o  significado de Blefe é o ato ou efeito de blefar, cujo resultado e enganar, e iludir.

Vamos aos fatos:

O Palacio de Versalhes é um complexo magnifico?

É, mas na época de Luis XIV , um senhor que não tomava banho, tinha mal- hálito, sofria com suas hemorroidas e fedia para chuchu, era uma imundície só, pois ,nem banheiro para a Corte, com dezenas de pessoas, fazer suas necessidades possuía, elas – pipi e cocô-  eram feitas ao deus dará.

Contudo hoje é o maior ponto de referência turística da França, já que toda a historia foi posta sob o tapete.

A Torre Eiffel a célebre Tour Eiffel?

Jules Ferry, presidente do conselho de 1883 a 1885, decidiu reviver a ideia de uma nova Exposição Universal em Paris, de 5 de maio a 31 de outubro de 1889.

O ano escolhido não é inocente, pois simboliza o centenário da Revolução Francesa, um dos mais cruéis, mais atrozes,  eventos da História da Humanidade.

Só que a ideia da Torre foi concebida nos Estados Unidos durante a Feira Mundial de 1876 na Filadélfia, pelos engenheiros americanos Clarke e Reeves, porém faltou recursos para construí-la.

Em junho de 1884, dois engenheiros das empresas Eiffel, Maurice Koechlin e Émile Nouguier, respectivamente chefe do escritório de design e chefe do escritório de métodos, estavam trabalhando em um projeto para uma torre de metal de 300 metros. Eles esperavam poder torná-lo o destaque da Exposição de 1889, contando com o bem relacionado “patrão” Alexandre Gustave Eiffel, nascido Alexandre Gustave Bonickhausen dit Eiffel, nome de um ancestral alemão que se estabeleceu em Paris no início do século XVIII, e que era originalmente do Eifel, em Marmagen, no que hoje é a Renânia do Norte-Vestfália, que por soar muito germânico o bem sucedido engenheiro removeu , depois de ser caluniado como espião para o Império Alemão, teve “ a   permissão para usar o sobrenome de Eiffel foi concedida a ele por um decreto de 1º de abril de 18796, depois por acórdão do Tribunal de Primeira Instância de Dijon de 15 de Dezembro de 1880”...o nosso Eiffel não era francês de cinco costado, mas um Blefe.

“Financiada por três bancos, por recursos de próprio Eiffel, foi assinado um acordo que “ após a Exposição, Paris se tornará a proprietária da torre, mas que o Monsieur  Eiffel, como complemento ao custo da obra, manterá o uso dela por 20 anos - até 31 de dezembro de 1909 - ao final dos quais pertencerá à cidade de Paris”.

“A quiseram demoli-la, mas lá está ela magnifica em ferro  no extremo noroeste do parque Champ-de-Mars, às margens do Sena, no 7º arrondissement, sendo seu endereço oficial é 5, avenue Anatole-France,  o quarto local cultural francês mais visitado pelos turistas e que desde a sua abertura ao público, já recebeu mais de 300 milhões de visitantes” ( será???).

Contudo Paris é Paris.

Paris é fascinação.

Paris é magia.

Paris desperta o Amor, com A maiúsculo.

É como a canção Sous le ciel de Paris da maestral Edith Piaf:

“Sob o Céu de Paris, Voa uma canção, Ela hoje nasceu,

No coração de um rapaz, sob o céu de Paris, Caminham os apaixonados, A felicidade deles se constrói, Sobre um ar feito para eles”, etc.etc.etc.

E é isso mesmo, Paris leva o ser humano a se apaixonar pela vida e uns pelos outros.

Uma atleta, que já foi suspensa por doping, na GloboNews falou que “ essa Olimpíada é a da Diversidade   LGBTQIAPN+”, e eu digo como os americanos “bullshit”, nada mais que besteira...enfim os Globais dão voz a esse tipo de pessoa que não contribui em nada para nada.

O seguimento  LGBTQIAPN+ está ai pelo mundo todos 365 dias por ano, por isso, essa senhora deveria era ter ficado calada,  pois sabemos onde tem jovens tem sexo e dos tipos mais variados, logo ser politicamente correta nessa hora é demonstrar sua total ignorância da vida, portanto ela não pode ser exemplo de nada, nadica de nada.

Paris é um dos cenários mais belos do mundo.

Porém os franceses e, seu permanente intuito de demonstrar que são ‘politicamente corretos’ meteram os pés pelas mãos.

É justo eles quererem despoluir o Rio Sena?

É justíssimo, porém, não deveria ter organizado a Abertura dos Jogos em barcos navegando por ele.

NÃO MESMO!!!

Bateaux Mouches são uma realidade turística em Paris?

São, mas não podem navegar lado a lado, pois matam a visão dos passageiros.

Foi um bateau atras de outro bateau em fila indiana   o que fez com que não houvesse integração entre os atletas, conforme nos campos nas Olimpíadas anteriores...menos um ponto para a “atleta, que já foi suspensa por doping, na GloboNews falou que “ essa Olimpíada é a da Diversidade   LGBTQIAPN+”.

E tem mais:

Os lugares nas arquibancadas as margens do Sena foram vendidos por um preso exorbitante, mas, como reclamou um dos compradores “não sabíamos o que estva acontecendo fora de nosso restrito campo de visão”...outro Blefe, pois prometeram um espetáculo magnifico é foi pífio.

E tem mais:

O que adentava para os expectores no chão das ruas da Cidade Luz as apresentações nos famosos “telhados de Paris”?

NADA!!!

Se tinha telões, para que então sair pela ruas e melhor ficar em casa do que enfrentar os metros lotados.

Outro Blefe, pois prometeram um espetáculo magnifico é foi pífio.

Telões?

Faça-me o favor!!!

Quem entende de Telões é a cantora portuguesa Rosinha.

É o malucão com um Tocha Olímpica na mão correndo e pulando pelos telhados para alegria do veterano Galvão Bueno ( aquele que afirmou que Maria Antonieta foi decapitada antes da Revolução de 1789)  e mais ninguém... Outro Blefe, pois prometeram um espetáculo magnifico é foi pífio.

 A Pira Olímpica- horrível por sinal.

“História e inspiração da pira : A ideia é homenagear o primeiro balão de hidrogênio, construído por Jacques Charles, ocorrido em 1 de dezembro de 1783 no mesmo Jardim das Tulherias para mais de 400 mil pessoas”- MAIS UM BLEFE ...

Para os franceses tudo foi criado por eles e o Galvão Bueno, pessimamente informado, leu a sinopse onde eles afirmaram que o primeiro balão dirigível foi deles ----outro BLEFE – pois, foi “ em 19 de setembro de 1783,  em Versalhes, diante de Luís XVI, que  o balão dos Irmãos Montgolfier: Joseph-Michel (Annonay, 26 de agosto de 1740 — Balaruc-les-Bains, 26 de junho de 1810) e Jacques-Étienne (Annonay, 6 de janeiro de 1745 — Neuchâtel, 2 de agosto de 1799), voou por oito minutos e percorreu três quilômetros e meio, com uma ovelha, um pato e um galo como passageiros”

Ora, a História da aviação relata que 74 anos antes em 5 de agosto de 1709 “o padre jesuíta luso-brasileiro [ nasceu na cidade de Santos] Bartolomeu de Gusmão conseguiu fazer um balão de ar quente, o Passarola, que subiu aos céus diante de uma corte portuguesa abismada no pátio da Casa da Índia, na cidade de Lisboa”.

É como eu sempre afirmo : O francés BLEFA mais que o Pai da Mentira.

E o Galvão Bueno precisa estudar mais.

E a  deprimente  Marias Antonietas decapitadas com suas cabeças nas mãos, espalhadas pelas janelas da Conciergerie?

Uma falta de respeito com a História de sua Nação , mas eles querem demonstrar que são “politicamente corretos”...o que fazer?

Para culminar reeditaram a Marcha das Mulheres a Versalhes, no primeiro ano da Revolução Francesa, quando as mulheres dos mercados de Paris que, na manhã de 5 de outubro de 1789, protestavam contra o alto preço e a escassez do pão, insufladas por Stanislas-Marie Maillard, o «chefe dos matadores»,  que lançou sobre a rainha Maria Antonieta as imprecauções mais assustadoras, como o famoso “ se não têm pão, que comam brioches!” criada para denegrir a pobre rainha, que nunca se meteu em negócios de Estado.

Essa Marcha das Mulheres acabou desembocando no Massacres de 2 a 7 de setembro de 1792, uma série de execuções sumárias e em massa que se desenrolaram de em Paris, posteriormente no Período do Terror, ou O Terror, comandado por Maximilien de Robespierre, e que só teve certa tréguas quando 13 de Vendémiaire, Ano IV(em Paris em 5 de outubro de 1795)   o general Napoleão Bonaparte abriu fogo contra a multidão.

Cavilosamente os organizadores não afirmaram que a corrida que teve um percurso de 42,195 km, ligando Paris a Versalhes, iniciada na noite de 10 de agosto de 2024, com largada às 21h (horário local) e terminando no Hotel de Ville em Paris, estava reeditando aquele evento lamentável, mas como tudo na França é mais um BLEFE.

E o Homem Doirado que pulou de uma nave interplanetária em meio a uma cortina de fumaça negra na cerimônia de encerramento?

Para a seguir ver um bando de múmias empurrando arcos dourados em referência aos Arcos Olímpicos, que são coloridos?

Lamentável.

O locutor Luiz Carlos Júnior, visivelmente cansado, mas demonstrando uma surpreendente euforia , parecia  estar tendo ‘orgasmos cósmicos’ com o que se passava na cerimônia de encerramento...é a vida, ou será defesa de um emprego?

Enfim, a meu ver essas Olimpíadas de Paris em 2024 teve seu único ponto brilhante foi quando a cantora adoentada - sofre da síndrome da pessoa rígida (SPR). A doença provoca rigidez muscular, causa dores agudas e afeta a mobilidade-  cantou a música "Hymne à l’amour".

O resto foi mais um BLEFE dos franceses sempre preocupados de demostrar que são “politicamente corretos”.

Que tristeza.

Jorge Eduardo Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU APELO 23: O Empoderamento das Mulheres e o Feminicídio.

  Ninguém pode afirmar que Paulo, o   apostolo dos gentios,   não valorizou a trabalho das mulheres na Igreja Nascente, ninguém. Alguém ...