sábado, 14 de dezembro de 2024

9 capitulo Aristóbulo I O primeiro dos Macabeus a assumir o título de rei da Judeia.

 

9 capitulo

Aristóbulo I

O primeiro dos Macabeus  a assumir o título  de rei da Judeia.

 

Sabemos que um Rei para os Judeus só pode ser da Dinastia do Rei Davi, assim sendo os Macabeus se perderam quando cheios de soberba colocaram o Diadema Real em suas cabeças.

Foi Sumo Sacerdote.

Reinou apenas um ano , ou seja, de 104 até 103 a.C. ou AEC.

 

O historiador romano-judeu Flavio Josefo afirma que ele foi o primeiro judeu em "quatrocentos e oitenta e três anos e três meses" a ter estabelecido uma monarquia desde o retorno do cativeiro babilônico, sendo o primeiro rei hebreu a reivindicar tanto o Sumo Sacerdócio quanto a realeza

“Era o mais velho dos cinco filhos de João Hircano,  e os saduceus e os essênios não estavam preocupados com o fato de Aristóbulo tomar o título de rei, mas os fariseus, acreditando que a realeza só poderia ser mantida pelos descendentes da linhagem davídica, se opuseram fortemente a isso com uma  rebelião maciça, mas Aristóbulo morreu antes que qualquer tentativa de depô-lo pudesse acontecer.”

Desiquilibrado e sedento de Poder mandou encarcerar sua mãe, herdeira do autoridade civil, e deixou que ela morresse de fome.

Não satisfeito “ aprisionou todos os seus irmãos, exceto Antígono a quem amava e considerava digno de uma posição como a sua”.

Antígono acabou assassinado por Aristóbulo, que tomado de remorsos começou a sofrer de melancolia e com a saúde abalada- tinha tuberculose pulmonar- vomitou sangue e “ o servo que tirou o sangue tropeçou e o derramou no mesmo lugar onde as manchas de sangue do assassinado Antígono podiam ser vistas. Houve um grito entre os que viram, e o rei perguntou-lhes o que tinha acontecido. No início, eles não queriam contar a ele, mas ele os obrigou a conversar. Ao ouvir a história, caiu no choro:

"Não consigo escapar do olhar de Deus!

Ó corpo vergonhoso!

Até quando você vai sustentar uma vida que está em dívida com o espírito de uma mãe e de um irmão?

Até quando irei oferecer meu sangue, gota a gota, como oferenda de bebida aos mortos?

Que levem tudo na hora!".

Ele mal tinha terminado essas palavras quando morreu, tendo reinado apenas um ano.

Sua viúva, Salomé Alexandra, a artífice do assassinato de Antígono  estava momentaneamente no comando do poder.

Alguém escreveu:

“Aristóbulo I forçou os galileus a aceitar a fé judaica.

Aristóbulo I declarou guerra aos  iturianos, que habitavam a Itureia,  uma terra montanhosa a noroeste do Jordão, e tomou deles uma parte de seu território, forçando-os a serem circuncidados e a viver de acordo com a lei dos judeus, porém foi Alexandre Janeu que conquistou definitivamente a região e obrigou a população a se converter ao judaísmo.

Aristóbulo I lamentavelmente começou a infeliz história de assassinatos, intrigas e ciúmes familiares, que duraria décadas e acabaria por tornar o Estado judeu presa fácil para o poder cada vez maior de Roma”.

 Pois é né?

Matatias começou a revolta Macabeia para defender seu D’us, a Lei de Moises, suas tradições e costume, seu neto ensandecido “cuspiu” em tudo que seu avô acreditava, ignorando as Palavras do Senhor:

“...porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, mas que também ajo com amor até a milésima geração para aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos...”  

 

Morreu louco.

 

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

7 capitulo dos Macabeus Simão Thassi, o príncipe.

 

Macabeus

 

Simão Thassi,

ou

 Simão, o Hasmoneu, ou  Simão Macabeu.

O primeiro da Dinastia dos Hasmoneu que foi a princípio principesca e depois real.

 

Parece não ter pé nem cabeça o que agora escrevo, mas tem um fundo de verdade.

Os judeus teimam em virar as costas para o seu D’us e as consequências sempre são trágicas.

Acompanhe meu raciocínio:

1 Samuel 8:1-10

Tendo Samuel envelhecido, constituiu seus filhos por juízes sobre Israel. O primogênito chamava-se Joel, e o segundo, Abias; e foram juízes em Berseba.  Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele; antes, se inclinaram à avareza, e aceitaram subornos, e perverteram o direito. Então, os anciãos todos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,  e lhe disseram: Vê, já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todas as nações.

Porém esta palavra não agradou a Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos governe. Então, Samuel orou ao Senhor.

Disse o Senhor a Samuel: Atende à voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele.

Segundo todas as obras que fez desde o dia em que o tirei do Egito até hoje, pois a mim me deixou, e a outros deuses serviu, assim também o faz a ti.

Agora, pois, atende à sua voz, porém adverte-o solenemente e explica-lhe qual será o direito do rei que houver de reinar sobre ele.

Referiu Samuel todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedia um rei,...

Ora, eles tinham sido governados pelos Juízes escolhidos pelo Senhor, mas quiseram um Rei como todos os povos seus vizinhos...deu no que deu. 

Adonay sempre indicou os lideres para seu Povo Escolhido, mas, eles sempre querem dar uma ‘mãozinha’ nessa escolha.

E é aí que mora o perigo, o Altíssimo não precisa de ‘mãozinha’ Ele sabe o que faz, além do que teimam em querer ser igual as outras Nações, mas não são.

São Povo Escolhido, Raça de Sacerdote.

Entretanto, até hoje(14/03/2023) parece que grande parte dos judeus não compreendem essa realidade que é Divina e querem fazer do Estado de Israel, a Terra Santa da Judeia, um Estado Laico como as outras Nações do mundo.

Estão pagando caro por essa teimosia.

Enfim, vamos continuar com os Macabeus, que naquela altura da Historia de Israel já sabiam que o seu rei, o Melekh Mashiach , o Messias Ungido, era  descendente da linha Davídica, da Casa Real de Davi, mas, teimaram e acabou dando no que deu.

Morto Jônatas Apphus seu irmão Simon Thassi, que quer dizer ‘sábio’,  o segundo filho de Matatias , foi eleito líder pelo povo reunido em Jerusalém.

“ Simão estratego, ou comandante militar, da região costeira que se estendia da Escada de Tiro até o Egito, que conquistou as cidades de Bet-zur e Jope, guarnecendo-as com tropas judaicas e construindo a fortaleza de Adida”

Escada de Tiro ou Promontório de Tiro, é uma característica geográfica mencionada em fontes gregas e hebraicas, distinguida por uma cordilheira litorânea, cujo ponto mais alto está distante 18,5 quilômetros (11,5 milhas) ao norte de Acre, no norte de Israel. A gama estende-se para além de Pneu, no sul do Líbano.

Inimigo de Trifão, que assassinou seu irmão e sobrinhos, apoiou a Demétrio II Nicator, Basileu do Império Selêucida de setembro de 145 até a gosto de 138 a.C. ou AEC, que em contrapartida concedeu a pedido isenção de impostos para a Terra Santa da Judéia , o que de fato o implicou o reconhecimento da independência política da Judeia.

Mas, aí veio a soberba, pois “ tornou-se o primeiro príncipe da Dinastia dos Hasmoneus , reinado de 142 a 135 a.C. ou AEC”.

Entretanto, Simão Thassi não se autoproclamou príncipe com poderes de um soberano, mas foi uma resolução tomada por uma grande assembleia popular em 141  composta de “ sacerdotes, dos anciãos da terra, dos comuns do povo, no sentido de que Simão deveria ser seu líder e sumo sacerdote para sempre, até que surgisse um profeta fiel".

Viu, todas as classes judaicas, incluso  o povão, mais uma vez queriam ser governados por um príncipe soberano com as demais nações, e não mantiveram seu líder máximo só como Sumo Sacerdote do Deus Altíssimo.

A República Romana, sempre gananciosa por mais influência no mundo de então, reconheceu através de ato de seu Senado por volta de 139 a.C. ou AEC, quando a delegação que representava Simão estava em Roma.”

Com esse apoio romano a Terra Santa da Judeia se tornou semi-independente do Império Selêucida, porém,  como veremos, uma independência muito, mais muito, relativa.

Finalizando:

“ Em fevereiro de 135 , o príncipe e Sumo Sacerdote da Judéia Simão e seus dois filhos Matias e Judá , bem como alguns dos servos , foram assassinados em um banquete em Doque por seu genro Ptolomeu, o governador selêucida em Jericó”.

“Ptolomeu, filho de Abubus, de acordo com o livro de 1 Macabeus, em 135 a.C. ou AEC,  serviu como governador de Jericó. Esse ato de traição ao direito de hóspede rendeu a Ptolomeu um lugar na  A Divina Comédia, de Dante, pois, uma das seções da nona camada do inferno descrita no Inferno é chamada Ptolomea,  habitada por  Satanás, Judas Iscariotes e Caim, e onde estão todos aqueles que traem os hóspedes em sua casa sofrem”.

Simão Thassi foi sucedido por João Hircano.

Pois, é se mantivesse só o sumo sacerdócio não teria tido tal fim, mas, foi tomado pela soberba e com isso essa iniquidade, para mim uma iniquidade, acabou tirando as vidas de seu filhos candidatos presuntivos ao diadema de príncipe.

Estão lembrado:  ... porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam”- Êxodo 20:5

E o “odeiam” aqui quer afirmar peremptoriamente desobedecem.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Macabeus Registro na FBN


 

Macabeus - Eu , o autor, falo sobre a judeofobia

 Macabeus - Eu , o autor, falo sobre a judeofobia:

Não custa nada lembrar as agruras, as circunstâncias complicadas, a vida árdua, do Povo de Israel, da Nação Judaica, dos Judeus, pois, assim falou o Senhor:

..”vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa”..., palavras escritas em Exodo16:9, o que despertou, desperta e despertará inveja das outras Nações, não só no Grande  Médio Oriente, mas, também, nas do Mundo ocidental, da dita Civilização Ocidental, ou simplesmente Ocidente.

“ O conceito da parte ocidental do mundo tem sua origem na civilização greco-romana na Europa, com o advento do cristianismo”.

Porém, desde sua instalação na Terra Santa da Judéia, os israelitas sofrem ataques dos povos ambiciosos por suas riquezas como os assírios, os babilônios, os selêucidas, os egípcio, os romanos, os árabes, e até os europeus.

Sempre aconteceu, sempre existiu, no MUNDO o antissemitismo , ou seja, o ódio, o  preconceito contra o povo judeu , a sua cultura, ou seja, uma insana “aversão aos semitas” raiz do termo , contudo o que existe mesmo é a  “judeofobia”.

 “ Na realidade, os semitas englobam outras várias etnias, como os hebreus, arameus, fenícios, árabes e os assírios”.

Os ocidentais dão vários porquês para essa “judeofobia” como:

1.   Os judeus seriam odiados por se proclamarem o "povo escolhido de Deus"( essa uma das Verdades Divinas, como sabemos por Cristo Jesus) , uma ideia imposta graças a Igreja Católica Apostólica Romana, a Igreja de Roma milenar, com seus papas ambiciosos que proibiram seus fieis a lerem as Sagradas Escrituras , a Bíblia;

Para completar a Igreja de Roma decretou que os judeus decem ser odiados por serem responsáveis pela morte de Cristo, uma baboseira histórica, o POVO nada teve com a morte de Jesus e sim os membros do Grande Sinédrio, uma Elite Dirigente que se viu amaçada pela pregação, pelo chamado a razão, de nosso Senhor e Salvador Jesus de Nazaré, o Cristo do Deus Vivo;

2.   Economicamente os judeus foram e são odiados por terem dinheiro e como sabemos riquezas dão Poder.

Foi  graças a essa ideia a Igreja de Roma, sempre ambicionado o Poder Secular,  criou Guetos,  pogroms aconteceram, soberanos e seus governos saquearam e mataram os judeus em seus Estados, em seus domínios;

3.   Os judeus seriam odiados por serem de uma raça inferior (ideologia nazista) e responsáveis por todos os problemas no mundo;

4.   Por fim: “Os judeus são odiados por serem adoradores do Único e Verdadeiro Deus, O Eterno, O Criador de todas as coisas e, portanto, é visto como o sustentador e governante do universo”.

Até o Reformador Martim Lutero foi antissemita e manifestou isso em seu “ Sobre os Judeus e Suas Mentiras (do alemão Von den Juden und ihren Lügen), escrito em janeiro de 1543, que defende a perseguição aos judeus, a destruição dos seus bens religiosos, assim como o confisco do seu dinheiro,  se baseando  no conceito germânico de liberdade, conceito esse que concebeu o Nazismo --- para mim que sou um protestante fiel a Sã Doutrina é uma tristeza que, na minha ótica, faz do homem que pregou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, em 31 de outubro de 1517 as 95 Teses, que são o marco importantíssimo da Reforma Protestante, um Sem-noção afetado pelo alcoolismo, que é uma doença como se sabe em nossos dias.

Em 167 a.C. ou AEC a ambição dos povos pela Terra Santa da Judéia, dada por D’us a Seu Povo Escolhido, e na época pelas riquezas do Templo em Jerusalém, levou a Antíoco IV Epifanes , Basileu e rei da Síria da dinastia selêucida, a invadi-la e a ordenar a destruição de tudo relacionado ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó, impondo por decreto ao povo judeu a “ oferecer sacrifício aos deuses gregos”.

MAS, Mattathias ben Johanan ,  מַתִּתְיָהוּ בֶּן יוֹחָנָן הַכֹּהֵן, um judeu Cohen ou Kohen ("sacerdote"), se negou peremptoriamente a acatar a ordem do rei selêucida de adorar em um altar pagão construído em Modi'in, sua localidade, os deuses gregos, para em seguida “ matar com suas próprias mãos o judeu que havia se oferecido para fazê-lo para fazê-lo e ato continuo matou  o representante de Antíoco IV Epifanes que presidia o evento”.

“ Este foi o primeiro passo da Revolta dos Macabeus, que resultou na independência judaica, que não era desfrutada há 400 anos. Os eventos da guerra formam a base do feriado de Chanucá, que os judeus celebram no dia 25 de Kislev do calendário hebraico, correspondendo a meados de novembro até o final de dezembro do calendário gregoriano.”

Esse meu livro sobre Historia Judaica relata o que foi a Saga da Familia de Mattatias conhecida como Os Macabeus.

Que o D’us de Israel, o meu Deus e Pai de meu  Senhor Jesus Cristo, e o Santo Espirito, manifeste sua Santa Misericórdia para comigo , um historiador bissexto, mas, que tem livros registrados na Biblioteca Nacional, por essa pequena obra feita para Honrar e Adorar ao Eterno Criador, o Elohei Avraham, Elohei Yitzchak ve Elohei Ya`aqov.

Piedade Senhor.

Jorge Eduardo Garcia

São Paulo 6 de julho de 2024

4 capitulo Matatias, o sacerdote do Altíssimo do Macabeus

 

Macabeus

4 capitulo

Matatias, o sacerdote do Altíssimo.

“Muitos cederam, poucos ficaram firmes na Fé e é desses que passaremos a falar”

 

E assim está escrito na Bíblia Sagrada, Editora Barsa, 1964:

“ Então muitos do povo de Israel resolveram consigo não comer nada que fosse imundo: e escolheram antes morrer do que manchar-se com viandas imundas: e eles não quiseram violar a santa lei do Senhor, e foram desapiedadamente mortos. E então caiu sobre o povo uma ira por extremo grande”-  I Macabeus, capitulo 1,versículos de 65 a 67.

“Naqueles dias Matatias, filho de João, filho de Simeão, sacerdote dentre os filhos de Joarib, saiu de Jerusalém, e fez assento no monte de Modin. E tinha ele cinco filhos : João que tinha por sobrenome Gadis; e Simão, por sobrenome Tasi; e Judas, que era chamado Macabeu; e Eleazar, por sobrenome Abaron; e Jônatas, por sobrenome Afó; Estes consideraram nos males que se faziam entre o povo de Judá, e em Jerusalém.” -  I Macabeus, capitulo 2,versículos de 1 a 6.

 

Sempre nas horas de grandes aflições temos nas Sagradas Escrituras magníficas orações ,em formas diversas, feitas por Seres Humanos que temem a Deus e O ama sobre todas as coisa.

Senhor houve a minha súplica, por Amor a Teu Filho Jesus.

Essa oração de Matatias, Sacerdote do D’us de Israel, do nosso Deus Eterno, que está descrita em I Macabeus, capitulo 2, versículos de 7 a 13, não é diferente:

“ Desgraçado de mim, como é possível que nascesse eu para ver a ruína de meu povo, e a destruição da cidade santa, e para nela me deixar estar quedo, quando se acha entregue nas mãos dos seus inimigos?

O seu santuário está entre as mãos dos estrangeiros.

O seu templo é tratado como um homem infame.

Os vasos, que contribuíam para a sua glória, foram levados cativos para terras estrangeiras.

Os seus velhos foram assassinados nas ruas, e os seus mancebos caíram mortos aos golpes de espada dos seus inimigos.

Que nação não herdou o seu reino, e não se enriqueceu com seus  despojos?

Toda a sua magnificência lhe foi roubada.

A que era livre agora é escrava.

E quanto nós tínhamos de santo e a nossa formosura, e o nosso esplendor, eis ai foi tudo destruído e o profanaram a gente.

De que nos serve pois nos o viver ainda?”

Fim da súplica de um Ser Humano que apesar de todas as pedras de tropeço confiava em seu Deus Altíssimo.  

“De que nos serve pois nos viver ainda?” e depois dessas doloridas palavras, que dá para perceber que transpassava o corpo, a alma, o espírito, pois, só um insensível não vê a amargura, o sofrimento, a tristeza, desse notável Ancião, o velho Sacerdote do Senhor e seus cinco filhos rasgaram as vestes e “ se cobriram de cilícios, e se puseram num apertado luto”.

 

Era o começo da resistência ao Rei da Síria....era o começo da resistência a Antíoco IV Epifanes... era o começo da luta contra o Grande-sacerdote de Lúcifer, criatura da Linhagem do Mal ... era o começo da interminável luta do Povo de Israel por sua liberdade...uma luta que dura até os nosso dias ( edito esse em 13/03/2024)

 

Quem era esse Sacerdote do Senhor, de onde vinha, aonde queria chegar, já que sabemos onde estava.

Quero chamar atenção de que na Bíblia Sagrada, Barsa, Edição de 1964, que agora estamos usando para estudarmos Os Macabeus, os 2 Livros de Crônicas, esses são chamados de  "Primeiro dos Paralipômenos e Segundo dos  Paralipômenos".

Vamos consultar  I Crônicas 24 – Ordem e funções sacerdotais- em várias versões da Bíblias:

A-  Na Barsa que estamos usando nesse estudo:.

1 E os filhos de Aarão foram repartidos nestas classes: Filhos de Aarão foram:

Nadab, e Abiú, e Eleazar, e Itamar.

2 Mas Nadab, e Abiú morreram antes de seu pai sem deixar filhos: e Eleazar, e Itamar exerceram as funções do sacerdócio.

3 E repartiu-os Davi, isto é, a Sadoc dos filhos de Eleazar, e a Aimelec dos filhos de Itamar, fixando os seus turnos e ministérios.

4 Mas achou-se que eram muitos mais os filhos de Eleazar entre os chefes de famílias do que os filhos de Itamar, e dividiu-os, isto é, aos filhos de Eleazar em dezesseis famílias, cada uma com seu príncipe, aos filhos de Itamar em oito pelas suas famílias e casas.

5 E repartiu por sorte ambas as famílias entre si: porque havia príncipes do santuário, e príncipes de Deus tanto dos filhos de Eleazar, como dos filhos de Itamar.

6 E Semeias filho de Natanael da tribo de Levi, secretário, fez o rol deles, na presença do rei, e dos príncipes, e do sacerdote Sadoc, e de Aimelec filho de Abiatar, e diante dos chefes das famílias sacerdotais e levíticas: tomando primeiro a casa de Eleazar, que era sobre as outras: e deu a outra casa de Itamar, que tinham outras subordinadas a si.

7 Assim a primeira sorte saiu a Joiarib*, a segunda a Jedei,

8 a terceira a Harim, a quarta a Seorim,

9 a quinta a Melquia, a sexta a Maiman,

10 a sétima a Acos, a oitava a Abia,

11 a nona a Jesua, a décima a Sequenia,

12 a undécima a Eliasib, a duodécima a Jacim,

13 a décima terceira a .Bopfa, a décima quarta a Isbaab,

14 a décima quinta a Belga, a décima sexta a Emer, 15 a décima sétima a Hezir, a décima oitava a Afses,

16 a décima nona, a Fetéia, a vigésima a Hezequiel,

17 a vigésima primeira a Jaquim, e a vigésima segunda a Gamul,

18 a vigésima terceira a Dalaiau, a vigésima quarta a Maaziau.

19 Esta é a sua distribuição segundo os seus ministérios, para servirem na casa do Senhor, e, segundo o seu rito debaixo da direção de Aarão seu pai como o tinha mandado o Senhor Deus de Israel.

* Outra grafia para Jeoiaribe.

B-  Na da Sociedade Bíblica do Brasil, da Almeida Revista e Atualizada:

" 1 Quanto aos filhos de Arão, foram eles divididos por seus turnos. Filhos de Arão: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.

 2 Nadabe e Abiú morreram antes de seu pai e não tiveram filhos; Eleazar e Itamar oficiavam como sacerdotes.
 3 Davi, com Zadoque, dos filhos de Eleazar, e com Aimeleque, dos filhos de Itamar, os dividiu segundo os seus deveres no seu ministério.
4 E achou-se que eram mais os filhos de Eleazar entre os chefes de famílias do que os filhos de Itamar, quando os dividiram; dos filhos de Eleazar, dezesseis chefes de famílias; dos filhos de Itamar, oito.
 5 Repartiram-nos por sortes, uns como os outros; porque havia príncipes do santuário e príncipes de Deus, tanto dos filhos de Eleazar como dos filhos de Itamar.
6  Semaías, escrivão, filho de Natanael, levita, registrou-os na presença do rei, dos príncipes, do sacerdote Zadoque, de Aimeleque, filho de Abiatar, e dos cabeças das famílias dos sacerdotes e dos levitas; sendo escolhidas as famílias, por sorte, alternadamente, para Eleazar e para Itamar.
7 Saiu a primeira sorte a Jeoiaribe; a segunda, a Jedaías;
8 a terceira, a Harim; a quarta, a Seorim;
9  a quinta, a Malquias; a sexta, a Miamim;
10  a sétima, a Hacoz; a oitava, a Abias;

11  a nona, a Jesua; a décima, a Secanias;
12  a undécima, a Eliasibe; a duodécima, a Jaquim;
13  a décima terceira, a Hupá; a décima quarta, a Jesebeabe;
14  a décima quinta, a Bilga; a décima sexta, a Imer;
15  a décima sétima, a Hezir; a décima oitava, a Hapises;
16  a décima nona, a Petaías; a vigésima, a Jeezquel;
17  a vigésima primeira, a Jaquim; a vigésima segunda, a Gamul;
18 a vigésima terceira, a Delaías; a vigésima quarta, a Maazias.
19  O ofício destes no seu ministério era entrar na Casa do SENHOR, segundo a maneira estabelecida por Arão, seu pai, como o SENHOR, Deus de Israel, lhe ordenara. "

Na Bíblia Barsa, I Macabeus, capitulo 2, versículos de 1a 5, está escrito:

“ Naqueles dias Matatias, filho de João, filho de Simeão, sacerdote dentre os filhos de Joarib*, saiu de Jerusalém, e fez assento no monte de Modin E tinha ele cinco filhos: João que tinha por sobrenome Gadis; e Sião, por sobrenome Tasi: e Judas, que era chamado de Macabeu; e Eleazar, por sobrenome Abaron: e Jonatas, por sobrenome Afô."

* Outra forma de escrever Jeoiaribe.

Quero estabelecer que as Wikipédias são enciclopédias práticas mais pouco confiável, já que qualquer pessoa escreve o que quer e bem entende em diversos idiomas, e isso estabelecido, vamos a um verbete sobre Modin, Matatias e seus filhos.

Em francês: 'Modiin, ville au nor de Jérusalem, est célèbre pour avoir été la ville d'origine de la famille des Hasmonéens qui donnèrent l'indépendance puis dirigèrent la Judée aux premier et deuxième siècles avant l'ère chrétienne."qui donnèrent l'indépendance puis dirigèrent la Judée aux premier et deuxième siècles avant l'ère chrétienne.";

Em inglês: 'Mattathias was from a rural priestly family in Modiin. Ancient Modi'in was the place of origin of the Jewish Hasmonean dynasty which ruled Judea in the first and second centuries BCE, and it is where the Maccabean revolt against the Seleucid Greeks started";

Em espanhol: ‘Modi'ín emplazada en el sitio histórico de Modi'ín, fue asiento de los hermanos Macabeos, líderes de la rebelión en contra de la conquista helénica de Judea, al cabo de la cual se erigieron triunfadores, instalando el reino Hasmoneo’.

Nada na em português sobre Modin, pois na  publicada em  língua de Camões dela não se fala no verbete dos Macabeus, pois, assim está escrito: “Depois de a sua detenção ter sido ordenada, ele refugiou-se no deserto da Judéia com os seus 5 filhos, sendo seguido por muitos dos seus compatriotas. “

Não se deram ao trabalho de citar a localidade tão importante para a História da Humanidade, a do Povo de Israel e para a dos Cristãos.

É meu desejo, transmitir nesse livro o máximo que posso de meus conhecimentos, portanto o que sei, ou melhor o que me recordo deles, fruto de exaustivas pesquisas sobre os assuntos que influenciaram, que tiveram grande importância, que realmente colaboraram para a situação religiosa-político-social e econômica na Terra Santa da Judeia, com reflexos até os nossos dias.

Deixou claro que conhecer os Macabeus é importantíssimo para termos a ideia de como era a Terra Santa da Judéia no Tempo do Ministério Terreno do Senhor Jesus e ,portanto, a postura do Povo de Israel em relação ao Reino Messiânico e a posição de Judas Iscariotes nesse processo que culminou com o Sacrifício Vicário de Cristo.

Por isso, não tenho pejo, de em citando as fontes, transcrever o que encontrei sobre os assuntos em alguns lugares que considero mais palatável para o meus leitores, não me fixado em livros que podem criar mais confusão do que esclarecimento sobre o tema.

Como em toda a Biblioteca Protestante que conheço a  'Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia 'de R. N. Champlin e J. M. Bentes, bem como 'O Velho e o Novo Testamentos, versículo por versículo', de R. N. Champlin, Ph.D. ( comentários dos versículos bíblicos um a um), fazem parte do acervo .

Minha esposa, Thereza Christina, logo quando das nossas conversões fez questão absoluta de me presentear com essas coleções, eu uso e abuso delas ao realizar os meus trabalhos, pois assim penso estar , mais ou menos, em consonância com os meus irmãos na Fé em meu Pais.

E nessa obra não foi diferente, portanto vamos 'Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia, Volume 3, ao verbete HASMONEANOS ( MACABEUS), páginas 32 a36:

 I. Caracterização Geral:

A família judaica chamada Hasmom distinguiu-se na história do povo judeu. -Ela tornou-se proeminente, particularmente, em 167 A.C., quando foi o instrumento da restauração da independência de Israel, ao derrotar os governantes sírios, que a dominavam.

Ver sobre Seleuco e Antíoco. O termo Hasmom parece ter-se derivado de Chasmom, que foi o bisavô de Matatias, um proeminente membro da família. Ver o gráfico, que demonstra a ascendência dessa família, em sua segunda seção. Essa família também era conhecida como os Macabeus. Porém, é mais acertado dizer que os Macabeus eram uma parte da família Hasmom. Macabeus é um nome que se derivava de Judas, que também atendia pelo sobrenome de Macabeu. Há incerteza sobre os significados de ambos esses nomes. Alguns eruditos supõem que o hebraico por detrás de Macabeus vem das letras iniciais da frase, em hebraico, que se encontra em Êxodo 15:11: «ã Senhor, quem é como tu entre os deuses?» Diz-se que essa sentença estava escrita sobre as bandeiras daqueles patriotas.

 Mas provavelmente, o termo Macabeus simplesmente deriva-se do vocábulo hebraico que significa «martelo», isto é, makkabah, com pequena variação. Nomes próprios modernos também se têm derivado do martelo, por ser esse um instrumento muito útil de trabalho em todos os tempos. Assim, em inglês, Hammer (<<martelo», em português), é um nome próprio. E outro tanto se dá com o nome próprio Martel, derivado de uma raiz latina com esse mesmo sentido.”.

“Matatias, um sacerdote judeu de profundo patriotismo e de grande coragem, ficou furioso diante da tentativa de Antíoco IV Epifânio (vide) de destruir os judeus e a fé religiosa e as instituições judaicas. Reuniu então um exército de judeus leais, que compartilhavam de seus sentimentos, e instigou uma revolta contra os governantes sírios”.

No Gráfico da Família dos Hasmoneanos -( Macabeus) – que nada mais é que a Arvore Genealógica dessa Família de Ilustres Judeus, na qual Mattathias (מתתיהו Matitiyahu ou Matisyahu ben Yochanan HaCohen em Hebreu), aparece em “quarta geração”.

Obs.: Nele está descrito uma curiosa observação há de que Matatias era filho de Simeão e neto de João, portanto o inverso do versículo da Bíblia Católico-Romana. Mas, para mim, isso no frigir dos ovos tem pouca importância, mas é bom deixar claro esse ponto, já que não faltam os chatos de plantão.


Foram os Membros da Família do Sacerdote Matatias que se distinguiram como os principais do  Povo de Israel, a partir de sua 'resistência' ao invasor helenista desde 167 a.C. ou AEC, isso quer dizer lutar para derrotar os governantes sírios que os apoquentavam dia e noite, mês após  meses, ano após anos.

O Levante, o Oriente Próximo, a Terra Santa da Judéia, não tiveram paz  desde que aquela parte do Mundo, nas terras conquistadas pelos exércitos de Alexandre Magno, e que se tornou um legado  do “Diádocos Seleuco I Nicator, um general ambicioso,   estabeleceu o Império Selêucida em 312 a.C. ou AEC dando início a Dinastia Selêucida.

Uma paz que não existe até hoje entre o judeus e os sírios. 

Matatias era um descendente direto de Arão, um Levita, um parente do Homem Santo Moisés, um Sacerdote que não conseguia viver ante  a violação da Cidade Santa, do saque do Templo do Deus Eterno, sua contaminação, pois, nele foi introduzida uma estátua de Zeus Olimpo  e com toda pompa e circunstância a matança de um porco no Santo dos Santo.

Matatias não podia ver  seu povo ser humilhado por um monarca  estrangeiro e suas tropas pagãs e  ainda para piorar ter, e isso sob a pena de morte, de conviver com os Editos Reais de um soberano que era a encarnação do Maleficio.

Obs.: Na Bíblia Barsa está escrito Júpiter Olimpo. Mas Antíoco IV Epifanes era de origem grega, portanto, a estátua que foi colocada no Templo do Deus Eterno, em Jerusalém, deveria ser a de “Zeus que era senhor do céu e deus grego supremo.  Conhecido pelo nome romano de Júpiter.”

Mas continuemos:

O que certamente mais abalou a Matatias, e aos seus,  foi a ordenança  da extinção, da adoração, da essência do culto, ao Senhor de Israel, ao Deus de Abraão , de Isaque e Jacob, ao Deus dos Exércitos de Israel em tempos do Rei Davi, do Deus que deu ao Homem Santo Moisés a Lei, em uma tentativa de banir da face da terra a Religião dos Judeus.

Matatias rascou suas vestes, cobriu de cinzas a cabeça e se vestiu de luto...

Seus filhos o seguiram na atitude, mas o Sacerdote do Altíssimo não estava disposto a parar e quando viu que chegavam a Modin, oficiais reais com ordem de fazer cumprir os Editos fosse como fosse.

Ficou alerta, e um deles, mais afoito, ousou propor a ele um suborno.

O oficial  sírio prometeu que se fosse ele o primeiro a ascender incenso e proclamasse que estava abandonado a Lei Mosaica, tinha ordem de anunciar que Matatias, daquele momento em diante, era considerado como da “classe dos amigos do rei, e  como tal cobertos de ouro, e de prata, e de ricos donativos”.

Ardendo em seus brios o Vetusto Judeu se queimou e falou bem alto ante a multidão aglomerada para ver a tal função:

"...Ainda quando todas as gentes obedeçam ao rei Antíoco, de tal sorte que cada um se aparte do jugo da lei de seus pais, e consinta nos mandamento do rei, eu e meus filhos, e meus irmãos, obedeceremos a lei de nossos pais ! Deus de tal sorte nos defenda!

Nos nenhuma conveniência temos em largar a lei, e as ordenanças de Deus. Nos, não daremos ouvidos às palavras do rei Antíoco, nem sacrificaremos transgredindo os mandamentos da nossa Lei, por seguirmos outro caminho”. I Macabeus 2 ,versículos19 a 22.

Nisso um trânsfuga judeu de nascença, chegou “...para sacrificar aos ídolos sobre o altar, que se tinha levantado na cidade de Modin, em observância do mandado do rei.".

I Macabeus 2 , versículos 23 a 26:

"Viu-o porém Matatias, e ficou penetrado de dor, e suas entranhas se comoveram, e se acendeu o seu furor segundo o espírito da lei, e arremetendo a este homem, sem piedade o matou sobre o altar: e matou também ao mesmo tempo o oficial, que o rei Antíoco tinha enviado, e que constrangia os judeus a sacrificarem, e destruiu o altar. E mostrou seu zêlo pela lei como fez Finéias, quando matou a Zamri, filho de Salomi. "

Querendo ou não de Modin ao norte de Jerusalém foi  declarada a “ Guerra Santa”, a guerra contra o dominador Sírio que queria acabar com os Judeus e seu Deus para não só dominar a Terra Prometida da Judeia, mas, também, para vencer o D’us dos Exércitos de Israel e em seu Templo instalar definitivamente o Panteão aos deuses mitológicos gregos, afinal o Rei dos deuses, Zeus, já lá não estava entronizado? Uma porca já não tinha lá sido sacrificada?

A lastima é que é assim até os nossos dias, os sírios contra os israelitas e todos em nome de Deus.

Não sei se era essa a intenção do Velho Homem, se ele pensava em chegar a tanto, mais havia tomado sua decisão, tinha derramado  o sangue de um trânsfuga israelita e de um oficial sírio nas mãos ,agora não havia mais retorno.

Consciente de seus feitos Matatias , conclamou ao povo, com   um grito que para nos hoje no III Milênio ,parece mais uma brincadeira, já não nos empolga, mas  nos tempos bíblicos foi  uma verdadeira convocação a guerra e está descrita em I Macabeus, 2: 27:

" Então Matatias gritou em alta voz na cidade dizendo: “ Todo que tem zelo pela lei, permanecendo firme na aliança, siga-me”...

...e a turma seguiu com ele e seus filhos para o alto do monte de Modin.

 

3° capitulo Antíoco, um nome real do Macabeus

 

 Macabeus

 

  capitulo

Antíoco, um nome real

 

ANTÍOCO - Nome de treze reis pertencentes à dinastia dos Selêucidas, a qual, nos quarenta anos seguintes à morte de Alexandre, o Grande, em 323 A. C., se tomara a dominadora da Ásia Menor, da Síria, e dos domínios mais ocidentais de Alexandre. Sendo uma dinastia helênica, buscaram manter domínio sobre esse vasto império mediante a fundação ou reestabelecimento de uma cadeia de cidades grego-macedônias por toda a sua extensão e largura.

Antioquia do Orontes era sua capital, enquanto Selêucia, no rio Tigre, era uma segunda capital de onde eram administradas as províncias orientais.

 

Seleuco I Nicátor (em grego clássico: Σέλευκος Νικάτωρ; romaniz.:Séleukos Nikátor) (358 - 281 a.C.), foi um oficial Macedônio do exército de Alexandre, o Grande.

Um dos Diádocos, sucessores de Alexandre, e também um grande personagem na história oriental que ganhou relevância após a morte do rei macedônio.

Quando tomou posição de líder de seu império, Seleuco e seus militares insurgiram-se na Ásia Superior onde concretizaram a fundação do Império Selêucida e, neste levante, o império de Seleuco reconfigurou de forma grandiosa a territorialidade geopolítica daquele âmbito social.

Arquitetando novas curvas e delimitando fronteiras entre as terras daquela localidade.

O Império Selêucida um dos maiores grupos militares da história oriental. Seleuco foi influente com a propagação de seu império nas terras da Anatólia, ou como conhecemos, Ásia Menor (Síria, Iraque, Irã, Afeganistão).

Entre as terras em que seu império foi invadindo, está o que conhecemos hoje como Turquia, Paquistão, Líbano, Israel, entre outras cidades.

Desta maneira, Seleuco, tornar-se-ia um personagem mais que fundamental, não sendo apenas um general, mas um grande Imperador que contribuiria tanto com o crescimento de sua nação quanto para a propagação de suas ambições.

Aquele que, por conseguinte, continuaria a propagar a ideologia de seu antigo líder.

Estruturando, assim, uma nova política através daquilo que foi o seu antigo império e do aprendizado que obteve com Alexandre, o Grande.

Seleuco, ao final de sua vida, mantinha boa parte das conquistas de Alexandre, o Grande, exceto o Egito, e endereçava-se para tomar posse da Macedônia e Trácia.

Ele planejava deixar Ásia para seu filho, Antíoco e ficar com o remanescente do reino macedônico nos seus limites antigos.

Ele havia conseguido com dificuldade cruzar o Quersoneso Trácio quando foi assassinado por Ptolomeu Cerauno, perto de Lisimáquia (atual Grécia) em setembro de 281 a.C. ou AEC.

Parecia certo que após conquistar a Macedônia e a Trácia, Seleuco haveria de tentar conquistar a Grécia. Ele foi também nominado cidadão honorário de Atenas.

Seu sucessor Antíoco I fundou o culto a seu pai.

Um culto de personalidade formado pelos últimos membros da dinastia selêucida e Seleuco foi posteriormente adorado como um filho do deus Apolo.

Uma inscrição encontrada em Ílio (atual Grécia) recomenda aos sacerdotes sacrificar para Apolo, o ancestral da família de Antíoco, endossando o mito de Seleuco I Nicátor.

 

Antíoco I Soter, Basileus e último governante conhecido a receber o antigo título mesopotâmico de Rei do Universo. Era filho de Seleuco I, fundador da dinastia, e de Apama I,  filha de Spitamenes, barão sogdiano *. (Co-regente de seu pai, a partir de 292 a.C. ou AEC., ele o sucedeu no princípio de 280 e governou até sua morte, a 2 de junho de 261 a.C. ou AEC..

Cerca do ano 275 a.C. ou AEC. foi honrado com o título de Sóter ('salvador'), por haver livrado dos gauleses a diversas cidades da Ásia Menor, onde fundou muitas cidades helênicas.

Durante seu reinado houve muito conflito com a dinastia dos Ptolomeus, do Egito.

*Sogdiana foi uma antiga civilização iraniana entre o Amu Darya e o Syr Darya, e nos atuais Uzbequistão, Turcomenistão, Tajiquistão, Cazaquistão e Quirguistão. Sogdiana também era uma província do Império Aquemênida, e listada na Inscrição Behistun de Dario, o Grande, o terceiro rei dos reis do Império Aquemênida, reinando de 522 a.C. até sua morte em 486 a.C. ou AEC . Dario governou o império em seu auge territorial, quando incluía grande parte da Ásia Ocidental, partes dos Bálcãs (Trácia-Macedônia e Paeônia) e do Cáucaso, a maioria das regiões costeiras do Mar Negro, a Ásia Central, o Vale do Indo no extremo oriente, e porções do norte da África e nordeste da África, incluindo o Egito (Mudrâya), leste Líbia e Sudão costeiro.

 

Antíoco II Theos, filho mais novo de Antíoco I e da princesa Estratonice, filha de Demétrio Poliorcetes,  líder militar que se tornou rei da Macedônia entre 294 e 288 a.C. ou AEC.

Sucedeu seu pai em 261 a.C. ou AEC.

Ele libertou Éfeso, Iônia, Cilícia e Panfília do domínio egípcio, e em recompensa por sua autonomia as cidades da ÁSia Menor lhe deram o título de Theos ('deus').

Baniu sua primeira esposa, sua prima Laodice, bem como seus dois filhos e duas filhas, e em 252 A. C . casou-se com Berenice, filha de Ptolomeu II Filadelfo, do Egito.

Faleceu em 246 a.C. ou AEC

Antíoco III, o Grande Rei, ντίοχος Μέγας Antíokhos ho Mégas. Filho mais jovem de Seleuco II e neto de Antíoco II e de Laodice, sucedeu seu irmão mais velho Alexandre Seleuco III Soter, por ocasião do assassinato deste, em 223 a.C. ou AEC, subindo ao trono aos dezoito anos de idade.

E o 6º governante do Império Selêucida, reinando de abril de  223 a 187 a.C. ou AEC, dominando a região da Síria e grandes partes do resto da Ásia ocidental no final do século 3 a.C. ou AEC.

Suas primeiras campanhas contra os Faraós do Egito não tiveram sucesso, pois, em 217 a.C. ou AEC, foi derrotado em Rafia por Ptolomeu IV Filopator, do Egito, mas nos anos seguintes Antíoco obteve várias vitórias militares e expandiu substancialmente o território do império.

A vitória em Paniom (a Cesaréia de Filipe do Novo Testamento), em 198 a.C. ou AEC, lhe deu o controle firme sobre as regiões, anteriormente parte do império dos Ptolomeus. Após abafar duas revoltas domésticas, ele liderou um exército vitorioso para o leste, até a Bactria, para recuperar o antigo império selêucida.

Sua designação tradicional, o Grande, reflete um epíteto que ele assumiu com o título de Basileus Megas (grego para "Grande Rei"), o título tradicional dos reis persas.

Um governante militarmente ativo, Antíoco restaurou grande parte do território do Império Selêucida, antes de sofrer um sério revés, no final de seu reinado, em sua guerra contra Roma.

Declarando-se o "campeão da liberdade grega contra a dominação romana", Antíoco III travou uma guerra de quatro anos contra a República Romana começando na Grécia continental no outono de 192 a.C. ou AEC, mas foi derrotado na Batalha da Magnésia em 189 a.C. ou AEC.

Pelo Tratado de Apaméia cedeu a Roma toda a Ásia Menor, o norte e o oeste das montanhas do Taurus.

Antíoco III reassentou 2000 famílias judias da Babilônia nas regiões helenísticas da Anatólia da Lídia e da Frígia.

Flavio Josefo, historiador  judeu-romano,  retrata-o como amigo dos judeus de Jerusalém e consciente de sua lealdade a ele (ver Antiguidades dos judeus, Livro XII, capítulo 3), em contraste com a atitude de seu filho.

De fato, Antíoco III baixou os impostos, concedeu subvenções ao Templo e deixou os judeus viverem, como diz Josefo, "de acordo com a lei de seus antepassados".

Antíoco III é o "rei do norte" referido em Daniel 11:11-19.

No Livros dos Macabeus Antíoco III é mencionado na Revolta dos Macabeus contra o filho de Antíoco, Antíoco IV Epifanes.

Antíoco III é mencionado pela primeira vez em 1 Macabeus 1:10, quando Antíoco IV é introduzido como "filho do rei Antíoco [Antíoco III]".

Antíoco III é mencionado mais tarde em 1 Macabeus 8, que descreve o conhecimento de Judas Macabeu dos feitos da República Romana, incluindo uma alusão à derrota de Antíoco III pelos romanos.

Dado interessante: "Eles [os romanos] também haviam derrotado Antíoco, o Grande, rei da Ásia, que foi lutar contra eles com cento e vinte elefantes e com cavalaria e carros e um exército muito grande. Ele foi esmagado por eles; levaram-no vivo e decretaram que ele e aqueles que reinariam depois dele deveriam pagar um pesado tributo e fazer reféns e entregar algumas de suas melhores províncias, os países da Índia, da Média e da Lídia. Estes tiraram-lhe e deram ao rei Eumenes." (1 Macabeus 8:6-8)

Antioco III o Grande faleceu em 187 a.C. ou AEC, e foi sucedido por seu filho Seleuco IV Filopator.

 

Antíoco , filho de Seleuco IV e de Laodice IV,  princesa grega, sacerdotisa chefe e depois rainha do Império Selêucida. Antíoco III nomeou Laodice em 193 a.C. ou AEC, como a principal sacerdotisa do culto estatal dedicado à sua mãe Laodice III na Mídia. Mais tarde, casou-se com três reis do Império Selêucida – Antíoco- primogênito dos monarcas selêucidas Antíoco III, o Grande e Laodice III, e primeiro herdeiro de seu pai, Seleuco IV Filopator e Antíoco IV Epifanes.

Rei da Síria  de 175–170 a.C. ou AEC.

“ O jovem Antíoco foi assassinado em 170 a.C. ou AEC por Andrônico, um alto funcionário/ governador real, sob as ordens de Antíoco IV Epifanes”.

“ O governador real Andrônico, o qual arranjou igualmente o assassinato de Onias III, o sumo-sacerdote ilegalmente deposto, mas por sua vez foi também recompensado com sua execução (2 Mac. 4:32-28)”.

 

Antíoco IV Epifanes, filho mais novo de Antíoco III e de Laodice III.

Antíoco IV Epifanes é um Sacerdote na Linha de Lúcifer, podem acreditar.

Como um potencial sucessor ao trono, tornou-se um refém político da República Romana sob os termos do Tratado de Apamea. Depois que seu irmão mais velho, Seleuco IV Filopator, sucedeu seu pai no trono em 187 a.C. ou AEC, Antíoco foi trocado por seu sobrinho Demétrio, filho e herdeiro de Seleuco.

Depois disso, Antíoco viveu em Atenas, e estava lá quando seu irmão foi assassinado em 175 a.C. ou AEC por Heliodoro,  ministro do governo, que se proclamou Regente.

Com a ajuda do rei Eumenes II de Pérgamo, Antíoco IV Epifanes viajou de Atenas através da Ásia Menor e chegou à Síria em novembro de 175 a.C. ou AEC.

O herdeiro legítimo de Seleuco, Demétrio, ainda era refém em Roma, então Antíoco tomou o trono para si, proclamando-se co-regente com outro filho de Seleuco, Antíoco, já citado.

Basileu do Império Selêucida reinado     3 de setembro de 175 – novembro/dezembro de 164 a.C. ou AEC.

Durante o seu reinado Antíoco IV Epifanes  quase conquistou o Egito, perseguiu implacavelmente os judeus da Judeia e Samaria, perseguição essa  que gerou A Rebelião dos Macabeus.

Ser o Sumo-Sacerdote em Jerusalém era importantíssimo, portanto, um sacerdócio cobiçadíssimo, e a família Oniad detinha o cargo por gerações.

Onias III, filho do Sumo-Sacerdote  Simão II, um homem piedoso que se opôs à helenização da Judeia, foi obrigado a ceder a seu próprio irmão, Jasão, um helenizador e de “ acordo com 2 Macabeus, o assassinado Onias III foi profundamente lamentado por judeus e gregos, fato que  condenou Andrônico à morte”.

Antíoco IV Epifanes, sabia da importância do cargo e “ começou a leiloar o cargo de Sumo Sacerdote ao maior lance, assim quem oferecesse o tributo mais anual do Templo de Jerusalém ao governo selêucida em Antioquia poderia tê-lo”.

“ Jasão assumiu em 175 a.C. ou AEC, mas um recém-chegado chamado Menelau o superou em 171 a.C. ou AEC, resultando em sua demissão do cargo. Mais tarde, ele tentou retomar à força sua antiga posição em 168 a.C., mas não conseguiu, e foi forçado ao exílio”.

Essa disputa deu motivo para Antíoco IV Epifanes visitar  Jerusalém em 169 a. C. ou AEC.

Com Menelau no Sacerdócio, o  cobiçoso soberano insistiu em entrar no Santo dos Santos, local sagrado proibidíssimo para qualquer um.

Mão Leve levou dali alguns de seus vasos de ouro e de prata, proibiu ritos e tradições religiosas judaicas e o Templo de Jerusalém foi mudado para um culto judaico-grego sincrético que incluía adoração a Zeus. O historiador grego Diodoro escreveu que Antíoco "sacrificou um grande porco à imagem de Moisés, e no altar de Deus que estava na corte exterior, e os aspergiu com o sangue do sacrifício. Ele ordenou igualmente que os livros, pelos quais eles foram ensinados a odiar todas as outras nações, fossem polvilhados com o caldo feito da carne do porco. E apagou a lâmpada (chamada por eles de imortal) que arde continuamente no templo. Por fim, obrigou o sumo sacerdote e os outros judeus a comerem carne de porco"

Viram minha afirmação confirmada: Antíoco IV Epifanes é um Sacerdote na Linha de Lúcifer.

“Os Faraós Ptolomeus, tinham uma suserania sobre a Judeia, e respeitavam a cultura judaica e protegiam as instituições judaicas, mas, como vemos esta política foi drasticamente revertida por Antíoco IV Epifanes”.

Receoso das forças do Faraó, agora amigo de Roma, se convenceu que era preciso helenizar a Judeia custasse o que custasse e partiu para dar vazão a sua insanidade.

Em  167 a.C. ou AEC mandou construir um grandioso Altar Grego  no Templo de D’us de Jerusalém e ordenou a “revogação” da Religião Judaica,  sob pena de morte para quem não cumprisse o seu Real Decreto. 

Aí aconteceu a Grande Rebelião Judaica iniciada e encabeçada por Matatias, da Gasa de Hasmom, e por seus cinco filhos,  que levaram à reconsagração do Templo de D’us de Jerusalém apenas três anos mais tarde.

Antíoco, que nas moedas dos últimos anos de seu reinado chamava-se (Theos) Epiphanés, '(deus) manifesto', morreu em campanha na Média, em 164 A. C.

Vamos falar desse trairá do Menelau:

“De acordo com II Macabeus, foi Menelau quem convenceu Antíoco a helenizar o culto judaico e, assim, provocou a revolta dos judeus sob a orientação dos Macabeus. Diz-se que Menelau foi morto por Antíoco V Eupátor quando este fez concessões definitivas aos judeus, a razão atribuída é que Menelau, por seu conselho, foi indiretamente responsável pela rebelião judaica”

“ Depois de saquear o Templo, Menelau induziu Andrônico, que tivera sua parte do saque, a se livrar de Onias III antes que uma queixa formal fosse apresentada a Antíoco IV Epifanes . Andrônico atraiu Onias para longe do santuário para Ártemis e Apolo em Dafne (um subúrbio de Antioquia), no qual ele havia pedido asilo, e o assassinou. Menelau continuou a saquear os tesouros do Templo até que a violência se seguiu, na qual seu irmão Lisímaco encontrou sua morte. Menelau então levou a Antíoco IV Epifanes uma acusação contra o povo de Jerusalém, de que eles eram partidários dos egípcios e o perseguiram apenas porque ele se opunha às intrigas partidárias deles e esta acusação causou a execução de vários judeus que, embora provassem sem qualquer dúvida que Menelau e Lisímaco ( irmão de Menelau)  haviam profanado o Templo, foram condenados à morte”.

“ De acordo com II Macabeus, Menelau foi executado de acordo com os costumes sírios: ele foi colocado em uma torre e coberto de cinzas, e não recebeu nenhuma sepultura”.

Menelau é sem sombra de dúvida um ajudante privilegiado do Sacerdote de Lúcifer Antíoco IV Epifanes.

 

Antíoco V Eupátor , cujo epíteto significa "de um bom pai",  nasceu em  172  e faleceu em 161 a.C. ou AEC com 10 ou 11 anos, filho de

Antíoco IV Epifanes e sua mãe Laodice IV, a de muitos reis, reinado de 164 a 161 a.C. ou AEC (com base em datas de 1 Macabeus 6:16 e 7:1), sendo nomeado rei pelos romanos com seu protetor o general Lísias como Regente do Império Selêucida (Regente da Síria) de 163–162 a.C. ou AEC.

Com o Basileu ainda criança, o Regente Lísias viu seu poder aumentado, mas, a agitação continuava na Judeia e ele reuniu um exército e marchou sobre a Terra Santa em 162 a.C. ou AEC. Essa  sua segunda expedição foi mais bem sucedida, pois, seu exército incluía elefantes de guerra, um dos mais temidos e icônicos elementos do exército selêucida. Na Batalha de Bete Zacarias, Lísias obteve uma vitória esmagadora sobre os Macabeus. O irmão de Judas, Eleazar, foi morto, e Judas retirou-se para a segurança das montanhas, abandonando Jerusalém. Todavia,  Lísias estava em uma espécie de "limite de tempo", já que muito longe da capital levava sérios problemas políticos. Em particular, um líder ambicioso chamado Filipe afirmou implausivelmente que Antíoco IV o havia nomeado regente em seu leito de morte. Lísias negociou o fim da rebelião e trouxe paz à Judeia por um tempo, pois, confirmou a revogação dos decretos antijudaicos que haviam acontecido sob Antíoco Epifanes reduzindo as tensões religiosas, ordenado . execução do desprezado sumo sacerdote Menelau, e possivelmente nomeou um substituto em Alcimo (2 Macabeus e 1 Macabeus discordam sobre quando exatamente a nomeação de Alcimo aconteceu)”.

“ Uma delegação romana, com a intenção de fazer cumprir o Tratado de Apaméia para enfraquecer o poder selêucida, declarou que os elefantes de guerra sírios usados em Beth Zacarias estavam violando o tratado, queimaram alguns navios de guerra selêucidas como supostamente em violação , o que os prejudicou”.

“O senado romano ainda manteve Demétrio, filho de Seleuco IV e herdeiro legítimo do trono, como refém, recusando-se a libertá-lo porque consideravam melhor ter a Síria nominalmente governada por um menino e seu regente do que Demétrio, de 22 anos”.

“Lísias não ousou fazer nada para se opor aos romanos, mas sua subserviência enfureceu tanto seus súditos sírios que o enviado romano Cneu Otávio foi assassinado em Laodiceia em 162 a.C. ou AEC. E nessa conjuntura, Demétrio escapou de Roma e foi recebido na Síria como o verdadeiro rei.”.

“ Lísias e Antíoco V foram presos por seu próprio exército e executados por ordem de Demétrio”

Antíoco VI Epifânio Dionísio, o filho infante do pretendente Alexandre Balas e da rainha Cleópatra Teia, filha do rei Ptolomeu VI Filométor do Egito.

Em 145 a.C. seu pai foi destronado por Demétrio II Nicátor, mas sua vida foi salva por Trifão, um general que tinha sido do partido de Alexandre.

“ Na Bíblia (1º Livro dos Macabeus) Alexandre Balas é designado como Alexandre Epifânio. Sabe-se que obteve a lealdade de Jónatas, chefe dos judeus, ao qual prometeu uma túnica púrpura, uma coroa de ouro e o cargo de sumo sacerdote, apesar deste não ter ligação com as famílias sacerdotais”.

“Derrotado em uma batalha que teve lugar perto de Antioquia, Balas foi preso e  decapitado por Zabdiel da Arábia”.

O menino rei foi entregue a tutela de um árabe chamado Jâmlico, que residia em Cálcis, onde o jovem Antíoco foi coroado.

Como seu pai ele foi favorável aos judeus.

Enviou a Jônatas Macabeu uma carta onde lhe confirmava o sumo sacerdócio, entregava aos judeus os quatro distritos: Samaria, Galileia, Gileade e Acrabata, e o colocava entre os "amigos do rei". Mandou-lhe vasos de ouro e assessórios de mesa de ouro, e mandou que se vestisse de púrpura e usasse a fivela de ouro.

Ele também nomeou Jônatas como Estratego da Celessíria, ou seja governador, e seu irmão Simão como estratego/governador  da faixa marítima que se estendia de Tiro até a fronteira com o Egito. Todos os favores dos reis selêucidas demonstram a importância da Familia dos Macabeus, os Asmoneus A confiança de Antíoco nestes irmãos não foi em vão, pois, Jônatas derrotou o chefe militar de Demétrio II Nicátor na planície de azor, enquanto Simão capturou a fortaleza de Betsur, que tinha se declarado por Demétrio.

“Demétrio II Nicátor governou o Império Selêucida por dois períodos, separados por vários anos de cativeiro na Pártia, primeiro de setembro de 145  a julho/agosto de 138 a.C. ou AEC, e novamente de 129 até sua morte em 125 a.C. ou AEC. Seu irmão Antíoco VII Sidetes governou o Império Selêucida no ínterim entre seus dois reinados. Demétrio foi derrotado em uma batalha perto de Damasco, tentou fugir para Tiro, que recusou sua entrada, e foi morto ao tentar escapar de barco”.

 

Antíoco VII Euergetes , apelidado de Sidetes , de Side, uma cidade na Ásia Menor, também conhecido como Antíoco, o Piedoso,[2] foi governante do Império Selêucida  de julho/agosto de 138 a 129 a.C. ou AEC.  Ele foi o último rei selêucida de qualquer estatura. Depois que Antíoco foi morto em batalha, o reino selêucida ficou restrito à Síria. Em seu reinado de nove anos, Antíoco fez algum esforço para desfazer as enormes perdas territoriais e de autoridade das últimas décadas. Antíoco derrotou o usurpador Diódoto Trifão em Dora e cercou Jerusalém em 134 a.C. ou AEC.

Durante o cerco, ele permitiu uma trégua de sete dias para os judeus celebrarem um festival religioso, impressionando a liderança judaica. De acordo com Flavio Josefo, o líder Hasmoneu João Hircano abriu o sepulcro do rei Davi e removeu três mil talentos, que ele então pagou a Antíoco para poupar a cidade. No entanto, o tratamento respeitoso do rei Antíoco com os judeus, e o respeito por sua religião, lhe rendeu sua gratidão e acrescentou o nome Euergetes ("o Benfeitor"). Sem fontes judaicas da época (o Livro dos Macabeus termina alguns anos antes de seu tempo), não está claro se o cerco de Jerusalém terminou com uma vitória selêucida decisiva ou simplesmente um tratado de paz. Além disso, as forças judaicas mais tarde ajudaram Antíoco em suas guerras, e por quase 20 anos após sua morte, João Hircano se absteve de atacar áreas sob controle selêucida”.

 

O restante da história da Dinastia Selêucida ou Casa Real dos Seleucídeos, os  "descendentes de Seleuco", que detiveram os Títulos de Senhor da Ásia, Shahanshah, Basileus da Pérsia, Basileus da Síria, Rei da Babilônia, Rei da Armênia, Rei da Macedônia (reivindicado) é uma história de rivalidades constantes em busca do trono.

Antíoco VIII Gripo (sobrinho de Sidetes) governou de 123/122 a 113 a.C. ou AEC, quando foi destronizado por Antíoco IX Filopator (Ciziceno), filho da mãe de Gripo, Cleópatra Téia, e de Sidetes.

Gripo retornou em 111 a.C. ou AEC  e reconquistou tudo, exceto a Síria-Coele, que Ciziceno governou até sua morte, em 95 .C. ou AEC .

Em 96 A.C. morreu Gripo, e entre os candidatos subsequentes ao trono e que traziam esse nome, houve dois filhos de Gripo (Antíoco XI Epifânio Filadelfo, e Antíoco XII Dionísio), bem como um filho e um neto de Ciziceno (Antíoco X Eusebes Filopator, e Antíoco XIII Asiático).

Antíoco XIII Filadelfo, conhecido como Asiático, foi o  penúltimo governante do reino selêucida.

“ Antíoco assumiu o trono após a morte de seu pai, o rei Antíoco X Eusébio, em algum momento entre 92 e 85 a.C. ou AEC.  O novo rei era menor de idade, e sua mãe, a princesa ptolomaica Cleópatra Selene da Síria, atuou como sua regente.  Algum tempo depois de Tigranes, o Grande, rei da Armênia,  ter conquistado a Síria em 83 a.C. ou AEC, ela viajou para Roma para que seus filhos fossem reconhecidos como reis do Egito, mas sem sucesso. No entanto, entre 75  e 73 a.C. ou AEC, eles foram reconhecidos como "Reis da Síria", e "mantiveram um estado real".”

“Tigranes derrotado por  Lúcio Licínio Lúculo na Batalha de Tigrano, os moradores de Antioquia saudaram Antíoco XIII como rei, e Lúculo aprovou sua nomeação como governante cliente da Síria em 69 a.C. ou AEC”.

“ A  pedido de Pompeu, Sampsiceramo I capturou e matou, em 64 a.C. ou AEC, o penúltimo rei selêucida Antíoco XIII Asiático, sendo elevado a rei cliente de Roma, sendo os limites de seu reino  do Vale de Beqaa, no oeste, até a fronteira de Palmira, no leste, de Yabrud, no sul, até Arethusa, no norte, e Heliópolis”.

Diz-se que a morte de Antíoco acabou com a Dinastia Sselêucida, mas ele foi trocado por Filipe II Filomeu por um curto período de tempo, aquém o  governador romano da Síria Aulo Gabínio mandou matar.

Filipe II Filomeu foi de fato um peão insignificante, mas com ele terminaram onze gerações de reis selêucidas, sem dúvida alguns dos governantes mais influentes do mundo helenístico.

O general romano Pompeu, o Grande, capturou Antioquia em 64 a.C. ou AEC, transformando a Síria em uma província romana estabelecendo a cidade de Antioquia como sua capital.

Cneu Pompeu Magno ou Pompeu, o Grande, foi um general e estadista da República Romana. Ele desempenhou um papel significativo na transformação de Roma de república em império.

 

BIBLIOGRAFIA. Cambridge Ancient History/, VI-IX; J. Bright, History 0f Israel, capítulos iii e iv; D. J. Wiseman em Iraq, XVI, 1954, págs. 202-211.

Mateus o pecador chamado ao apostolado. Facebook

  Facebook Mateus o pecador chamado ao apostolado. Mateus, São Mateus, Mateus Evangelista ou Mateus Apóstolo ( מתי / מתתיהו , "Dom ...