quinta-feira, 27 de junho de 2024

Um LEGADO




ATENÇÃO

Todo ser humano gostaria de deixar um LEGADO ÚTIL aos falecer.

Eu não sei ganhar dinheiro, não sei fazer fortuna, as únicas coisas que sei fazer, e sempre para Honrar a Deus sobre todas as coisas,  é transmitir minhas exegeses bíblicas, meus conhecimentos sobre a História, escrever alguns romances ( sempre baseados na História ou em fatos que tomei conhecimento), já que sobrevivo pela Graça de Deus , sempre seguindo, ou buscando seguir as orientações do Espirito Santo de Deus.  

Nesses dois últimos anos estive as voltas com um câncer no intestino, até que no dia 27 maio fui operado, porém, queria deixar um Legado útil e valido.

Então enviei para registo no EDA da Biblioteca Nacional alguns livros para registro  e hoje recebi a “averbações” dos mesmo, e que passo a publicá-las abaixo.

Os Didáticos





 


quarta-feira, 26 de junho de 2024

Eu fico pasmo com os Provérbios

 

Livro de Provérbios

 

Eu fico pasmo.

O Livro de Provérbios “ um livro na terceira seção chamado Ketuvim,  a terceira e última seção do Tanakh), depois da Torá ("instrução") e Nevi'im ("profetas" da Bíblia Hebraica, tradicionalmente atribuído ao rei Salomão e seus alunos que mais tarde apareceu no Antigo Testamento”.

Se Salomão era tão inteligente e sábio como se apregoa como ele pecou tanto aos Olhos do Senhor?

Como já afirmei para mim:  é um espanto.

Os Provérbios “ são exemplos da literatura bíblica de sabedoria, e levanta questões de valores, comportamento moral, o significado da vida humana e conduta correta, sendo,  seu fundamento teológico é que "o temor de Deus a submissão à Vontade de Deus”.

De onde se concluí que a Submissão à Vontade de Deus

é a base ou o princípio da Sabedoria.

O Livro de Provérbios é dividido em seções:

1.   Provérbios 1–9: "Provérbios de Salomão, Filho de Davi, Rei de Israel"

2.   Provérbios 10–22:16: "Provérbios de Salomão"

3.   Provérbios 22:17–24:22: "Os Ditos dos Sábios"

4.   Provérbios 24:23–34: "Estes também são ditos dos sábios"

5.   Provérbios 25–29: "Estes são outros provérbios de Salomão que os oficiais do rei Ezequias de Judá copiaram"

6.   Provérbios 30: "As palavras de Agur"

7.   Provérbios 31:1–9: "As palavras do rei Lemuel de Massa, [a] que sua mãe lhe ensinou"

8.   Provérbios 31:10–31: a mulher sábia ideal (em outro lugar chamada de "mulher de substância").

Vamos buscar alguns deles.

E que o Espirito Santo nos de discernimento  para entendê-los.

 

Jorge Eduardo Garcia

Servo dos servos de Deus

Dúvidas:

professorjorgeeduardogarcia@gamail.com

 

 

Sete que é o terceiro

 

Sete é chamado de ancestral de todas as gerações dos justos.

 

Sete é o terceiro filho de Adão e Eva que nasceu após o assassinato de Abel por Caim, e Eva acreditava que Deus o havia designado como substituto de Abel.

De acordo com o Livro do Gênesis, Sete nasceu quando Adão tinha 130 anos , sendo,  "um filho à sua semelhança e imagem".

 A genealogia é repetida em 1 Crônicas 1:1–3.

Gênesis 5:4–5 afirma que Adão teve "filhos e filhas" antes de sua morte, aos 930 anos de idade e pela  tradição, Adão teve 33 filhos e 23 filhas.

De acordo com Gênesis, Sete morreu aos 912 anos,  ou seja, 14 anos antes do nascimento de Noé.

Uma maravilha:

Genesis 4: 26 A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos; daí se começou a invocar o nome do Senhor, o que além do surgimento da religião, bem como  indica que Sete foi um dos primeiros sacerdotes da Humanidade.

Óh Glória

Enfim...

Jorge Eduardo Garcia

Servo dos servos de Deus.

Dúvidas;

professorjorgeeduardogarcia@gmail.com

 

Enoque

 

Enoch ou Enoque

O nome de Enoque (hebraico: חֲנוֹךְ ănō) deriva da raiz hebraica חנך (-n-), que significa treinar, iniciar, dedicar, inaugurar, חֲנוֹךְ/חֲנֹךְ (ănō) sendo a forma imperativa desse verbo.

Enoque "andava com Deus: e não era mais; porque Deus o tomou" , o que é interpretado como Enoque entrando vivo no céu em algumas tradições judaicas e cristãs - Gn 5:21-24.

Enoque viveu 365 anos antes de ser tomado por Deus.

Enoque é o assunto de muitas tradições judaicas e cristãs, tanto que no Novo Testamento, Enoque é referenciado no Evangelho de Lucas, na Epístola aos Hebreus e na Epístola de Judas.

 Enoque é considerado por muitos como a exceção, que se diz "não ver a morte" (Hebreus 11:5). Além disso, Gênesis 5:22–24 afirma que Enoque viveu por 365 anos, o que é mais curto do que outros patriarcas pré-Dilúvio, que são todos registrados como morrendo com mais de 700 anos de idade.

O breve relato de Enoque em Gênesis 5 termina com a nota enigmática de que "ele não era; porque Deus o tomou" , um acontecimento  57 anos após a morte de Adão e 69 anos antes do nascimento de Noé.

Como já deixei bem claro me guio pelas Sagradas Escrituras, não sou fã do que está fora delas, mas, tenho que citar os apócrifos atribuídos a Enoque:

O Livro de Enoque, também conhecido como 1 Enoque, composto em hebraico e aramaico,  preservado em Ge'ez, trazido pela primeira vez para a Europa por James Bruce da Etiópia e traduzido para o inglês, reconhecido pelas igrejas ortodoxas e geralmente datado entre o século III a.C. e o século I d.C. ou EC.

Enoque (também conhecido como Livro dos Segredos de Enoque), preservado em eslavônico da Igreja Antiga, e traduzido pela primeira vez em inglês por William Morfill  – geralmente datado do século I d.C.

NOTA: O eslavo eclesiástico (também eslavônico eclesiástico) é a língua litúrgica das igrejas ortodoxas eslavas, como a Igreja Ortodoxa Russa, a Igreja Ortodoxa Búlgara e a Igreja Ortodoxa Macedônia, como também de grupos derivados destas que estão em comunhão com a Igreja Católica, como a Igreja Greco-Católica Ucraniana, a Igreja Latina na Croácia. Também foi o idioma litúrgico da Igreja Ortodoxa na Valáquia e na Moldávia até o fim do século XVII, quando conflitos políticos levaram a Igreja a começar a substituí-lo pela língua romena

Enoque, um texto rabínico em hebraico geralmente datado do século V d.C. ou EC.

Eles contam como Enoque foi levado para o Céu e foi nomeado guardião de todos os tesouros celestiais, chefe dos arcanjos e assistente imediato no Trono de Deus.

Posteriormente, a ele foi ensinado todos os segredos e mistérios e,  cumpre por vontade própria tudo o que sai da boca de Deus, executando Seus Decretos.

Na Doutrina dos Rabinos/ Rabinismo Clássico, na  literatura rabínica clássica, há várias visões de Enoque. Existe a visão sobre Enoque encontrada no Targum Pseudo-Jonathan/ Targum de Jerusalém,  como um homem piedoso, levado ao céu, e recebendo o título de Safra rabba (Grande escriba) e essa visão tornou-se a ideia rabínica predominante do caráter e exaltação de Enoque.

Outra visão era que "Enoque era um homem justo, mas poderia facilmente ser influenciado a voltar a fazer o mal. Portanto, o Santo, bendito seja Ele, apressou-se e levou-o embora e o fez morrer antes de seu tempo. Por essa razão, as Escrituras mudaram [a redação] em [o relato de] sua morte e escreveram: 'e ele não estava mais' no mundo para completar seus anos".

Elaborações posteriores dessa interpretação trataram Enoque como tendo sido um asceta piedoso, que, chamado a misturar-se com os outros, pregou o arrependimento e reuniu (apesar do pequeno número de pessoas na Terra) uma vasta coleção de discípulos, a ponto de ser proclamado rei.

Sob sua sabedoria, diz-se que a paz reinou na terra, na medida em que ele é convocado ao Céu para governar sobre os filhos de Deus.

É pode sr.

Mais, como eu já disse:

Sola Scriptura

 Jorge Eduardo Garcia

Mestre em Bíblia e servo dos servos de Deus

Dúvidas: professorjorgeeduardogarcia@gmail.com

 

" Tão velho quanto Matusalém"

 

Matusalém

Matusalém,  מְתוּשֶׁלַח Məūšéla, "sua morte trará juízo", foi o patriarca bíblico  que  viveu a vida mais longa, morrendo aos 969 anos de idade e assim o nome de Matusalém tornou-se sinônimo de longevidade, e ele foi retratado e referenciado no cinema, televisão e música.

Filho de Enoque, pai de Lameque e avô de Noé. Matusalém é mencionado na  genealogia do Evangelho de Lucas 3:

37 Lameque, filho de Matusalém, Matusalém, filho de Enoque, Enoque, filho de Jarede, este, filho de Maalalel, filho de Cainã;

38 Cainã, filho de Enos, Enos, filho de Sete, e este, filho de Adão, filho de Deus.

Enoque já tinha vivido sessenta e cinco anos quando  nasceu Matusalém.

Enoque andou com Deus após o nascimento de Matusalém trezentos anos, e teve outros filhos e filhas. Assim, todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos.

Matusalém tinha 187 anos quando se tornou pai de  Lameque.

Matusalém viveu após o nascimento de Lameque 782 anos, e teve outros filhos e filhas.

Genesis 5:

25 Matusalém viveu cento e oitenta e sete anos e gerou a Lameque.

26 Depois que gerou a Lameque, viveu Matusalém setecentos e oitenta e dois anos; e teve filhos e filhas.

27 Todos os dias de Matusalém foram novecentos e sessenta e nove anos; e morreu.

Assim, todos os dias de Matusalém foram novecentos e sessenta e nove anos; e morreu.

 Minha avó Sinhanãna usava muito a expressão "tão velho quanto Matusalém" , uma maneira bem-humorada de dizer que alguém é muito idoso.

Tenho muitas saudades dela.

Jorge Eduardo Garcia

Mestre em Bíblia e servo dos servos de Deus

Dúvidas: professorjorgeeuardogarcia@gmail.com

 

terça-feira, 25 de junho de 2024

Ofertas. Um assunto dificílimo de ser tratado.

 


Oferta é  aquilo que pode ser oferecido, doação realizada pelos fiéis.

No Brasil as famílias não sabem como chegar até ao final do mês com aquilo que ganham mensalmente.

Os alimentos estão caríssimos, apesar da mídia afirmar que estão  baratos nos supermercados, uma grande de uma mentira para agradar ao governo

Os remédios estão caríssimo e eu é que sei com duas pessoas doentes em casa. 

A luz está cara.

A condução está cara.

Tudo está caro, e o Bolsa Familia  é de R$ 600, 00 como se alguém pudesse fazer milagres.

Então como um chefe de família pode dar uma oferta substancial em sua igreja?

Não pode.

A vida de uma viúva pobre na Terra santa da Judeia era miserável.

Ela ou tinha uma família para sustentar ou então vivia da esmola que os sacerdotes do Templo lhe dava.

Está lembrado da  Oferta da viúva pobre

41 Assentado diante do gazofilácio, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias.

42 Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante.

43 E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes.

44 Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento.

Uma maravilhosa tragedia.

Assim,  cada um dá o que pode como oferta.

Se você está em situação financeira difícil dê o pouco que sua bolsa pode oferecer em sua igreja, e pode ter certeza de que Deus nosso Senhor vai se agradar muito dessa sua oferta.

 Graças te dou ó Senhor.

Jorge Eduardo Garcia

Servo dos servos de Deus.

Dízimos

 


O profeta Moisés e seu irmão o sacerdote Aarão, foram ambos levitas

A Tribo de Levi  descendente de Levi, filho de Jacó, que quando Josué conduziu os israelitas na terra de Canaã, os levitas foram a única tribo israelita que recebeu cidades, mas não foram autorizados a ser proprietários de terra "porque o Senhor Deus de Israel é sua herança" (Deuteronômio 18:2),  tinha  deveres religiosos particulares para os israelitas e em troca, as demais Tribos davam   um décimo da colheita de um determinado produto agrícola, ou deveria ser de grãos, vinho, azeite, uma decima parte dos seus “lucros” ou os primeiros animais que nascesse em sua casa, para os Levitas, ou Dízimo dos Levitas.

Havia  tipos de dizimo:

1-                O primeiro dízimo,  ma'aser rishon מעשר ראשון,  é a doação de um décimo dos produtos agrícolas restantes para os levitas depois de retirar do produto para doação de terumah( oferta sacerdotal),  aos sacerdotes;

2-                O segundo dízimo ,  ma'aser sheni מעשר שני, Nos dias do Templo de Jerusalém, o segundo dízimo envolvia a reserva de um décimo de produtos agrícolas específicos durante o primeiro, segundo, quarto e quinto anos de cada ciclo de sete anos, com o propósito de levá-lo para a cidade santa de Jerusalém e consumi-lo lá;

3-                O dízimo do homem pobre ,  מַעְשַׂר עָנִי ma'sar ani, também referido como dízimo do indigente ou terceiro dízimo, é um dízimo trienal de sua produção, exigido pela lei judaica. Exige que um décimo dos produtos cultivados no terceiro e sexto anos do ciclo sabático de sete anos seja dado aos levitas e aos pobres

“Na prática judaica atual, que data da destruição do Templo em Jerusalém, os privilégios e responsabilidades comuns dos levitas são essencialmente limitados à leitura da Torá na sinagoga e o ritual de pidyon haben,  פדיון הבן, ou redenção do primogênito é o ritual judaico onde cada judeu (exceto Cohen/sacerdote ou levita) deve redimir seu filho primogênito nascido de parto natural (sem cesariana, nem aborto anterior) de mãe judia (linhagem matrilinear, e que também não seja Cohen nem levita)”.

Descendentes notáveis ​​da dinastia levita, de acordo com a Bíblia, incluem Miriã, irmã de Moisés, o profeta Samuel, o profeta Ezequiel, o governador Esdras, o profeta Malaquias, João Batista, Marcos, Mateus e Barnabé. Os descendentes de Arão, que foi o primeiro kohen gadol (sumo-sacerdote), de Israel, foram designados como a classe sacerdotal, os Kohanim( são tradicionalmente considerados levitas, mas nem todos os levitas são kohanim).

Em priscas eras as funções dos levitas incluíam:

1.     Porteiros

2.     Guardas

3.     Administradores

4.     Músicos e líderes de louvor

5.     Professores que ensinavam as leis de Deus

6.     Cuidar da limpeza e arrumação do Tabernáculo e posteriormente do Templo

7.     Servir como guardas e porteiros, além de receber e guardar os dízimos e as ofertas.

A queda dos levitas como classe sacerdotal tornou-se evidente com o surgimento de sinagogas, onde as leis e os costumes, bem como as normas de conduta de um sacerdote, eram ensinados a todos nas comunidades judaicas, e não mais exclusivas àqueles designados para tal pela Lei de Moisés.

Levítico 27- Sobre as dízimas:

30 Também todas as dízimas da terra, tanto dos cereais do campo como dos frutos das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor.

31 Se alguém, das suas dízimas, quiser resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela.

32 No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao Senhor.

33 Não se investigará se é bom ou mau, nem o trocará; mas, se dalgum modo o trocar, um e outro serão santos; não serão resgatados.

34 São estes os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte.

Aqui está a instituição do Dizimo no Pentateuco, alguma duvida?

Os profetas e doutores que estão nas Sagradas Escrituras falam dessa Instituição Divina.

 Jorge Eduardo Garcia

Prof. de Educação Cristã,

M.e em Bíblia,

S.T.D. – Sacrae Theologiae Doctor,

Ph.B . - Philosophiae Ecclesiasticae Baccalareus,

Dr. h. c. por Mérito Eclesiástico.

 

Dúvidas:

professorjorgeduardogarcia@gmail.com

 

Teologia da prosperidade

Teologia da prosperidade é uma teologia distorcida do que está em Malaquias 3: 10:

“Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.”

“ A doutrina da prosperidade que defende que a bênção financeira é o desejo de Deus para os cristãos e que a fé, o discurso positivo e as doações para os ministérios cristãos irão sempre aumentar a riqueza material do fiel”- Anônimo.

“No entanto, essa doutrina é considerada uma heresia por muitos, pois ensina que quem tem fé em Deus terá muitas riquezas e sucessos materiais, e que a pobreza, doença e sofrimento são castigos de Deus por falta de fé”.

Eu chamo de “Loteria da Fé”, pois, já vi gente afirmado:

“ Voce dá R$ 5,00 e Deus lhe dará R$ 50,00”, um absurdo.

E o que é pior é que são os mais pobres da Sociedade que no afã de melhorarem de vida caiem nessa impostura.

E o que é pior é que são os mais endividados, cujos negócios estão à beira da falecia, que no afã de melhorarem de vida caiem nessa impostura.

Eu abomino isso.

Eu execro isso.

Eu tenho  aversão, antipatia, horror, não suporto  essa heresia que explora os mais necessitados.

Nesse caso a Heresia é  uma ofensa , um desrespeito a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espirito Santo, a Santíssima Trindade e a minha Fé.

A teologia da prosperidade é uma falsificação do evangelho e aqui estão cinco erros teológicos do ensino:

1.     A aliança abraâmica nos dá direito à prosperidade material – não existe nenhum versículo que confirme essa mentira ;

2.     A expiação de Jesus se estende para o “pecado” da pobreza material – blasfêmia ;

3.     Cristãos doam a fim de obter compensação material de Deus- simplesmente ridículo!!!

4.     A fé é uma força espiritual gerada por nós mesmos que leva à prosperidade – negação total de que a Fé nos é dada como Dom por Deus gratuitamente através do Espirito Santo ;

5.     A oração é uma ferramenta para forçar Deus a nos conceder prosperidade – ninguém força a Deus em nada, nadica de nada...homessa!!!

“ A televisão foi a principal ferramenta para espalhar os ensinamentos da teologia da prosperidade” e aqui no Brasil tem comunicadores para todos os gosto, uma vergonha.

“ A teologia da prosperidade minimiza o ensino da Bíblia, especialmente sobre riqueza e sofrimento, solapando os ensinamentos de Jesus, os quais enfatizavam a humildade, a compaixão e a normalidade do sofrimento”.

Eles exploram o que está em Ageu 2: 8 “Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos”, para com isso afirmar que o Senhor, o Criador, por força da ação do “crente” é obrigado dá-lo prosperidade...É O FIM!!!

Já falei o que tinha que falar.

Agora, se você quer acreditar nessa balela, acredite, mas, depois não vá chorar sobre o leite  derramado.

Deus tenha Misericórdia de nós que vivemos em dais tão bicudos.

Jorge Eduardo Garcia

Prof. de Educação Cristã,

M.e em Bíblia,

S.T.D. – Sacrae Theologiae Doctor,

Ph.B . - Philosophiae Ecclesiasticae Baccalareus,

Dr. h. c. por Mérito Eclesiástico.

 

Dúvidas:

professorjorgeduardogarcia@gmail.com

 

 

Nota: Já fui perguntado se foi o bispo Roberto McAlister, da antiga Igreja de Nova Vida de Botafogo,   o responsável pela introdução da Teologia da Prosperidade no Brasi e respondo; NÃO FOI.

Malaquias, מַלְאָכִי, "meu mensageiro".

 


Livro de Zacarias O amor do Senhor por Jacó

1 Sentença pronunciada pelo Senhor contra Israel, por intermédio de Malaquias.

2 Eu vos tenho amado, diz o Senhor; mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Não foi Esaú irmão de Jacó? — disse o Senhor; todavia, amei a Jacó,

3 porém aborreci a Esaú; e fiz dos seus montes uma assolação e dei a sua herança aos chacais do deserto.

O Senhor reprova os sacerdotes

7 Ofereceis sobre o meu altar pão imundo e ainda perguntais: Em que te havemos profanado? Nisto, que pensais: A mesa do Senhor é desprezível.

8 Quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não é isso mal? E, quando trazeis o coxo ou o enfermo, não é isso mal? Ora, apresenta-o ao teu governador; acaso, terá ele agrado em ti e te será favorável? — diz o Senhor dos Exércitos.

9 Agora, pois, suplicai o favor de Deus, que nos conceda a sua graça; mas, com tais ofertas nas vossas mãos, aceitará ele a vossa pessoa? — diz o Senhor dos Exércitos.

Todavia, o Livro de Malaquias, o último livro da seção Nevi'im do Tanakh, mas segundo  o Dicionário Bíblico de Easton de 1897, é possível que Malaquias não seja um nome próprio e sim um pseudônimo ( mensageiro)  e  “ a tradição judaica afirma que a verdadeira identidade de Malaquias é Esdras, o escriba e um importante escriba judeu (sofer) e sacerdote (kohen) no início do período do Segundo Templo”.

“ Segundo Josefo, Esdras morreu e foi enterrado "de maneira magnífica em Jerusalém e se  a tradição que Esdras escreveu sob o nome de "Malaquias" estiver correta, então Josefo quis dizer que ele foi enterrado no Túmulo dos Profetas”.

Nota: “Flávio Josefo, 37 a . 100 de Nossa Era,  um historiador e líder militar romano-judeu,  conhecido por escrever A Guerra Judaica, nascido em Jerusalém - então parte da província romana da Judeia,  filho de um pai de ascendência sacerdotal e de uma mãe de ascendência real”.

O “  Wolf Gunther Plaut, *1 de novembro de 1912  e + 8 de fevereiro de 2012,  um rabino e escritor norte-americano, destaca

 "Malaquias descreve um sacerdócio que esquece seus deveres, um templo que é subfinanciado porque as pessoas perderam o interesse por ele e uma sociedade na qual homens judeus se divorciam de suas esposas judias para se casar com as de outras religiões”.

E como sabemos Deus não se agrada desses casamentos desiguais.

Capitulo4 -O sol da justiça e seu precursor:

1 Pois eis que vem o dia e arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo.

2 Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria.

3 Pisareis os perversos, porque se farão cinzas debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos Exércitos.

4 Lembrai-vos da Lei de Moisés, meu servo, a qual lhe prescrevi em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos.

5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor;

6 ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.

Impactante!!!

Jorge Eduardo Garcia

Prof. de Educação Cristã,

M.e em Bíblia,

S.T.D. – Sacrae Theologiae Doctor,

Ph.B . - Philosophiae Ecclesiasticae Baccalareus,

Dr. h. c. por Mérito Eclesiástico.

 

Dúvidas:

professorjorgeduardogarcia@gmail.com

 

 

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Amós, um pastor e plantador de figos antes de profeta.


Amós,  עָמוֹס, ativo entre 760 e 755 a.C. durante o governo dos reis Jeroboão II de Israel e Uzias do Reino de Judá. O Livro de Amós é atribuído a ele.

Amós afirma que  "Não sou profeta nem filho de profeta" e isso quer dizer que ele não era da escola dos profetas, cujos membros são como alguns religiosos de hoje em dia que “ se desacreditaram bajulando as vaidades nacionais e ignorando as maldades de homens proeminente”.

Amós ensinou que Deus “ é ético na medida em que ele não pode ser afetado por cerimônias como tal, pois, para ele  a  religião não consiste em rituais, mas em justiça. YHWH, Deus da justiça, exige viver direito e não oblações".

Nota: Oblação: Ação de ofertar, fazer uma oferenda, a Deus ou aos santos. - https://www.dicio.com.br/oblacao/

O último capitulo do Livro de Amós, capiulo 9, nos revela que haverá “ Restauração do Israel espiritual”:

11 Naquele dia, levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas; e, levantando-o das suas ruínas, restaurá-lo-ei como fora nos dias da antiguidade;

12 para que possuam o restante de Edom e todas as nações que são chamadas pelo meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas.

13 Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que o que lavra segue logo ao que ceifa, e o que pisa as uvas, ao que lança a semente; os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão.

14 Mudarei a sorte do meu povo de Israel; reedificarão as cidades assoladas e nelas habitarão, plantarão vinhas e beberão o seu vinho, farão pomares e lhes comerão o fruto.

15 Plantá-los-ei na sua terra, e, dessa terra que lhes dei, já não serão arrancados, diz o Senhor, teu Deus.

Que assim seja.

Jorge Eduardo Garcia

Mestre em Bíblia

Dúvidas: professorjorgeeduardogarcia@gmail.com

Joel 3- A restauração de Israel

 


18 E há de ser que, naquele dia, os montes destilarão mosto, e os outeiros manarão leite, e todos os rios de Judá estarão cheios de águas; sairá uma fonte da Casa do Senhor e regará o vale de Sitim.

19 O Egito se tornará uma desolação, e Edom se fará um deserto abandonado, por causa da violência que fizeram aos filhos de Judá, em cuja terra derramaram sangue inocente.

20 Judá, porém, será habitada para sempre, e Jerusalém, de geração em geração.

21 Eu expiarei o sangue dos que não foram expiados, porque o Senhor habitará em Sião.

Eu torço por isso

Eu peço por isso.

Eu quero presenciar isso.

Vendo a Gloria de Cristo, meu Redentor

 

Jorge Eduardo Garcia

Mestre em Bíblia.

Dúvidas:

professorjorgeeduardogarcia@gmail.com

 

Joel

 

Joel,  יוֹאֵל,  o autor do Livro de Joel, sendo mencionado pelo nome apenas uma vez na Bíblia hebraica, na introdução desse livro, como filho de Pethuel (Joel 1:1). O nome Joel combina o nome da aliança de Deus, YHWH (ou Yahweh), e El (Deus), e foi traduzido como "YHWH é Deus" ou "aquele para quem YHWH é Deus", ou seja, um adorador de YHWH.

“ Vigésimo nono livro da Bíblia, aqui acompanhamos os esforços do profeta Joel na tentativa de fazer com que o povo de Israel voltasse suas vidas aos ensinamentos do Senhor e para que através do arrependimento desfrutassem de Suas Bençãos”- Anônimo.

Novamente arrependimento, volta a adoração a D’us, e bençãos, mas os judeus são ‘povo de dura cerviz’- Ver Êxodo 33: 9.

 

Joel 1:14:

“Promulgai um santo jejum, convocai uma assembleia solene, congregai os anciãos, todos os moradores desta terra, para a Casa do Senhor, vosso Deus, e clamai ao Senhor”.

 

Fazer jejum?

Nem pensar o ‘negocio’ é ir para a rua em manifestações vãs, sem sentido, contra o governo, contra  tudo e contra todos, sob as mais diversas bandeiras.

JUDEUS ACORDEM O MUNDO ESTÁ CONTRA VOCES.

Pensem nessa verdade que agora falo.

E que D’us tenha misericórdia de todos nós.

 Jorge Eduardo Garcia

Um sionista

 

Dúvidas:

professorjorgeeduardogarcia@gmail.com

Oseias 14 - Promessas de perdão e Apelo final

 


.

1 Volta, ó Israel, para o Senhor, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído.

2 Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Perdoa toda iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios.

9 Quem é sábio, que entenda estas coisas; quem é prudente, que as saiba, porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão.

 

Repito:

Não existe salvação fora da Seara do Senhor

Não existe.

Os judeus precisam entender essa Verdade Divina.

Os cristãos idem, idem.

"Que a paz de Deus esteja sempre convosco",

Amem.

Jorge Eduardo Garcia

Mestre em Bíblia

Dúvidas:

professorjorgeeduardogarcia@gmail.com

 

Oseias 10

 

Oseias 10 - Israel semeou malícia e segará [ colherá] destruição.

12 Então, eu disse: semeai para vós outros em justiça, ceifai segundo a misericórdia; arai o campo de pousio; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que ele venha, e chova a justiça sobre vós.

13 Arastes a malícia, colhestes a perversidade; comestes o fruto da mentira, porque confiastes nos vossos carros e na multidão dos vossos valentes.

14 Portanto, entre o teu povo se levantará tumulto de guerra, e todas as tuas fortalezas serão destruídas, como Salmã destruiu a Bete-Arbel no dia da guerra; as mães ali foram despedaçadas com seus filhos.

 

“ Supernova Sukkot Gathering foi um festival de trance( gênero de música eletrônica de dança em um estado de hipnotismo e consciência elevada) ao ar livre de fim de semana que começou em 6 de outubro de 2023 e foi produzido por um organizador chamado Nova”.

Pois é, né.

Preciso fazer alguma analogia entre os versículos acima e o que aconteceu no festival de trance ou no Massacre do festival de música de Re'im de 7 de outubro de 2023?

Penso que não.

Medite bem sobre esse Devocional e certamente o Espírito Santo lhe dará discernimento, abrirá seu pensamento, seu coração, seu espirito, sobre o que estou citando.

Com Cristo, por Cristo e em Cristo

Jorge Eduardo Garcia

 

Oseias 6

 

Oseias 6:

6 Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.

7 Mas eles transgrediram a aliança, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim.

1 Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará.

 

Não a salvação fora da Seara do Senhor, não há.

Judeus:

Pensem nisso.

Cristão pense nisso.

E o Senhor agirá.

Glória a Deus nas alturas

e paz na terra aos homens de boa vontade.

Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso:

nós Vos louvamos,

nós Vos bendizemos,

nós Vos adoramos,

nós Vos glorificamos,

nós Vos damos graças,

por vossa imensa glória.

Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito,

Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai:

Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós;

Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica;

Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.

Só Vós sois o Santo;

só Vós, o Senhor;

só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo;

com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai.

Amém.

Jorge Eduardo Garcia

Mestre em Bíblia

 Dúvidas: professorjorgeeduardogarcia@gmail.com

 

 

Oseias 4- Corrupção geral de Israel

 


Oseias 4- Corrupção geral de Israel

1 Ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra, porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus.

2 O que só prevalece é perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar, e há arrombamentos e homicídios sobre homicídios.

Eu não estou dizendo?

Hoje se prestarmos atenção ao estado da coisas na Terra Santa da Judeia veremos o que o profeta do Velho Testamento escreveu por Ordem  Divina tá valendo.

São vários os partidos políticos em Israel, mas quando um deles é religioso logo é tachado, como no Ocidente,  de ultradireita ou de direita, sem mutas explicações.

É uma vergonha.

Não digo que o Estado de Israel se transforme numa Teocracia - o sistema de governo em que as ações políticas, jurídicas e policiais são submetidas às normas das  religiões como o Vaticano e o Irã- não mesmo.

Porém, com esse estado de coisas os judeus estão atrasando, a meu ver,  a Parúsia, a presença gloriosa de Cristo na Terra.

Quem tiver ouvidos, ouça.

Jorge Eduardo Garcia

Mestre em Bíblia

Dúvidas;

professorjorgeeduardogarcia@gmail.com

 

Israel ouça a Voz de D'us

 

Oseias 3- A longanimidade de Deus

4 Porque os filhos de Israel ficarão por muitos dias sem rei, sem príncipe, sem sacrifício, sem coluna, sem estola sacerdotal ou ídolos do lar.

5 Depois, tornarão os filhos de Israel, e buscarão ao Senhor, seu Deus, e a Davi, seu rei; e, nos últimos dias, tremendo, se aproximarão do Senhor e da sua bondade.

 

Como as Sagrados Escrituras são atuais.

Venho afirmando que a desdita que se abate sobre o Estado de Israel é exatamente porque o Povo Escolhido pelo Senhor se afastou Dele, preferindo agir como as Sociedades Civis dos Estados Ocidentais.

Contudo, não no que esses Estados têm de bom, mas, sim, com tudo que eles tem de mau, de ruim, de exemplos negativos.

Israel está sem príncipe, sem estola sacerdotal, sem Templo na Cidade Santa de Jerusalém.

Relutam em buscar a seu D’us, não querem ceder ao inevitável, que é buscar o Todo-Poderoso sobre todas as coisas.

Enquanto esse estado de coisas perdurarem não haverá paz em Israel, em Jerusalém, e nem em nenhuma parte da Terra Santa da Judeia.

Quem tiver ouvidos, ouça.

Jorge Eduardo Garcia

Mestre em Bíblia

Dúvidas;

professorjorgeeduardogarcia@gmail.com

Oseias

 

Oseias,  הוֹשֵׁעַ,  "Salvação é o Senhor"; profeta em Israel no século VIII a.C., filho de Beeri,  exerceu seu ministério durante o governo dos reis Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá e  o reinado de Jeroboão, rei de Israel, visto como o "profeta da desgraça".

“ O período do ministério de Oséias se estendeu por cerca de sessenta anos, e ele foi o único profeta de Israel de seu tempo que deixou alguma profecia escrita”.

 “ Gomer,  גומר, foi sua esposa mencionada no Livro de Oséias da Bíblia Hebraica, ela é  mencionada como uma "mulher promíscua",  uma "meretriz",  uma "prostituta" (KJV), mas Oseias é instruído a se casar com ela de acordo com a nomeação divina. Ela também é descrita como a filha de Diblaim. Este casamento foi arranjado para servir ao profeta como um símbolo da infidelidade de Israel ao Senhor”.

Tiveram filhos e “ os nomes de seus filhos representam o afastamento de Deus de Israel”.

“O  Livro de Oséias nos mostra a misericórdia e bondade de Deus, que está disposto a nos perdoar e nos amar mesmo diante dos nossos pecados e a importância de mantermos uma relação fiel a Ele, bem como nos mostra que com o arrependimento podemos desfrutar do grande amor de Deus.”

 

 

 

Oseias - o profeta da desgraça

 Oseias 1- O casamento de Oseias, símbolo da infidelidade de Israel

2 Quando, pela primeira vez, falou o Senhor por intermédio de Oseias, então, o Senhor lhe disse: Vai, toma uma mulher de prostituições e terás filhos de prostituição, porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor.

4 Disse-lhe o Senhor: Põe-lhe o nome de Jezreel, porque, daqui a pouco, castigarei, pelo sangue de Jezreel, a casa de Jeú e farei cessar o reino da casa de Israel.

5 Naquele dia, quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel.

6 Tornou ela a conceber e deu à luz uma filha. Disse o Senhor a Oseias: Põe-lhe o nome de Desfavorecida, porque eu não mais tornarei a favorecer a casa de Israel, para lhe perdoar.

8 Depois de haver desmamado a Desfavorecida, concebeu e deu à luz um filho.

9 Disse o Senhor a Oseias: Põe-lhe o nome de Não-Meu-Povo, porque vós não sois meu povo, nem eu serei vosso Deus.

10 Todavia, o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que se não pode medir, nem contar; e acontecerá que, no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo.

11 Os filhos de Judá e os filhos de Israel se congregarão, e constituirão sobre si uma só cabeça, e subirão da terra, porque grande será o dia de Jezreel.

 

Jorge Eduardo Garcia

Mestre em Bíblia

Dúvidas:

professorjorgeeduardogarcia@gmail.com

domingo, 23 de junho de 2024

DOMINGÃO DO CRISTAO

 


 “ Vaidade tudo é Vaidade"

Essa máxima já demostra quanto é vaidosa a pessoa que a profere.

“Na psicológica é uma espécie de princípio que guia as ações de um indivíduo e  influencia a forma como ele se relaciona consigo mesma e com os outros”.

Minha avó, senhora católica,  dizia que “ presunção e água benta, cada qual toma a que quer” e ela tinha razão, pois, ninguém é mais vaidoso, mais presunçoso,  do que o ser humano que  que afirma que “ Vaidade tudo é Vaidade”.

Jorge Eduardo Garcia

Pensador cristão.

 

sábado, 22 de junho de 2024

Mulher Maligna

 

Mulher maligna.

Eclesiastes 7: 27

“Achei coisa mais amarga do que a morte: a mulher cujo coração são redes e laços e cujas mãos são grilhões; quem for bom diante de Deus fugirá dela, mas o pecador virá a ser seu prisioneiro”.

Eu conheci pelo mesmo duas, e ambas me fizeram sofrer muito.

A maldade de ambas ainda refletem e muito.

Todavia, chamo atenção que eu ainda não era convertido a Sã Doutrina, não havia tido o meu “ Encontro com Cristo”.

Hoje, com a ajuda do Santo Espirito busco amenizar o mal que elas me fizeram e aos meus familiares.

È uma luta titânica, mas tenho Fé que Deus me dará forças para suportar e suplantar essas situações horríveis.

Óh Deus de toda Gloria, tem Misericórdia de mim.

Jorge Eduardo Garcia

Servo de Deus em Cristo Jesus

Dúvidas:

professorjorgeeduardogarcia@gmail.com

 

 

 

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Morte dos animais e dos homens

 

Eclesiastes 3

O ser humano está destruindo os animais em todo o planeta como nunca em toda a Historia da Humanidade.

Em Gênesis 1 vemos a Palavra criar todos os animais, portanto, eles, também,  são criaturas de Deus, porém, a Humanidade não leva a sério esse Fato Divino.

Creio que a primeira morte de animais que se tem conhecimento foi por conta do “pecado de Adão e Eva”- ”Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu” - Genesis 3: 21

Acontece que o ser humano não leva em conta o que está em Eclesiastes 3 - Semelhança aparente na morte entre homens e animais:

19 Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais; porque tudo é vaidade.

20 Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão.

Pois é, né...

O ser humano mata, esfola, abandona seus restos, maltrata os cães e gatos,  esquecendo que os animais são criaturas de Deus e isso sem medir as consequências...Afff!!

Pense nisso e de mais valor aos animais.

Jorge Eduardo Garcia

Um simples servo de Deus.

Dúvidas:

professorjorgeeduardogarcia@gmail.com

 

 

 

 

Um LEGADO

ATENÇÃO Todo ser humano gostaria de deixar um LEGADO ÚTIL aos falecer. Eu não sei ganhar dinheiro, não sei fazer fortuna, as únicas cois...